CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 7 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


          


                                                       "QUARENTA LATINHAS" (Is 58, 1-9a).
                                                                                                                     Pe. Natalício.



                                                        Gosto muito de ouvir testemunhos de pessoas que superam seus defeitos e buscam a perfeição nos caminhos de Deus. Tenho lindas histórias. Dias desses ouvi um testemunho maravilhoso! Era um senhor de uns 50 anos. Mas pediu para não dizer seu nome nem de onde é em atenção ao que disse Jesus sobre divulgar as boas obras. Quer que seu testemunho motive outras pessoas para fazer o mesmo que fez. Mas não quer elogios nem recompensa neste mundo. Deseja que Deus seja louvado. Ai contou-me seu testemunho que se deu em 1997.
                                                         Naquele ano a Igreja no Brasil realizava a Campanha da Fraternidade sobre a vida nos presídios. Tratamos sobre as várias formas de prisões e sobre as injustiças cometidas no sistema penal em nosso país. Aquele senhor foi visitar o presídio de sua cidade e percebeu o sofrimento enorme das pessoas que ali estavam. A grande maioria era de jovens e estava ali de "bobeira". Gente sem prática religiosa e sem estrutura familiar. Ali, junto das grades da cadeia, aquele senhor fez um propósito: Iria fazer um jejum bem sério em favor daquela gente. Mas teria que ser algo que pudesse melhorar a situação da vida ali.
                                                          Assumiu o compromisso de não tomar cerveja durante a quaresma. Era algo difícil, pois todos os dias visitava o bar de um amigo e a cervejinha fazia parte do ritual. Teria que ter forças para vencer o vício e enfrentar o assédio dos amigos. Não poderia sentir vergonha de falar do seu jejum. Foi uma maratona de quarenta dias. Mas a vitória foi maravilhosa! Mais que renúncia do vício, foi o resultado final. Na Semana Santa ele somou o valor de 40 latinhas de cerveja, (uns 120 reais nos preços atuais) chamou a família e foi levar umas coisas tão preciosas para quem vive no presídio. Com este gesto realizou uma goleada e 8 a zero no inimigo:
                                                          Primeiro gol: - Conseguiu dominar seus instintos. 2) - Superou a vergonha e deu testemunho perante os amigos de bar. 3) - Sua saúde melhorou.  4) - Teve mais tempo para ficar com a família. 5) - Melhorou consideravelmente o relacionamento com sua esposa e filhos. 6) - Conseguiu levar um boa ajuda pra os presidiários. 7) - Formou um grupo para visitar constantemente o presídio. 8) - Não voltou mais a tomar a cervejinha com os amigos. Descobriu que era melhor ficar com a família e empregar o tempo em serviços comunitários.
                                                          Esse testemunho me deixou emocionado. Gostaria que o testemunho desse senhor ajudasse muita gente a fazer o mesmo. Não se deve fazer jejum só por obrigação ou só para agradar a Deus como se Ele tivesse prazer em ver-nos passar fome. Devemos fazer o jejum que agrada a Deus. O Profeta Isaías fala sobre isso. Vejamos: "A
o mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica?
                                                         O jejum que prefiro é este: Quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição. É repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui” (Is 58, 1-9a).
                                                           Nesta sociedade marcada pelo consumismo idolatrando o mercado, é muito difícil praticar o jejum. Todos queremos viver vida lyht. Não há muita preocupação com o sofrimento das pessoas. Como disse o Papa Francisco: "É a globalização da indiferença". O povo cristão deve afrontar essa forma de vida. Nosso Fundador e Líder não ensinou isso. Somos praticantes da solidariedade. Essa é a verdade que salva o mundo. Mas a luta é grande entre os sacerdotes da fé cristã e os sacerdotes do mundo capitalista e consumista. Mas teremos vitória. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA... 



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que nosso jejum seja como o dos fariseus!
- Ajudai-nos a entender os três objetivos do jejum!
- Fazei que nosso jejum seja para Vossa Glória, prática da Caridade e nossa Santificação!
- Perdoai-nos por não praticarmos ainda o jejum corretamente!
- Aceitai nossos louvores por nos partilhar Vossa Santa Vontade...
                                                                                                           AMÉM!





Nenhum comentário:

Postar um comentário