CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

  
                    "PENSAMENTO NEGATIVO" (Jr 15, 10.16-21).
                    Pe. Natalício.

                                                                      Na minha vida de Padre tenho atendido muita gente. Atendo pessoas com todo tipo de sofrimento e angústia. A depressão tem atingido grande parte da população. Pessoa deprimida sempre está reclamando, chateada. Normalmente aumenta o pensamento negativo e aí a situação piora mais ainda. Minha tarefa, entre outras, é levantar o otimismo  e entusiasmo Nas pessoas. Para pessoas assim tudo que acontece é contra. Sempre pensa no pior. Eu mesmo, passei por isso, quando era Pároco em Ivaiporã.
                                                                    Naqueles anos, a partir de 2003, tinha assumido muitos compromissos na Paróquia e fora dela também. Havia comprado a Rádio de São João do Ivaí e a responsabilidade era enorme. Além disso, havia outros compromissos sérios como o Jubileu da Paróquia e a instalação da Rádio Esperança.  Sempre achava que não ia conseguir. Não conseguia dormir, não me alimentava direito e certamente minha saúde foi abalada. Experimentei na pele o drama da depressão. Isso me ajudou a entender melhor as pessoas deprimidas. 
                                                                    Isso hoje, é uma página virada. Mas sei que tenho tendências depressivas. E por isso devo ter mais cuidados. Aprendi que a depressão pode ter várias causas e a cura não é muito fácil! Dificilmente pessoa depressiva é compreendida. Aprendi também que não se deve questionar a pessoa depressiva perguntando "porque". É suficiente estar perto e fazer companhia. Normalmente a pessoa deprimida não tem palavras para explicar. Nem ela mesmo entende. Também não se deve dar sermão, reprimenda. Importante é passar pequenos gestos do Carinho e Amor de Deus!
                                                                   De fato, Deus nunca nos abandona, mesmo quando estamos na pior situação. O Profeta Jeremias estava numa situação depressiva. Naquela situação reclamava muito de Deus e do seu sofrimento. Vejamos o texto: "Não costumo frequentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. Por que se tornou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tornaste como miragem de um regato, como visão d’águas ilusórias"... Podemos perceber que o Profeta pergunta e questiona: "Porque". Achava que Deus o havia abandonado.
                                                              Assim como Jeremias, muita gente acha que Deus vira as costas. Mas, é um terrível engano! De fato Ele cuida de nós dia e noite! Voltemos ao texto: "
Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender diz o Senhor. Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes” (Jr 15, 10.16-21). Esse recado final, faz lembrar da música: "Rastros na Areia". Vale a pena ouvir e prestar atenção! Quando passamos as piores dificuldades, Deus nos carrega no colo! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO: 

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que duvidemos de Vossa Fidelidade!
- Protegei o nosso povo contra toda depressão!
- Agi em nós como agiu no Profeta Jeremias!
- Perdoai-nos Senhor pelas vezes que duvidamos de Vossa Infinita Bondade!
- Recebei nossa gratidão por estar sempre cuidando de nós!
                                                                                   AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário