CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 31 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


        
 

  
                              "DO OUTRO LADO DA PAREDE" (Is 65, 17-21).
                                  Pe. Natalício.


                                                                                           Era começo de novembro de 1993. Acontecia uma reunião do Clero de nossa Diocese de Apucarana na Paróquia Santíssima Trindade de Arapongas. Dom Domingos, Bispo da época, planejava fazer transferência de vários Padres. Eu tinha quase 5 anos que estava em São João do Ivaí e também entrei no "pacote" de transferências. Relutei muito para aceitar pois estava fazendo um trabalho muito bom! Mas,  fui derrotado pela vontade da maioria dos colegas. Tive pouco mais de três meses para preparar a minha posse na igreja Bom Jesus de Ivaiporã, onde estava o Padre Nilson Caetano.
                                                                                           Antes do dia da posse havia fiz um pedido ao pessoal da Paróquia que não contratasse empregada da casa, pois era meu desejo que, minha irmã Cassiana, trabalhasse comigo. Além de me ajudar nos trabalhos, seria uma companhia permanente. Durante doze anos ela ocupou um dos quartos da casa. Casa grande com muitos quartos. Havia até um pequeno corredor e salas grandes. No final do corredor estava o meu quarto e do outro lado da parede , ficava a minha irmã. Foram anos de muito crescimento e espiritualidade.
                                                                                          Essa convivência gostosa, infelizmente terminou de uma maneira muito dolorosa. Vítima de um câncer violento, ela sofria demais. Foram muitas viagens para o Hospital do Câncer em Londrina. Radioterapia. Quimioterapia. Era sempre um pesadelo... Depois de cada sessão, ao voltar pra casa, ela vinha acabadinha, um bagacinho. Ela sofria muitas dores e tinha dificuldades para dormir. Várias vezes durante a noite eu levantava para dar remédio pra ela. Do outro lado da parede, podia escutar o seu gemido de dor. Mas havia sempre uma esperança! Mas no dia 2 de junho de 2006, essa esperança terminou.
                                                                                          Os gemidos de dor da Cassiana, são apenas alguns de milhares pelo mundo afora. São milhares de gritos e lamentos. Muitos deles não são nem ouvidos. Porém, a Palavra de Deus anuncia que isso vai acabar. Lendo o Profeta Isaías encontramos a seguinte passagem: "Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.
Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor"  (Is 65, 17-21)
                                                                   Essa Promessa Divina vai acontecer! Quando e como eu não sei. Porém, vai acontecer! Porque Deus é fiel e não mente! Passe o tempo que passar. Não podemos perder a esperança. A esperança é a âncora de nossa vida. Perder a esperança é perder o sentido da vida! Alimentar a esperança do povo foi a tarefa principal dos Profetas e continua sendo a tarefa mais importante da Igreja. Tenho consciência de que devo ser alimentador da esperança! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que a nossa esperança seja demolida!
- Tornai-nos edificadores da esperança!
- Escutai com Misericórdia o grito do Vosso povo sofredor!
- Perdoai-nos pelas vezes que ficamos indiferentes diante da dor humana!
- Recebei nossos louvores pelas Vossas Santas Promessas!
                                                                                                AMÉM!

sábado, 29 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


           
 
                    "NA PRAÇA DA RODOVIÁRIA"(Os 6, 1-6).
                                   Pe. Natalício.


                                                                               Faz um bom tempo que escrevo uma mensagem diária para a internet. Desde o dia primeiro de janeiro de 2009. Foi um começo bem tímido! Foi praticamente uma frase, falando sobre Nossa Senhora, e depois nunca mais parei. Faço todo sacrifício possível para que a mensagem seja feita e publicada. Era somente no site da Paróquia. Foi ampliando cada vez mais. Hoje a mensagem pode ser lida em vários outros endereços eletrônicos. A responsabilidade de fazer a mensagem e postá-la, ficou maior ainda! Muitas vezes tinha sérias dificuldades, quando saia de férias ou tinha que fazer uma viagem mais prolongada.
                                                                               Até que um dia tive uma bela surpresa: Um grupo de paroquianos se reuniu e me presenteou com um notebook. Foi um presente precioso e muito útil! Agradeço profundamente a quem teve a idéia e a quem ajudou na aquisição do equipamento. Hoje tenho muito mais facilidade para desempenhar a minha tarefa. Quase que em todos os lugares posso acessar a internet e enviar a mensagem. Quando estive viajando pra Rio Negrinho, por exemplo, podia ter feito a mensagem até na praça da rodoviária. Que tranquilidade!
                                                                               Os meus paroquianos souberam me presentear muito bem! Mas isso só foi possível, depois de pesquisarem e descobrirem do que eu gosto e o que eu preciso. É muito importante saber quais são os gostos e as necessidades das pessoas. E aí fazer o que elas gostam! Isso vale para os seres humanos e também pra Deus. Ao ler o Profeta Ozeias, encontramos um versículo que diz o seguinte: "Quero amor,e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos" (Os 6, 1-6). Essa afirmação do Profeta é tão importante que foi retomada por Jesus e está no Evangelho, quando visitava a casa de Mateus que era cobrador de impostos (Mt 9, 13)
                                                                             Fica claro portanto que Deus é misericordioso, não exige sacrifício e nem deseja punição para quem erra. Aliás o Profeta Ozeias falou disso quando afirmou: “Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. Em dois dias nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença". Esse é nosso Deus! Não é um Deus carrancudo de livro preto. Não é um Deus fiscal, espião, que fica escondido esperando um fracasso nosso para punir-nos. Deus Misericordioso é o Deus de Jesus Cristo. É o Pai Misericordioso que espera a volta do filho pródigo. Um Deus assim, nos incentiva a viver e viver com alegria e abundância! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

                                                               

ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos ignorantes nas coisas de Deus!
- Dai-nos a Graça de conhecer e praticar Vossa Vontade!
- Tornai-nos sábios para entender que o Senhor quer Misericórdia e não sacrifício!
- Perdoai-nos pelas vezes em que achamos que o Senhor castiga as pessoas que erram!
- Aceitai nossa gratidão pela Vossa Misericórdia sem limites!
                                                                                                       AMÉM!

sexta-feira, 28 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 
   




                         "FARTURA NA BEIRA DA ESTRADA"  (Os 14, 2-10).
                                   Pe. Natalício.




                                                                            Guardo na minha lembrança imagens maravilhosas de minha infância. Passe o tempo que passar, não esquecerei! Imagens lindas que marcaram minha história! Em Minas Gerais eu vivi mais de treze anos. De lá é que tenho as memórias mais antigas. Nossa casa era construída num lugar mais elevado, tendo do lado de baixo, até o córrego, uma faixa cultivável e do lado de cima todo o campo de cascalho natural. Cascalho branco, onde era impossível plantar lavoura. Um pouco abaixo de nossa casa, havia o canal por onde passava a água que movimentava o nosso moinho.
                                                                           Logo abaixo do canal papai construi um chiqueiro para engordar porcos para o consumo familiar. Anexo ao chiqueiro, foi construido um grande mangueirão com estacas de aroeira. Perto desse mangueirão havia duas grandes árvores. Eram Ipê Amarelo. Quando chegava o tempo da florada, era um espetáculo! Havia muitas flores nos galhos e também muitas no chão! Parecia um tapete amarelo. Hoje quando ouço a música "Estrada do Ipê Amarelo" com DeLucas e Lucian, meus pensamentos viajam rapidamente para encontrar aquelas imagens.
                                                                           Tenho um carinho muito grande com Ipê. Prova disso é um que plantamos na praça da igreja em Jacutinga. Plantado ali por uma equipe da Pastoral Rural, quando eu era Pároco em São João do Ivaí. Está lá! Grandão! Bonito! Há mais de vinte anos. Também plantamos um outro na praça da igreja Bom Jesus. Foi um marco comemorativo das Santas Missões Populares que realizamos no ano 2000. Tem só quatorze anos, mas, também está lindo! Na mesma praça, ali perto, protegi os brotos de um outro Ipê que foi quebrado em uma tempestade. Devem estar lindos!
                                                                              Quando viajo, gosto de contemplar as margens das estradas. Ao encontro um Ipê florido, costumo parar e tirar umas fotos. Foi o que aconteceu recentemente na estrada entre Lunardelli e Ivaiporã. Em Mandaguari, também realizei façanha assim! É uma fartura nas margens das estradas! Fartura de flor, faz lembrar uma passagem do Livro do Profeta Ozeias. O Senhor Deus convoca o povo pra voltar pra Ele e promete maravilhas! São promessas de um futuro maravilhoso: "Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado...  ...A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos... 
                                                          ...O órfão encontrará misericórdia em Ti... Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano" (Os 14, 2-10). O Escritor Sagrado fala de florir como Lírio porque não conhecia nosso Ipê. Com certeza teria falado do Ipê florido! Teria até cantado a música com esse título. Mas Lírio ou Ipê florido é apenas um símbolo das infinitas maravilhas que Deus opera na vida da gente. O Escritor fala de raízes e ramos. Fala de plantas do Líbano, fala de Oliveira e perfumes. Tudo isso são sinais das Graças maravilhosas que Deus pode operar na vida da gente! Vale a pena permanecer com Ele! E, se por acaso desviar, é urgente voltar para o Seu abraço! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

                                                             

ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos longe de Vós!
- Afastai, de nós, toda e qualquer forma de idolatria!
- Fazei Vossas Graças perfumarem nossas vidas mais que os perfumes do Líbano!
- Perdoai-nos pelas tentações de afastar de Vós!
- Aceitai nossos louvores pelas Bênçãos que nos concedeis!
                                                                                                    AMÉM!

quinta-feira, 27 de março de 2014

MENSAGEM DIARIA Pe. NATALICIO.



         


                                         "GALINHA DE MARCHA RÉ" (Jr 7, 23-28).
                                           Pe. Natalício.

                                                                                     Criança pobre sempre acha alguma forma de brincar. "Assim era nóis!" Qualquer coisa servia de brinquedo! Brincava com cachorro, gato, porco, galinha... Qualquer pedaço de cabo de enxada, já servia pra brincar de cavalo de pau. Carretel de linha, era um espetáculo pra fazer carrinho! Um carrinho normal era feito com dois carretéis. Mas, as vezes papai caprichava e fazia até com quatro e aí dizíamos que era carro de gente rica! Muitas vezes, o trabalho, podia-se transformar em brincadeira. 
                                                                                     Por diversas vezes papai colocava um pedaço de tábua redondo, pendurado no focinho do bezerro, no processo do desmame. Isso impedia que o bichinho sugasse a ubre da vaca. Outras vezes, papai pendurava uma forquilha no pescoço daqueles animais que gostavam de fugir pelo meio da cerca de arame. Essa forquilha impedia a fuga, porque enroscava nos fios da cerca. Como éramos crianças, tentávamos fazer a mesma coisa com as galinhas do terreiro. Pegávamos uma palha de milho, fazia um buraco no meio e colocava no pescoço da galinha.
                                                                                     A galinha ficava desajeitada e tentava se libertar andando pra trás. Era uma carreira em marcha ré! Muitas vezes trombava em vários obstáculos e a gente ria à bessa! Com essas trombadas a gente aprendeu o perigo de caminhar de costas, que muitas vezes as crianças fazem. De fato, caminhar pra trás tem três significados: O primeiro é aquilo que os juízes de futebol, muitas vezes, fazem no campo correndo de costa para acompanhar um lance. O segundo é na área econômica quando a pessoa faz um mal negócio e perde muito dinheiro, se costuma dizer que andou pra trás. 
                                                                                    Mas, também a pessoa que se afasta de Deus e de Seus Ensinamentos. Essa expressão aparece no Livro de Jeremias no capítulo 7. O povo tinha sido orientado para obedecer os Mandamentos de Deus e progredir. Mas isso não aconteceu! Caminharam pra trás. “Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes...
                                                              ...Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente" (Jr 7, 23-28). Essa orientação do Profeta foi comprovada ao longo da história e é válida até hoje! Toda nação que respeita as Leis do Senhor progride e é reconhecida pelas demais. Todos os governantes deviam incentivar o seu povo a praticar os preceitos divinos. Com certeza teríamos mais Paz, Ordem e Progresso! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos desobedientes aos Vossos Preceitos!
- Dai-nos Sabedoria para obedecermos sempre os Vossos Mandamentos!
- Incentivai os nossos governantes a praticarem Vossos Leis!
- Perdoai-nos pelas vezes que não fomos obedientes ao Senhor!
- Recebei nossa gratidão pelas Vossas Normas em favor da vida!
                                                                                                           AMÉM!



quarta-feira, 26 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


    
           
       

                                                                            "VELHO SAFADO" (Dt 4, 1.5-9).
                                                                                      Pe. Natalício.

                                                                             No Distrito de Jacutinga, município de Ivaiporã, morei por 7 anos. Entramos ali em julho de 1968, chegando de Minas Gerais. Sai para o Seminário em março de 1975. Não chegou completar 7 anos. Lembro da maioria dos vizinhos daquele tempo. Era muito bom fazer as reuniões da comunidade (Igreja Base) nas casas! Também, no mês de maio era maravilhoso fazer a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de casa em casa. Também eram maravilhoso os trabalhos em mutirão na colheita de milho. O caminhão trazia a máquina para debulhar e precisava de muita gente...
                                                                             Como acontece em todos os lugares, havia vizinhos de costumes diferentes. Costumes bons e outros nem tantos. Lembro-me de um senhor que não gostava de frequentar as coisas de Deus. A família até que gostava. Mas ele, não demonstrava ter fé. Sua esposa sofria demais com suas grosserias. Aquele homem gostava mesmo era de ficar cortejando as mulheres. Aquilo era muito feio. Era amigo de muita gente e se alegrava com todos nas festas e nas beiras dos campos de futebol. Mas em casa era fechado e nervoso. Era um mau testemunho.
                                                                             Anos depois, quando era Pároco da Paróquia Bom Jesus, em Ivaiporã, esse senhor morava também na cidade, mas não frequentava igreja. Falei com ele várias vezes, mas não adiantou nada. Era lamentável ver o mau testemunho daquele velho safado. Seus netos, muitas vezes, sentiam vergonha do seu testemunho. Que pena que haja homens assim! Devia ser o contrário. Seria tão bom que os avós dessem testemunhos bons para seus netos. O mau testemunho é muito triste! Normalmente, as crianças, observam muito os seus avós. O testemunho dos avós é fundamental na vida das crianças....
                                                                             Ao ler o livro do Deuteronômio encontramos um trecho falando nisso.
“E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos.... Ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir.... Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: ‘eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente... Cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos”(Dt 4, 1.5-9).
                                                                              Ensina aos teus filhos e aos filhos de teus filhos! Essa ordem mexe com vovô e vovó que deveriam ensinar as Leis do Senhor com palavras e testemunhos. Lamentavelmente nem todos cumprem essa missão. Existem alguns que além de não ensinar o bem incentivam a fazer o mal. O testemunho de vovô e vovó tem muita importância na vida de uma criança. Deviam ter consciência disso! Jamais deviam dar escândalo, até porque Jesus foi severo com aqueles que escandalizam os menores. Seria melhor se jogar no fundo do mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Mas devo dizer também, que há muitos vovôs e vovós dando bom testemunho. Padre Zezinho fala disso na música:  "Cantiga de Vovó". Jesus prometeu recompensa no Reino dos Céus para quem praticar  e ensinar os seus Mandamentos! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                                           


ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos desobedientes as Vossas Leis!
- Dai-nos sabedoria para praticar e ensinar Vossos Mandamentos!
- Abençoai as pessoas idosas para que deem testemunho edificante para as novas gerações!
- Perdoai-nos pelas vezes que damos mal testemunho!
- Aceitai nossa gratidão pela vida exemplar de nossos avós!
                                                                                                   AMÉM!

terça-feira, 25 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



             



                                         "CHARME E NOBREZA"(Lc  1, 26-38).
                                                 Pe. Natalício.


Quero chamar a atenção, com amor e simpatia!
Desejo dialogar com todos, do centro à periferia,
Trabalhadores e os que vivem da aposentadoria!
Venham todos participar de minha total alegria!
Falarei da visita do Anjo Gabriel à Virgem Maria!
Que o Pai do Céu me dê humildade e Sabedoria!

                                                                       Solto as asas da imaginação e da espiritualidade!
                                                                       E viajo pra Nazaré, singela e pequena localidade.
                                                                       Ali vivia a jovem Maria em perfeita simplicidade!
                                                                       O Anjo Gabriel chegou, trazendo-lhe a novidade:
                                                                       Foi a Menina escolhida desde toda a eternidade,
                                                                       Para gerar o Menino, Salvador da humanidade!

A jovenzinha Maria, sentiu-se um pouco confusa.
Mas a Graça Divina, não se revela como intrusa!
É como uma forte Energia, empolgante e difusa!
Graça não é feito a jóia que se esconde na blusa!
Quem tem a Graça até fisionomia revela e acusa.
Maria disse SIM! Como quem ama e não recusa!

                                                                      No coração e no ventre, que explosão de beleza!
                                                                      Deus, Pai Eterno, agora possui a nossa natureza.
                                                                      A vivência humana agora tem charme e nobreza.
                                                                      A Virgem de Nazaré compartilhou dessa proeza!
                                                                      Deus nos ama de verdade. Agora temos certeza.
                                                                      Deus conosco é a nossa maior fortuna e riqueza!

Ó Maria, o mundo todo vos agradece ajoelhado!
Aceitando sua Missão, Deus Filho foi encarnado!
Realizando-se assim, a fiel Promessa do passado.
O Filho de Deus veio para perdoar nosso pecado.
Este SIM é importante e sempre será celebrado.
Obrigado, Mãe, por este presente tão esperado.

                                                                      Ó Mãe Querida, ofereço-vos, este botão de flor!
                                                                      É simples, porém, simboliza meu carinho e amor.
                                                                      Do Vosso Ventre nasceu Jesus, o nosso Salvador!
                                                                      Não há palavras para agradecer tamanho favor!
                                                                      Vossos olhos refletem pura ternura e esplendor!
                                                                      Aceitai a gratidão e glórias deste povo sofredor! 


ORAÇÃO:


Nunca vimos uma mulher com tamanha simpatia.
Anunciada Sua Missão, não demonstrou rebeldia!
Teve diálogo com o Anjo, e provou ter Sabedoria!
Aceitando a Missão, o mundo explodiu de alegria.
Lua e estrelas louvam-na, em perfeita harmonia!
Inclui-nos também, ó Senhor, na celeste sinfonia!
Colocai a todos nós, no colo de Vossa Mãe Maria.
Imunizai-nos do pecado, essa diabólica epidemia.
Obrigado, Senhor, por entre nós, fazer moradia!
                                                                                    AMÉM.




segunda-feira, 24 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


          
          
                                   "PREVILÉGIO DE LAMBARI" (2Rs 5, 1-15a).
                                                 Pe. Natalício.


                                                                                       Primeira sexta feira de junho de 2013, eu não estava dando Bênção na Paróquia. Naquele dia sete, eu estava em peregrinação para Terra Santa, em comeração aos meus 25 anos de vida presbiteral. Na tarde daquele dia 7, eu realizava mais um dos meus sonhos: Entrar nas águas do Rio Jordão, onde Jesus foi Batizado. Seguindo orientações locais, coloquei uma roupa especial, tirei os calçados e pude sentir o toque das águas místicas daquele rio. 
                                                                                       Antes de realizar a renovação de nosso Batismo, pudemos sentir os pequenos toques dos lambaris em nossos pés. Eram muitos lambaris e mansinhos! É indizível a emoção de estar sendo tocado por aquelas águas. Não sabemos se o Batizado de Jesus Cristo foi exatamente naquele local. Mas, se não foi ali, foi nas proximidades. O Rio Jordão não é um grande rio, mas, tem muita importancia para o povo de Israel.                                                                                                                                                                     Lendo o segundo Livro dos Reis, encontramos a história de Naamã, general do exército do rei da Síria, que viajou uma longa distância procurando as orientações do Profeta Elizeu para ser curado da Lepra (2Rs 5, 1-15a). O Profeta mandou que ele se banhasse sete vezes no Rio Jordão. Ao fazer isso o leproso ficou curado. Esse fato é tão forte que foi lembrado por Jesus no Evangelho (Lc 4, 27). 
                                                                                      Fico a refletir sobre o poder curativo daquelas águas. Chego a pensar no previlégio dos lambaris que vivem o tempo todo mergulhado nelas. Claro que mais importante que as águas do Jordão é a Graça de Jesus que prometeu uma água  que mata a sede eternamente. Sabemos que não podemos ficar mergulhados no Jordão constantemente. Mas na Graça de Jesus podemos e devemos mergulhar pela vida inteira e conduzir outras pessoas para que façam o mesmo. 
                                                                                      A Graça de Jesus tem poder curativo muito mais potente que as águas do Jordão ou as águas da piscina de Siloé. (Jo 5). Aqui, Jesus curou o paralítico que esperou 38 anos para mergulhar nas águas. Faltava alguém para ajudá-lo a entrar na piscina ou conhecer Jesus. A Igreja com suas pastorais procura realizar esta Missão: Anunciar o Evangelho e conduzir as pessoas até Jesus. Muitas curas tem acontecido também hoje e outras poderão acontecer se formos mais eficientes na Missão Evangelizadora. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO;

                                                                                      
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que duvidemos do poder de Jesus!
- Fazei-nos mergulhar mais profundamente nas Graças Salvadoras de Jesus!
- Dispertai em nós o desejo permanente de praticar a solidariedade!
- Perdoai-nos pelas vezes que somos omissos com o sofrimento das pessoas!
- Recebei nossos louvores pelo poder libertador de Jesus...
                                                                                                    AMÉM!



sábado, 22 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


       


                                                               "BEZERRO NA MAMADEIRA" (Mq 7, 14-15.18-20).
                                                                            Pe. Natalício.


                                                               No tempo em que eu cursava Filosofia, na Colônia Esperança, nos finais de semana, eu e o amigo Luiz Antonio Burin, fazíamos trabalhos pastorais na comunidade do Núcleo Adriano Correia, em Apucarana. Naquele tempo havia a Paróquia Mãe da Família Divina, cuja sede era prevista para ser nos terrenos da Mitra Diocesana, na mesma quadra onde está o CEDRA. Ainda não tinha sido construído o Seminário de Filosofia, onde funciona atualmente. Foi na comunidade do Conjunto Adriano Correia que conheci o Amigo Milton que coordenava uma diaconia nos fundos do Conjunto.
                                                                Milton era admirador das músicas do falecido Raul Seixas. Tinha uma coleção com muitos LPs do referido cantor. Eu não tinha muito conhecimento deste cantor, mas gostava e gosto de ouvir algumas músicas como Ouro de tolo. Mas todos sabem que sou fã, de coração, da música sertaneja raiz. Gosto de ouvir e meditar. Uma delas se chama "Nelore Valente". Conta a história de um bezerro doente que devia ser morto por ordem do dono fazenda. Mas o peão, com sua família, não cumpriu a ordem e, por isso, foi mandado embora. Encontrando abrigo numa fazenda vizinha, criou o bezerro na mamadeira.
                                                                 Aquele bezerro se tornou um boi forte e troncudo. Foi ele, que depois, acabou salvando o filho do primeiro patrão. Tinha sido ingrato e recebeu em troca a bondade e a generosidade. Fico meditando no carinho que aquela família teve para dar mamadeira para aquele  bezerro. A letra da musica fala que aquele peão tinha levado o bezerro escondido pra casa. Meditando essa cena, fico a pensar em Jesus, o Bom Pastor, que fez e faz o melhor para nós, suas ovelhas. Esta figura do Pastor cuidando das ovelhas é muito lembrada no Primeiro Testamento, sobretudo pelos Profetas...
                                                                 O Profeta Miquéias, conversando com Deus, fez a seguinte oração: "Conduzi com o cajado o vosso povo, o rebanho de vossa herança que se encontra espalhado pelas brenhas, para o meio de vergéis; que ele paste como outrora em Basã e em Galaad... Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre, porque prefere a misericórdia?  Mostrai a vossa fidelidade para com Jacó, e vossa piedade para com Abraão, como jurastes a nossos pais desde os tempos antigos" (Mq 7, 14-15.18-20) ! Esta oração de Miquéias continua valendo até hoje. Principalmente quando pensamos nos milhões de pessoas que são vítimas do Tráfico Humano e que vivem perdidas e sofrendo pelo mundo afora, como ovelhas desgarradas.
                                                                Quando rezamos a Oração da Campanha da Fraternidade, sobre o tráfico humano, há um trecho assim: "Tornai-nos sensíveis às dores desses nossos irmãos."  De fato vivemos uma época de fortes indiferenças. O Papa Francisco condenou recentemente, o que ele chamou de "globalização da indiferença". Somos todos motivados a globalizar a solidariedade e a sensibilidade. "Jesus teve compaixão do povo que passava fome e parecia ovelha sem pastor" (Mc 6, 34). Esse também deve ser o sentimento de toda pessoa que segue à Jesus. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

                                                                         

ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
-  Não permitas que sejamos insensíveis com os sofrimentos das pessoas!
-  Fortalecei o trabalho das comunidades em defesa dos oprimidos!
-  Fazei que o Serviço Pastoral da Igreja desempenhe melhor seu serviço!
-  Perdoai-nos pelas vezes que somos insensíveis ao sofrimento humano!
-  Recebei nossa gratidão pela compaixão que tens por nós...
                                                                                                         AMÉM!