CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

      
 "COM A BÍBLIA NA MÃO" (Ef 2, 1-10).
                                                                                                                                                 Pe. Natalício.

                                                    Faz tempo que a Igreja no Brasil, dedica o mês de outubro às Missões. A Igreja dedica esforço concentrado nessa dimensão. É uma oportunidade especial para despertar nas pessoas a responsabilidade de colaborar com a implantação do Reino de Deus e semear o Evangelho em todo mundo. Sempre procuro incentivar três atividades bem práticas para toda pessoa durante esse mês. Primeiro, rezar pela Missões nos cinco continentes. Segundo, realizar a Coleta Missionária (ajuda financeira ou gesto concreto) no terceiro domingo do mês. Terceiro, motivar a todos a participarem das atividades da sua Igreja local.
                                                      Sei que todas as pessoas podem fazer alguma coisa nestas três tarefas e não tenho poupado palavras para motivar essas três tarefas. Ao falar da Missão local, gosto de lembrar do começo das minhas atividades pastorais. Comecei coordenando uma comunidade de 13 famílias, na Água do Querubim, Paróquia nossa Senhora de Lourdes, Jacutinga, Minicípio de Ivaiporã. Meu pai foi escolhido como coordenador da comunidade e eu dirigia as reuniões. Foi assim que realizei minhas primeiras pregações. Isso era o ano de 1971. Era sexta feira, dia primeiro de novembro. Eu ia completar 17 anos em dezembro.
                                                       Aquilo era um desafio muito grande pra mim! Não havia frequentado escola e minha leitura era fraca. Não havia Bíblia em casa, e foi um pretexto para que eu adquirisse minha primeira. Comecei a participar de reuniões e aconteceu o grande desenvolvimento! Nossa família sempre foi religiosa, mas vivia na ignorância de conhecimentos bíblicos. Lembro-me de algumas coisas que eu pregava e pregava com segurança, com fortaleza! Depois fui descobrir que era conceito errado. Mas era o que eu podia fazer! Hoje sinto até um pouco envergonhado de lembrar disso. Lembro de um caso especial:
                                                       Todo final de ano a Igreja apresenta as reflexões dos Textos Evangélicos dobre o fim do mundo. E foi nesse sentido que eu preguei algo errado. Afirmei com todas as minha forças aquilo que ouvia dos meus antepassados: "Um mil passará, dois não inteirará". Esse provérbio era pra afirmar que o mundo ia acabar antes do ano 2000. De fato havia esse conceito e muita gente pregava isso fortemente. Era um ensinamento errado. Faltava a Bíblia e o conhecimento bíblico. Era a fase da ignorância! Mas hoje, superamos esta fase. Claro que tudo isso é pela Graça de Deus.
                                                        Ao ler a Carta de São Paulo aos Efésios, percebemos isso claramente. O Apóstolo fala que o povo viveu uma vida errada mas foi libertado pela Graça de Deus. Vamos conferir:
"Vós estáveis mortos por causa de vossas faltas e pecados, nos quais vivíeis outrora, quando seguíeis o deus deste mundo, o príncipe que reina entre o céu e a terra... Mas Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos" (Ef 2, 1-10). Está evidente que Deus preocupa conosco e quer nos libertar por Graça e Bondade Infinita. Não é mérito nosso!   
                                                       Acredito que no futuro teremos vergonha de certas coisas que estamos fazendo agora. Acho até que vão escandalizar de nós quando recordarem que os Cristãos no começo do terceiro  milênio, rezavam e comungavam piedosamente e aos mesmo tempo conviviam com tanta miséria e fome e não faziam nada. Devemos estar sempre abertos para a conversão. Nunca devemos achar que já estamos salvos e perfeitos. Devemos sempre buscar conhecer melhor a Vontade de Deus e colocá-la em prática. Devemos estar sempre peregrinando na busca da perfeição. Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:                                                 

- Não permitas que sejamos omissos por medo de errar!
- Dai-nos a Graça de buscar sempre o conhecimento da Verdade!
- Libertai-nos da ignorância bíblica!
- Perdoai-nos pelas vezes que ficamos acomodados nos conhecimentos errados!
- Recebei nossos louvores pelo Vosso Poder Libertador!
                                                                                 AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário