CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 11 de março de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     


                                              "JOVEM DE CEM ANOS" (Is 65, 17-21).
                                                                    Pe. Natalício.



                                                                                           Em 11 de fevereiro de 2013 o mundo acordou com uma notícia bombástica: O Papa Bento XVI anunciava sua renuncia ao cargo de Pontífice para o dia 28 de fevereiro. Aquilo era inacreditável! Fazia muitos anos que isso não acontecia. Ninguem da nossa geração presenciou tal evento. Sabemos apenas pelas informações da história dos Papas. Bento XVI foi o quarto a renunciar durante toda a história. O primeiro foi Ponciano em 231. O segundo foi Celestino V em 1294. O terceiro foi Gregório XII em 1415. E agora, Bento XVI. Estamos vivendo um período de espectativas para a escolha de seu Sucessor.
                                                                                           Cardeais de 48 paises, representando a Igreja Católica nos 5 continentes, chegam a Roma para o Conclave. Será que teremos, pela primeira vez, um Papa da América Latina? Teremos cinco Cardeais Brasileiros participando do Conclave. Odilo Sherer, Raymundo Damaceno, Geraldo Majella, Claudio Hummes e João Braz de Aviz. Irão dar seus votos e também podem receber votos! Seria uma Graça fantástica se fosse eleito um brasileiro! Se fosse João de Aviz então, nem se fala! Pertenceu ao Clero de Apucarana, foi meu professor, Reitor e Diretor Espiritual. Creio que o Espirito Santo, através dos 115 Cardeais, fará a escolha certa.
                                                                                            Bento XVI, ao reformular as regras para o Conclave, definiu que a idade máxima para um Cardeal participar é de 80 anos. Tem sentido até porque todo ser humano, nessa idade já não possui condições físcas e psicológicas para tão alta responsabilidade. A Igreja não pode ficar estacionada por causa disso! Mas, ao ler a Profecia de Isaias encontro a seguinte promessa: "Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito" (Is 65, 20). Como compreender essa situação?  Entendo que essa e outras Pomessas ainda serão realizadas. Ainda estamos em processo...
                                                                                             No mesmo texto de Isaias encontramos outras Santas Promessas: Eu exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo. Em Jerusalém nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. Não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida. Não haverá idoso que não complete seus dias! Construirão casas para nelas morar. Plantarão vinhas para comer seus frutos. (Is 65, 17-21). Claro que a maioria dessas Promessas estão em processo de concretização. Mas ainda temos muitas crianças e jovens morrendo prematuramente. E temos gente morrendo antes da velhice chegar.
                                                                                              Essa profecia de Isaias compõe desafios e esperanças. É preciso haver parceria entre a Graça Divina e a ação humana. Devemos dar nossa colaboração para que o Projeto de Deus aconteça: "Eis que eu criarei novos céus e nova terra. Coisas passadas serão esquecidas. Não voltarão mais à memória. Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar. Farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria". Isso vai acontecer! É Palavra do Senhor. Quando Deus promete, acontece. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA....

ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que duvidemos de Vossas Santas Promessas!
- Fazei que nossas crianças e jovens tenham vida longa e digna!
- Concedei que as pessoas idosas possam envelhecer com dignidade.
- Confirmai moradia e boas colheitas para o Vosso Povo!
- Aceitai nossa louvação pelos compromissos que tens conosco...
                                                                                          AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário