CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


  "O Q            UE O BISPO FAZIA NO BAR?" (Gl 2, 1-2. 7-14).
                                         Pe. Natalício.

                                                                Talvez ainda neste ano, teremos, aqui em Jardim Alegre, a Visita Pastoral de Dom Celso, Bispo de Apucarana. Tenho certeza de que será um acontecimento muito importante para nossa cidade e para todo o município. Terei a alegria e a honra de acompanhar nosso pastor pelas estradas e ruas de nossa Paróquia. Será a segunda vez comigo neste tempo preparativo para o Jubileu de cinquenta anos de nossa Diocese. Já tive esse privilégio em Marilândia do Sul  no ano de 2012.
                                                                Aquilo foi uma maratona missionária! Passamos por todas as Diaconias urbanas e rurais. Foi maravilhoso o contato do Pastor com as Ovelhas! Em algumas comunidades foram apenas algumas palavras e a Bênção Episcopal. Mas, percebi a felicidade nos olhos das pessoas! As pessoas sentiam-se emocionadas de abraçar o Bispo e beijar a sua mão. Dom Celso é de fato um Bispo popular. Facilmente se mistura com o povo e gosta de distribuir Bênção para todos. Não discrimina ninguém. Onde tiver gente o Bispo vai lá!
                                                                 Pude presenciar uma cena interessante. Quando fomos visitar o centro de saúde, na avenida Santiago Lopes José, estacionamos o carro em frente a mercearia do Paquinha. Ali mora uma família muito religiosa. O casal já tinha feito po ECC e assume muitos Serviços na Igreja. Quando aquele homem viu o Bispo descendo do carro, saiu da mercearia rapidinho para cumprimentá-lo. Ao ser convidado para entrar na mercearia, o senhor Bispo não pensou duas vezes. Foi uma surpresa para todos que estavam ali. Era uma imagem inédita! O Bispo de batina preta e de clégima   estava ali no balcão tomando uma sodinha.
                                                                Alguém poderia perguntar: "O que o Bispo tava fazendo no bar?" As respostas podem ser variadas! E vai depender de cada Bispo. Em se tratando de Dom Celso posso afirmar com certeza: Estava pescando gente pra Jesus! Na vida missionária é importante a inculturação. É preciso valorizar o costume de cada povo e de cada pessoa.  Foi o que o Filho de Deus fez ao se tornar humano. A inculturação é um método fundamental na Obra Missionária! Mas é preciso ter cuidado para não menosprezar os valores cristãos. Os Apóstolos Pedro e Paulo tiveram um forte confronto sobre isso:
                                                                 Numa reunião em Jerusalém ficou decidido que Paulo e Barnabé iam Evangelizar os pagãos e Pedro, Tiago e João e iriam evangelizar os judeus. Tempos depois, Pedro foi visitar Paulo e teve comportamento diferente. Foi repreendido pelo Apóstolo Paulo. Vamos conferir o texto:
"Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?” (Gl 2, 1-2. 7-14).    
                                                                 Podemos concluir que devemos valorizar todas as culturas aproveitando o que tem de bom, sem perder os nossos valores. Posso e devo frequentar todos os ambientes e anunciar o Evangelho a todos!  Muitas vezes os ambientes mais profanos são férteis campos para o Evangelho. Ao frequentar esses ambientes devemos permanecer firme na Doutrina e os frutos serão abundantes. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...                                             
ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder! 
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que desprezemos qualquer cultura no processo de Evangelizar!

- Dai-nos sabedoria para aproveitar os valores culturais!
- Tornai-nos fortes para não perder nossos valores cristãos!
- Perdoai-nos pelas vezes que fomos causa de escândalo!                                                           
- Aceitai nossos louvores por todo processo missionário!
                                                                                 AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário