CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

      
                                     "LUTA DE BOXE" (Mt 5, 38-42).
                                       Pe. Natalício.
                                                                       Boxe é um esporte muito violento. Uma pessoa deve vencer a outra com bofetadas no fígado ou no rosto. É muito esquisito esse esporte. Prefiro algo menos agressivo. Jesus Cristo condenou essa prática de bater na face. Ele falou até em oferecer a outra face quando for agredido (Mt 5, 49). Não devemos entender isso literalmente.
                                                                   Conheci um homem muito religioso que, numa festa foi agredido por outro homem. O agressor deu-lhe um tapa na face. O homem agredido disse aquilo que Jesus falou e ofereceu a outra face do seu rosto para o agressor. Não deu outra: recebeu a segunda bofetada. Não esperava por isso... Muito magoado, disse ao agressor que Jesus estava chateado com aquela sua atitude e que estava mandando um castigo do céu para ele. Mandou que olhasse para o céu. Quando o agressor ergueu a cabeça para o alto, levou um murro debaixo do queixo que quebraram seus dentes. De fato, o homem piedoso perdeu o equilíbrio por ter entendido errado a Palavra de Jesus.
                                                                    O Mestre dava ensinamentos em parábolas. Nem o próprio Jesus ofereceu o outro lado do rosto quando foi agredido no interrogatório de Pôncio Pilatos (Jo 18, 22-23). Mas a daí? O que Ele falou não vale? Claro que sim. Mas não literalmente. Jesus manda oferecer a outra face do comportamento; a outra face da violência. Quando levou a bofetada, Jesus dialogou com o agressor. "Se errei, diga onde. Mas, se não errei, porque está me batendo?" Esse é o jeito cristão de enfrentar o malvado: Usar outro tipo de argumento.
                                                                     "Não enfrentem o malvado" (Mt 5,39). Quem agride um agressor fica pior que ele. Caim matou Abel e achava que devia ser morto do mesmo jeito também (Gn 4,14). O Senhor Deus colocou um sinal em Caim e afirmou que quem o matasse seria sete vezes vingado. Seria sete vezes criminoso (Gn 4,15). Sabem o significado do número sete na bíblia? O agressor deve ser amado e orientado pois está desequilibrado. Precisamos entender isso. Vamos rezar juntos neste sentido!



ORAÇÃO:


Ó Jesus, Mensageiro da Nova Civilização!
Ajudai-nos a entender Vossa Metodologia:
Não agredir o agressor e orientá-lo!
Vós nos deste o exemplo. Devemos segui-lo!
Fortificai-nos para isso!
                                            AMÉM!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário