CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         
                 "QUANDO O SILÊNCIO FAZ MAL" (Mt 1, 18-24).
                     Pe. Natalício.

 
                                                  As pessoas sempre tiveram necessidade do silêncio. Conhecemos histórias de homens e mulheres amantes do silêncio. Gostavam tanto do silêncio que chegaram a construir conventos e mosteiros. O que dizer dos eremitas que deixaram o convívio social para viverem no deserto, nas cavernas? Como são preciosos e necessários os retiros espirituais. Tudo isso parece uma fuga da vida real. Na verdade é um encontro consigo mesmo, com o mais profundo da Pessoa Humana.
                                                  No fundo é encontro com o Próprio Deus que habita dentro de nós. Daí a grande importância do silêncio na Liturgia, nos templos. Poderíamos até dizer ao contrário: que a agitação dos tempos modernos seja uma fuga de si mesmo e do Próprio Deus. Na verdade, precisa haver equilíbrio. Nem silêncio demais. Nem agitação demais. Jesus Cristo é o Modelo, o Protótipo. Quantas vezes Ele se retirava para rezar nas margens do Lago, no pico da Montanha.
                                                   Mas, também esteve nas Sinagogas, no templo, nas estradas, nas cidades e povoados.  Porém, existe um silêncio que faz muito mal. É o silêncio do desprezo, da indiferença. No Evangelho de Mateus, capítulo um, do versículo dezoito ao vinte e quatro, notamos o estrago que iria acontecer a um casal se não houvesse a intervenção do Anjo de Deus.
                                                   O casal, sem conversa, sem diálogo, vai se insolando. Começa a criar desconfiança. Vai aumentando a distância entre esposo e esposa. Isso pode estar acontecendo com você ou com alguém da sua convivência. Precisamos demolir esse esquema de convivência. Faz um mal enorme! Para José e Maria, Deus mandou um Anjo. Nós devemos ser Anjos Amigos na vida de tantos casais.
                                                   Destaco, aqui o papel importante da Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e tantos outros trabalhos com a família. Muitas e muitas vezes já me senti Anjo Amigo ao visitar as famílias, ao benzer as casas. Muitos e muitos casais em crise já estão superando as dificuldades. É preciso continuar o mutirão para transpor o fosso que vai se criando durante os tempos.



ORAÇÃO:
 
Ó Jesus, Verbo Esterno do Pai, que
visitaste as casas e conversaste 
com as pessoas!
Visitai também as
famílias de hoje!
Favorecei o diálogo
entre todos os casais!
Mandai
Legiões de Anjos para essa Missão!
Fortalecei as Pastorais e Movimentos que acompanham as famílias!
                                                                                 AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário