CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 4 de março de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

              
 
 
                                   "PÉ NA FOGUEIRA"  (Dn 3, 25.34-43)
                                             Pe. Natalício.
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                               Minha vida de fé, tem muito a ver com a religiosidade popular. Com papai e mamãe, rezávamos o terço todas as noites. Eram da Irmandade dos Carmelitas: "Irmão do Carmo" e cantavam o ofício de Nossa Senhora. Paticipávamos de todas as Missas que eram celebradas na nossa Capela e na Capela visinha. Folia de Reis era maravilhoso e gostávamos muito. Guardávamos todos os dias Santos! Havia o costume de fazer promessas à Deus ou aos santos para alcançar uma graça especial. No dia de Santa Cruz, bem de madrugadinha, íamos enfeitar o cruzeiro que havia no campo em frente à nossa casa.
                                                                                 Quando passava muito tempo sem chover, pegava água no córrego e lavava o pé da Santa Cruz. Todas essas atividades da religiosidade popular eram maravilhosas. Mas não havia o costume de levantar bandeira de São João, Santo Antonio e São Pedro. Somente aqui no Paraná tive contato com as fogueiras e todas as festas juninas. Lembro-me das casas dos nossos vizinhos lá no Jacutinga e da alegria que havia nas noites de fogueira. Foi aí que descobri a importância da religiosidade popolar. Além de iluminar e aquecer, (valores do Evangelho), também provoca a união e alegria das pessoas!
                                                                                  Quanta alegria, emoção, paquera, namoro, brincadeiras em volta de uma fogueira! Entendi tanto o seu valor que passei a dar muito mais importância nas Comunidades por onde passei. Minha primeira Paróquia foi em São João do Ivaí. Claro que a Festa do padroeiro era uma maravilha! As fogueiras eram feitas com muita e eficiência! Na hora de benzer e ascender a fogueira, era uma emoção. Bandeira subindo e foguetes estourando! O povo cantava, rezava e aplaudia! Quando a fogueira já estava quase terminando de queimar, já na madrugada, apareciam as pessoas querendo passar de um lado para o outro pisando descalço nas brasas...
                                                                                    Não conseguia acreditar, mas havia gente que passava! Aquilo era incrível! Como podia acontecer? É Graça de Deus! Ao ler a bíblia, pude perceber o que aconteceu com o Profeta Daniel. Os jovens jogados na fornalha de Nabucodonosor cantavam e louvavam a Deus! É impressionante a oração que Azarias fez a Deus, passeando pelo meio do fogo. Vejamos um trecho: "Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo...
                                                                                     Não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua imensa misericórdia; liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor” (Dn 3, 25.34-43).  Percebemos que Azarias, mesmo no meio do fogo, apresentou a Deus a sua oração. Pedindo socorro e libertação! Isso nos ensina que tambem nós devemos estar sempre em oração mesmo nos momentos mais difíceis. Percebemos muita gente, nestes momentos, perdem o equilíbrio e até mesmo a fé. Não devemos perder o equilíbrio e muito menos a Fé! Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
 
ORAÇÃO:
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos fracos na Fé!
- Dai-nos serenidade para suportamos os sofrimentos da vida!
- Libertai-nos do desespero da hora da dor!
- Fazei-nos fortes na oração!
- Recebei nossa gratidão por sempre nos atender!
                                                                     AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário