CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 18 de março de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


      
       



                                                                       "CHATINHA E ROSEIRA"  (Is 1, 10. 16-20).
                                                                                                                                Pe. Natalício.



                                                                        Pessoas pobres tem muita estima em suas poucas coisas. Mesmo porque não tem condições de conseguir outras com facilidade. É preciso ter estima naquilo que tem. São poucas mas são bem zeladas e tratadas com carinho. Por isso é que cachorro, gato, cavalo, vaca e bois são chamados por nome. Até parece que fazem parte da família. Quando ouço músicas sertanejas falando disso, fico emocionado. Na música Herói sem medalha o boi se chamava "lobizome" pois era preto igual carvão. Assim era nossa vida no sertão de Minas Gerais. Até hoje, me lembro nomes dos nossos animais...
                                                                         Me lembro do cachorro "Currrupio". Me lembro do cavalo "Bem Feito".  Não me esqueço da junta de bois "Lampião e Marquês". Também não esquecerei as vacas "Chatinha e Roseira". A primeira era menor e de cor preta. A roseira era maior e era malhada de branco e vermelho. Por isso mesmo se chamava ROSEIRA. Eram mansinhas e pastavam soltas pelos montes e serrados; nas margens dos córregos e grotas. As pequenas plantações de roça eram cercadas e o gado pastava nas maior parte da propriedade. Como não havia muita vegetação, as vacas iam muito longe para pastar.
                                                                         Nas horas de apartar os bezerros, meu irmão e eu saíamos a campear pelos morros de pedra e cascalho. Muitas vezes ficávamos muito cansados e, em algum morro mais alto parávamos de andar para escutar o sinserro. Papai pendurava aquele objeto no pescoço do animal que, ao andar fazia barulho e podíamos localizá-lo com mais facilidade. Depois de andar bastante pelo meio do cascalho, ao parar parecia ouvir o barulho das nossas passadas. Procurávamos até parar a respiração para ouvir melhor. Podíamos escutar pequenos barulhos ali perto e ao longe. Canto de passarinhos, cigarra e galo cantando ao longe...
                                                                          Esse exercício de escutar é muito precioso. As pessoas vivem num mundo muito barulhento. Há muito exagero com os sons nos vários ambientes. Por isso é que Jesus gostava de subir aos montes para rezar. Saia do barulho das atividades sociais e aguçava a faculdade de escutar. Ao ler o Profeta Isaías, no capítulo um, verso dez encontramos essa expressão: "
Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra". Essas duas cidades são aquelas que foram destruídas no tempo de Abraão.
                                                                             Certamente o público ouvinte ou leitor do Profeta Isaías conhecia a história de Sodoma e Gomorra e tinha comportamento parecido com o povo daquela época. Até porque nos versículos 16 ao 20 deste capítulo, o Profeta usa um vocabulário imperativo mandando mudar de vida. "
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã" (Is 1, 10. 16-20).
                                                                               "Magistrado de Sodoma e povo de Gomorra!"  Vejam que a palavra é dirigida às autoridades e ao povo. É preciso lavar e purificar. Percebam que a situação de hoje não é muito diferente daquela. Nossas autoridades e nosso povo precisa, urgentemente de purificação. Os pecados de hoje são iguais e até piores. As orientações do Profeta devem ser as mesmas pra nós também. "
Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem!"  Devemos agir assim e motivar outros a fazerem o mesmo. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA....



ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos acomodados na vida de pecado!
- Lavai-nos e purificai-nos de nossas imundícies!
- Incentivai-nos a não fazer o mal e aprender a fazer o bem!
- Perdoai-nos pelas vezes que ficamos surdos diante de Vossas Palavras!
- Acolhei nossa gratidão por nos orientar sempre...
                                                                      AMÉM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário