CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 25 de março de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

                

             "APENAS UMA CARTEIRINHA?" (Is 42, 1 - 7).
                     Pe. Natalício. 






                                                                                                   Desde o tempo em que morava na Diaconia Imaculada Conceição no Bairro Santa Cruz da Serrinha, Jacutinga, em Ivaiporã, tenho acompanhado os encontros de preparação para o batismo de criança. Muita gente tem procurado fazer esses encontros. Sei que outros não gostam e reclamam muito. Notei ainda que, algumas pessoas, muitas vezes, participam do encontro apenas para receber uma carteirinha. Aquele pedaço de papel lhe dará direito de fazer muitos batizados (pais e padrinhos), durante um certo tempo. Algumas dessas pessoas não voltam mais à igreja e não mudam quase em nada. Tenho observado que muitos encontros são muito mal preparados.
                                                                                                  Parece que as equipes para o Batismo estão perdendo tempo. Vejo que muitas Paróquias até estão deixando de fazer tais encontros. Não sei se esse é o melhor caminho! Acredito que não se deve destruir um projeto só porque tem umas falhas. Deve-se eliminar as falhas e não destruir o projeto. Não se deve queimar uma casa só porque tem algumas goteiras. O certo é consertar o telhado. Claro que é mais rápido e prático botar fogo na casa. Mas fazer isso é uma loucura! Sei que nossos encontros em preparação para o batismo podem melhorar muito mais. Nossas equipes podem ser melhor orientadas para que os resultados sejam melhores...
                                                                                                  Tenho muitos testemunhos maravilhosos de pais e padrinhos que melhoraram bastante depois que fizeram o encontro. Encontraram outras pessoas e formaram grupos de vivência. Deveríamos aproveitar esse costume e transformá-lo numa rede que recolha muitos peixes. Fazer o curso ficar mais acolhedor. Apresentar propostas e projetos viáveis e convincentes. Não ficar só na teoria. Muita gente que vem nos encontros está fraquinha na fé ou tem uma fé deturpada e contaminada. Não devemos acabar de matar a fé que ainda está viva. Está debilitada, mas está viva. Sobre isso, falou o profeta Isaías. Ao anunciar a vida de Jesus, disse:
                                                                                                "Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega"... "Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra"...(Is 42, 1 - 7). Esse texto de Isaías foi retomado por Jesus no Evangelho (Mt 12, 18 - 21). De fato, Jesus é o servo prometido no Profeta Isaías. Sua Missão esteve voltada principalmente, na recuperação de pessoas sofridas e rejeitadas. O Evangelho está repleto de testemunhos da Ação de Jesus em favor de leprosos, pecadores públicos e mulheres de todo tipo. Veio para aquele que estava caído, socorrendo os pobres, as viúvas, os órfãos e pessoas fracas na fé. Nos encontros de preparação para o batismo quantas vezes pude comprovar esta verdade.
                                                                                                Através de um encontro como esse, se acolhermos bem as pessoas sofridas e marginalizadas, estaremos realizando a mesma Missão de Jesus. Há tantas pessoas que não vem á Igreja, por não ter condições financeiras ou por viver uma vida irregular moralmente. Sentem vergonha de se misturar com pessoas "finas". Num encontro de batismo elas acabam vindo, nem que por obrigação, mas vem! É nesse momento que devemos acolher, cativar e evangelizar. Quantos casais tenho resgatado para as pastorais, para os movimentos e também para o ECC. Procuro não perder esta oportunidade, de ter os casais ali reunidos para um curso! Procuro falar dos ensinamentos e projetos de Jesus. Se apresentarmos bem o desafio, muitos acabam assumindo. Acredito nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que haja discriminação em nosso trabalho pastoral!
- Fortalecei-nos no resgate de pessoas afastadas da Igreja!
- Abençoai nossas equipes da Pastoral do Batismo!
- Ajudai-nos a não discriminar pessoa alguma!
- Aceitai nossa gratidão pelo acolhimento do Vosso Filho Jesus...
                                                                                          AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário