CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 5 de maio de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         
"RESTAURANTE E HOSPITAL DE ANIMAIS" (Jo 21, 15-19)
                                                     Pe. Natalício.
  

                                                  Em São João do Ivaí, início da avenida Curitiba, Eloisa e Tutti, um casal amigo. Uma Agropecuária bem equipada que atende muito bem a região. "Agro Tutti" é uma das firmas que patrocinam um dos meus programas na Rádio Educadora, todos os domingos. "Alegria de Viver", todas as domingueiras. Gosto de dizer que "a Agro Tutti é o Restaurante e o Hospital do seu rebanho". E o povo sabe que isso é verdade!
                                                  Mas, também é verdade que os animais gostam de carinho. Até os animais gostam de ser bem atendidos, bem tratados. A Palavra de Deus é tão sábia que usa essa comparação para ajudar os líderes do povo na forma de governar. Cantado em várias melodias, é muito lindo o Salmo 23 (Bíblia Pastoral), Salmo do Bom Pastor. Deus é comparado ao Pastor que conduz o rebanho por caminhos seguros e não lhe deixa faltar nada!
                                                  Conhecem o hino "Pelos prados e campinas verdejantes"? Lindo né? Os profetas condenaram os pastores de Israel que maltratavam as ovelhas. Os profetas também anunciaram um Novo Pastor para o povo de Deus (Ez 34, 2-24). No capítulo dez do Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor. "Eu sou o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas" (Jo 10,11). 
                                                 Não sou mercenário como os pastores de Israel. No final do Evangelho de São João, lemos uma conversa de Jesus com São Pedro. Muito interessante! Jesus pergunta três vezes se Pedro o amava. O Apóstolo respondeu que sim, mas, ficou irritado pela insistência de Jesus que o interrogou por três vezes.
                                                A cada SIM de Pedro, Jesus ordenava: "Cuide do meu rebanho" (Jo 21, 15-19). Ficou claro que amar a Jesus implica cuidar do povo Dele. Desta Ordem de Jesus deriva todo o trabalho da Igreja: Cuidar do bem do Povo de Deus. São Pedro entendeu isso muito bem, que em sua Primeira Carta, dirige palavras rigorosas aos Presbíteros. Cuidar bem do rebanho sem apego ao lucro (1Pd 5, 1-4).
                                                 Quero que leiam. Repito: Primeira Carta de São Pedro, capítulo 5, versículos de 1 até ao 4. Rezemos para que nossa preocupação seja o cuidado das ovelhas e não o nome da igreja ou suas regras e costumes. Vamos cuidar da saúde e da alimentação das ovelhas. E também, protegê-las contra os lobos devoradores. Rezemos juntos...


ORAÇÃO:

Ó Jesus, Pastor que deu a vida pelas ovelhas!
Não queremos ser como os pastores de Israel!
Eles tiravam o leite delas; roubavam sua lã e depois comiam sua carne!
O Senhor fez o contrário: Deu sua carne para alimentar as ovelhas...
Queremos aprender com o Senhor!
Orientai todas as igrejas cristãs neste sentido!
Que sejamos unidos em defesa da vida das ovelhas!
Para que "tenham vida, e vida em abundância"!
                                                                       AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário