"LEITURA LABIAL" (Jr 13, 1-11).
Pe. Natalício.
Neste ano DE 2014 realizamos a tão sonhada Copa do Mundo de Futebol. Foi tão esperada e planejada! A primeira tinha sido realizada em 1950, a 64 anos atrás. Infelizmente não conseguimos uma posição melhor do que naquela época. Ficamos em quarto lugar. O evento deste ano mostrou algumas mudanças importantes. Entre elas, a utilização de tecnologia para confirmar marcação de um gol quando se tivesse dúvida. Também os meios de comunicação foram muito mais sofisticados; O que era de se esperar! Uma outra novidade importante passou quase despercebido:
A conversa entre os jogadores e entre eles com o treinador era quase sempre feita com a mão na boca. Era um gesto simples que parecia até idiota para quem assistia a televisão ou via ao longe. Mas, essa orientação tinha um grande objetivo: Evitar que o adversário pudesse fazer a leitura labial, descobrindo assim o conteúdo das conversas. Se isso acontecesse descobririam as orientações que seriam praticadas no jogo. De fato nos dias de hoje, a leitura labial tem uma importância muito grande.Porque estamos vivendo numa sociedade muito barulhenta. Em certos ambientes não se pode ouvir nem mesmo gritando.
Algumas vezes tenho ido em certas festas aonde o som é tão alto que se torna impossível conversar. É horrível! Nesses ambientes a leitura labial ajuda muito! Porém, nem todos tem essa facilidade. Por outro lado, o barulho da sociedade moderna impede terrívelmente da gente ouvir a Palavra de Deus. E aqui, se torna mais complicado porque Deus não tem lábios físicos como nós. Não há como fazer leitura labial dos Lábios de Deus. Aí então torna-se menor o número de pessoas que ouvem a Santa Palavra. Isso acaba provocando sofrimento para o povo. Temos necessidade de ouvir a Palavra de Nosso Pai!
Em se tratando de ouvir a Palavra de Deus, ressaltamos duas dimensões: 1º) - Ouvir a Palavra e retransmiti-la. 2º) - Ouvir a Palavra, praticando-a. O Profeta Jeremias em apenas onze versículos fala quatro vezes que o Senhor dirigiu-lhe a Palavra e ele ouviu. Essa deve ser a atitude de todos os Profetas e líderes do povo. Porém, muitos deles não estão atentos. No mesmo texto de Jeremias podemos ler a advertência do Senhor Deus sobre quem não ouve a Sua Palavra, praticando idolatrias. Aqui "ouvir a Palavra significa, praticar" (Jr 13, 1-11).
Percebemos que o Profeta Jeremias usando a dinâmica de um cinto apodrecido, mostra ao povo de Israel o futuro trágico de quem não pratica a sua Palavra. O texto do Profeta Jeremias é muito importante pra nossa atualidade. Vivemos tempos de muita agitação, muito barulho, onde as pessoas se comunicam mal. Muitas informações cruzadas e truncadas. Nesse contexto todo cresce a idolatria do prazer, do poder e do consumismo. Precisamos de mais Profetas como Jeremias. Precisamso apresentar o nosso grito, mesmo que seja uma voz no deserto! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA..
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos acessíveis às Vossas orientações!
- Dai-nos sabedoria para praticarmos os Vossos Mandamentos!
- Fortalecei-nos contra as idolatrias!
- Perdoai-nos pelas vezes que não damos atenção à Vossa Palavra!
- Aceitai nossa gratidão por continuar falando conosco!
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário