"PODER DO SILÊNCIO" (Sb 18,14-16; 19,6-9).
Pe. Natalício.
"O silêncio está cantando". Este é o título de uma música do Padre Zezinho. Entre tantas do seu rico repertório. Essa é uma das mais antigas deste Cantor Religioso conhecido em todo Brasil e mesmo no exterior. Todos sabem a grande admiração que tenho por ele. Gosto muito de ouvir e tocar suas músicas na rádio. Isso é tão real que, na rádio Esperança de Ivaiporã , criei um programa com o título de "Canção para meu Deus" onde só tocava música do Padre Zezinho.
Mas falando em silêncio, tenho na memória, um pedaço muito bonito na minha vida. Foi o tempo em que fiz meu curso de Filosofia. Foram 3 anos morando e estudando na Colônia Esperança. Era maravilho a convivência com as árvores, terra, flores, passarinhos respirando o ar puro do interior. Era um ambiente propício para estudar, rezar e meditar. Para a pesquisa filosófica, aquilo era um paraíso. Passei momentos maravilhosos no interior daquela igreja construída nos moldes bem antigo.
Quantas vezes, no silêncio da noite, fazia minhas orações contemplando os vitrais e as pinturas da arte humana repassando as cenas bíblicas! Quanta paz! Que harmonia com o infinito! Aquelas noites de silêncio tinha ligações com o que lemos no Livro da Sabedoria: " Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável"...Sb 18,14-16; 19,6-9).
Sabemos que o silêncio pode dois sentido. Pode ser no sentido bom de meditar deixando Deus falar em nossa mente e em nosso coração. Mas pode ser uma forma de omissão diante dos compromissos. Ficar calado quando devia falar. Acredito que o texto mencionado a cima esteja se referindo a este segundo caso. Quando todos ficaram acomodados, sem ocupação, o silêncio foi cortado pela Espada do Senhor Deus trazendo a libertação. Percebemos referência ao Dilúvio e à libertação do Egito.
Existem pessoas que não tem ânimo para transformar a situação em que vivemos. Muitos pensam assim: "Deixa como está para ver como é que fica". Isso revela acomodação e pessimismo. Se deixámos como está as coisas só irão piorar. Há uma frase que diz o seguinte: "O que nos assusta não é o barulho que os maus fazem, mas o silêncio dos bons. De fato isso é verdade. Cristãos, verdadeiros seguidores de Cristo não pode ser assim.. Devemos continuar a missão de Jesus. Creio nisso Trabalho pra isso. E que ASSIM SEJA....
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito;
- Não permitas que nosso silêncio seja sinal de omissão.Ensinai-nos a fazer silêncio
- Ensinai-nos fazer silêncio como caminho de santificação.
-Ajudai-nos a tirar proveito do silêncio litúrgico.
- Perdoai nos pelas veze que sobeems ainda fazer silêncio!
- Aceitai nossos louvores pelas pessoas que são dinâmica na pratica do bem....
- Ensinai-nos fazer silêncio como caminho de santificação.
-Ajudai-nos a tirar proveito do silêncio litúrgico.
- Perdoai nos pelas veze que sobeems ainda fazer silêncio!
- Aceitai nossos louvores pelas pessoas que são dinâmica na pratica do bem....
Nenhum comentário:
Postar um comentário