CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


      
                                                                "ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS" (Ef 6. 1-9).
                                                                                                                            Pe. Natalício.

                                                                Muita gente nova nem imagina como era a Missa a alguns anos atrás. Quando a gente fala que o Padre rezava a Missa do costas para o povo, e virado pra parede, muita gente acha um absurdo! Mas, de fato era assim! Muita coisa mudou de lá pra cá. Muitas orações foram adaptadas. O próprio Pai Nosso, era rezado diferente. Na segunda parte desta oração a gente dizia: "Perdoai as nossas dívidas como nós perdoamos nossos devedores". Também no Glória ao Pai foi feito alguma adaptação. Antigamente se dizia "Assim como era no princípio agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém". Hoje a resposta é assim: "Como era no princípio agora e sempre, amém".
                                                                  Outra coisa que mudou, e pouca gente sabe, são as aclamações da Missa. Quando o Padre dizia: O Senhor esteja convosco, a resposta era: "E contigo também!" Hoje, todo mundo conhece a nova aclamação: "Ele está no meio de nós!" Essa resposta é muito mais teológica e comunitária. "Ele está nomeio de nós", significa muito! Nosso Deus não é um Deus distante, isolado. Mas é um Deus que veio morar entre nós. Assumiu nossa história. Preocupa conosco! Isso faz a gente também se preocupar com as outras pessoas. Porque Deus habita em cada pessoa! Isso nos ajuda a amar cada pessoa como se estivesse amando o próprio Jesus!
                                                               Conheço uma musica de Delucas e Lucian, que tem como título: "Cristo disfarçado". Conta a história de uma família em constante conflito, cujo chefe procurou um homem de Deus, pedindo conselho. O santo homem lhe disse, que Jesus estava morando na casa dele, disfarçado em alguma das pessoas ali na casa. Como ninguém sabia quem era a pessoa, tiveram que tratar bem todos, e aí a crise acabou. Na verdade, toda família devia praticar as boas maneiras de sobrevivência, aquelas que o Apóstolo Paulo mencionou na Carta aos Efésios. Ele dá orientações seguras para todos os membros de uma família. E até mesmo para senhores e escravos. Vamos conferir:
                                                                 "Filhos, obedecei aos vossos pais... Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós... Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero... E vós, senhores, fazei o mesmo para com os escravos" (Ef 6. 1-9). Com essas palavras, o Apóstolo Paulo procura orientar os filhos com relação aos pais. Mas ao mesmo tempo tempo, orienta os pais para que não irritem seus filhos. O Bom Pastor sempre deve procurar acalmar os ânimos das ovelhas e orientar o bom comportamento. Isso também deve acontecer no relacionamento de patrão e empregado ou servo e senhor. Ele dá orientação para os servos e também para os patrões.
                                                                   As orientações do Apóstolo Paulo para os dias de hoje se tornam mais eficazes e necessárias. É que vivemos uma época de exaltação do "eu", onde o importante é que eu leve vantagem, que eu seja feliz! Não importa que eu tenha que pisar em alguém. Pensando assim, gritar, xingar, agredir, desobedecer é coisa normal. Mas, a Doutrina Cristã não ensina isso. Os ensinamentos cristãos são bem ao contrário! Onde se valoriza o diálogo, a compreensão, a partilha, a solidariedade, etc... Esses valores parecem que vão sendo esquecidos. Mas os verdadeiros cristãos não vão permitir isso! Usaremos todos os instrumentos possíveis para restaurar esses valores! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                           
                                                           
ORAÇÃO:

 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que os valores cristãos sejam esquecidos                                                                       
- Fortalecei as relações amorosas nas famílias!
- Libertai-nos de toda forma de violência familiar!
- Perdoai-nos porque algumas vezes desanimamos na prática do bem!
- Aceitai nossos louvores pelas famílias santas que vivem os valores cristãos!
                                                                                                                   AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário