CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


       


                                                      "COMO SE DEVE MORRER" (2Mc 6,18-31).
                                                                                                                       Pe. Natalício. 



                                                      No ano que vem, 7 de dezembro de 2014, estarei completando 60 anos de vida. Começo a refletir sobre a minha velhice. As graças e consequências da terceira idade. Tenho vontade de viver bastante, gastar todas as minhas energias na evangelização. Claro que desejo envelhecer com qualidade de vida. Não basta viver muito! É preciso viver bem e morrer melhor! Deve ser muito triste ter que passar longos dias, meses ou anos sofrendo num hospital ou conduzido pelas mãos de parentes e amigos.
                                                      Como envelhecer bem? Quando falamos em "qualidade de vida', o que quer dizer? Claro que devemos pensar nos vários aspectos da existência. Físico, Moral, Espiritual, Psicológico... Muita gente pensa apenas no âmbito físico e financeiro. Na verdade eu desejo ter qualidade de vida em todos os aspectos, mas especialmente no âmbito do caráter, da religião, da moral... Não gostaria de ser motivo de escândalo e queda para as gerações, jovens e criança. Gostaria de ser lembrado como alguém que deu bom testemunho.
                                                      Ouvindo a música "Véio Pai"  de Tonico e Tinoco fico a meditar na seguinte frase: "Seu nome fica na história, e o passado por lembrança". Quero que meu nome fique na história como alguém que acreditou no AMOR e por ele batalhou até o fim de sua existência aqui na terra. No Segundo Livro dos Macabeus podemos notar o testemunho de Eleazar que foi Doutor da Lei muito respeitado, de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado. Caminhou espontaneamente para a tortura da roda"...
                                                      
"Se eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice, e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis'....Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação" (2Mc 6,18-31). Esse é um testemunho maravilhoso. Seu nome ficou na história e ainda é lembrado até hoje.
                                                      "Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar". Todo mau testemunho provoca escândalo. Mas o mau testemunho de um homem idoso é péssimo. Por isso, toda pessoa devia saber envelhecer. Deve ser um "marco referencial". Não muito raro encontramos alguém assim. A Bíblia tem a receita para envelhecer bem. Viver o Evangelho é o segredo dos jovens que nunca envelhecem. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que envelheçamos amargurados!
- Dai-nos a graça de viver bem nossa terceira idade!
- Fazei-nos referenciais para as novas gerações!
- Perdoai-nos por não preparar melhor nossa velhice!
- Acolhei nossos louvores pelos testemunhos de pessoas idosas...
                                                                                                   AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário