CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"VIDA SELVAGEM" (Lc 21, 34 - 36).
Pe. Natalício.
Antes de surgiram os aparelhos de DVD em quase todas as casas podia ser encontrados os aparelhos de vídeos k7. As fitas VHS eram gravadas, copiadas e usadas em grande escala. Eu mesmo tenho um grande estoque dessas fitas. Muitos filmes, reportagens, documentários e festas familiares. Pena que tudo agora é descartável. Tenho medo que até as pessoas sejam descartáveis. Entre as tantas coleções de fitas de vídeo K7 tenho uma muito maravilhosa sobre a vida dos animais. A coletânea se chama "VIDA SELVAGEM".
Algumas delas eu as vi por várias vezes. Algumas cenas ficaram marcantes. Umas maravilhosas e outras chocantes. Uma que me causa muita angústia é aquela do leopardo que se prepara para pegar e matar uma pequena gazela. O animalzinho simples e indefeso está pastando, despreocupadamente nas margens de uma restinga. Nem imagina que ali perto tem um enorme inimigo pronto para saltar sobre ela.
Quando sente o perigo já é tarde demais. O bicho feroz salta sobre a caça. A gazela coloca todo o esforço possível para escapar. Corre, corre, salta, desvia de rota. Mas tudo é inútil. O leopardo corre muito mais! A vítima sente que é questão de pouco tempo e sua vida será dilacerada. O inimigo é mais forte, mais esperto e mais astuto. Em poucos minutos o pobre animalzinho, ainda berrando, é devorado. Essa cena horrível me deixa sempre muito mal!
Mas serve de alerta para todos os seres humanos. Muita gente vive despreocupada e não se cuida dos perigos. Jesus avisou para que fiquemos vigilantes em oração. "Orem e vigiem para que não sejam surpreendidos" (Lc 21, 34-36). Jesus fala do perigo de ter o coração insensível pela embriagues, excesso de comida e preocupações com a vida. A fera devoradora é muito perigosa e tem forças que parecem maiores que nós. Mas se ficarmos vigilantes; se permanecermos firmes na oração seremos vitoriosos!
Porem, se descuidarmos, seremos devorados com muita facilidade. Por isso é que não canso de pedir e incentivar as pessoas para organizarmos grupos de rua para rezar juntos. As famílias ficam fortalecidas quando formam grupos para fazer Novena de Natal; para as reuniões do grupo de vivência, via-sacra, terços, etc. Mas a sedução do dinheiro, do luxo e da fantasia nos seduz para outras coisas. O fascínio do comércio pode nos seduzir mais que as rezas e músicas natalinas. Mas o Povo de Jesus é Profético, e o Profeta não pode ficar calado; não pode se acomodar. O aviso de Jesus continua válido até hoje: "Tomemos cuidado para que nosso coração não se torne insensível". Rezemos juntos!
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
Dai-nos perseverança na oração!
Concedei-nos consistência na vigilância!
Libertai-nos das preocupações desta vida!
Protegei-nos de toda embriaguez!
Aceitai nossos cânticos de louvor!
AMÉM!
sábado, 26 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"NOVOS COLISEUS" (Lc 21, 29 - 33).
Pe. Natalício.
No mês de maio do ano dois mil, tive alegria de fazer minha primeira viagem pra Europa. Primeira e única até hoje. Era o Jubileu dos Presbíteros e tive a honra de fazer aquele Retiro. Padre Romano, Padre Hilário e eu passamos em Portugal e chegamos a Roma, local do Retiro. Que emoção! Parecia um sonho. Tanta curiosidade! Tantas descobertas!
Foi fantástico ter contato com as fontes da nossa civilização! Num final de domingo, depois das pregações na Basílica de Nossa Senhora Maior, caminhamos um pouco pelas ruas e passamos ao lado do Coliseu. Ali estavam os restos históricos daquilo que foi um grande centro de diversão e espetáculos culturais. Fiquei pensando no valor histórico daquela obra construida durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80 da era cristã.
Quanto mármore, ladrilho e pedra travertina foram usados na sua construção! Quantas lutas de gladiadores aconteceram ali! Quantas vidas findadas nos dentes das feras e o povo aplaudindo! Era muito grande e podia acolher até noventa mil pessoas. Mas todo aquele esplendor foi danificado por um terremoto no século V e, nos séculos XV e XVI foi vítima de sequestro.
Levaram boa parte dos materiais valiosos de sua construção. Hoje continua sendo um dos principais pontos turísticos da Itália. Em 2007 foi eleito como uma das sete Novas Maravilhas do Mundo. Jesus Cristo tinha razão quando afirmou que "o céu e a terra passarão mas suas palavras não irão passar" (Lc 21, 33). Que verdade fabulosa: O coliseu que é mais recente e já virou museu.
As Palavras de Jesus continuam sendo Boa Nova. Nunca ficarão velhas. Seus ensinamentos são válidos em todos os tempos e nações. Por isso é que investir no Reino de Jesus é o melhor Projeto. O mundo de Jesus é diferente do mundo imperialista, capitalista ou comunista. No Reinado de Jesus não tem senhores nem escravos.
Não tem pobres nem ricos. Não tem dominados e dominadores. Não tem privilegiados e excluídos. Todos somos irmãos. Essa doutrina é eterna. O tempo não pode derrubá-la. Não podemos nos acomodar nem esquecer dessa Verdade. Devemos ficar espertos pois novos imperadores e novos coliseus tem surgido ao longo dos tempos e querem acabar com o Reinado de Jesus.
Não estão mais matando os cristãos como fizeram no coliseu de Roma. Estão seduzindo-os para seus espetáculos. Existem alguns cristãos que estão sendo enganados lentamente e nem estão percebendo. Precisamos vigilância e perseverança para não sermos "amansados" e nos tornarmos "meninos propaganda" dos novos Imperadores. Fiquemos unidos na oração!
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
Livrai-nos das ilusões deste mundo!
Conservai-nos na Vossa Santa Palavra!
Protegei-nos da sedução dos novos impérios!!
Fazei-nos entender que Vossa Palavra é Eterna!
Concedei-nos o privilégio de Vos louvar sempre.
AMÉM!
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"REZAR MISSA COM CHIMARRÃO" (Pr 21,1-6.10-13 ).
Pe. Natalício.
Quando rezei minha missa de despedida da Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã, no dia 23 de fevereiro de 2008, ganhei muitos presentes. Entre tantos, ganhei um "kit chimarrão". Ali estava todo o equipamento para "chimarriá". Veio cuia, bomba, garrafa pra água, compartimento para guardar o pacote de erva e o suporte para carregar tudo. O povo sabe que gosto e preciso muito do chimarrão. Não que eu seja gaúcho ou catarinense. Sou mineiro que aprendi gostar de chimarrão quando estudava Teologia em Londrina. Havia uns colegas da Diocese de Umuarama que gostavam muito. Acabei me acostumando.
Com o passar do tempo passei a usar mais ainda para poder tomar alguns chás diuréticos, bom para o rim e bexiga. Por outro lado, colabora com a digestão. Tenho digestão lenta e água quente e amarga colabora no processo. Muitas vezes tomo chimarrão durante a refeição. Melhor que tomar bebidas doces e geladas. Imaginem como fica o estômago! Comida quente e gordurosa misturada com bebida doce e gelada. Já imaginaram como fica seu estômago? Para criar uma gastrite é um pulinho. Retarda o processo digestivo e ajuda a pessoa a ficar obesa.
Gosto tanto do chimarrão que, se pudesse, eu o usaria para substituir o vinho de missa. Mas o preparo do chimarrão tem todo um ritual que pode ser usado numa pregação pastoral. Aliás, tive a alegria de participar de uma palestra dessa num encontro do ECC na Diocese de Curitiba. O Padre que fez a palestra foi muito feliz no tema. Mas quem quiser agradar um gaúcho ofereça-lhe um bom chimarrão. Da mesma forma que agradamos ao mineiro com queijo e rapadura e baiano com farinha e carne. Mas, como poderemos agradar a Deus? Segundo a música "Ditado Sertanejo" de Tião Carreiro e Pardinho, o que "agrada moça é carinho e o que agrada velho é café". Mas e a Deus? Como agradá-lo? Vamos encontrar a resposta no Livro dos Provérbios. Peguemos a Bíblia Sagrada:
"O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. Os projetos do homem aplicado produzem em abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo"...(Pr 21,1-6.10-13).
PRATICAR A JUSTIÇA E O DIREITO É MAIS AGRADÁVEL AO SENHOR DO QUE OS SACRIFÍCIOS. Mais que hóstias, vinhos, churrascos, chimarrão, queijo, rapadura ou farinha com carne, devemos oferecer ao Senhor nossos frutos de justiça. Não adiantaria nada oferecer coisas materiais se não vivemos de acordo com a vontade de Deus. Justiça é isso: viver de acordo com o que Deus ensina. Ai então nossos dízimos e coletas serão aceitos. Pelo jeito temos muito que converter. Vamos continuar no processo? Quero que me ajudem e quero ajudar a muitos. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA!
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que tenhamos olhar arrogante e coração orgulhoso!
- Continuai sondando e sarando nossos corações!
- Santificai nossos projetos e multiplicai nossas colheitas!
- Libertai nossa língua de pronunciar palavras mentirosas!
- Aceitai nossa louvação por sondar nossos corações!
AMÉM!
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"SURPRESA NO BARRO" (Pr 3, 27-34).
Pe. Natalício.
Pe. Natalício.
Em 2008, tomei posse como Pároco aqui em Marilândia do Sul. Todas as
terças feiras ia e, ainda vou, visitar minha família e minha mãe em
Ivaiporã. Fazia menos de um ano que estava viúva
e era muito bom ficar ao seu lado. Com o carro vermelho vinho da
Paróquia, percorria os 115 quilômetros para passar algumas horas com ela.
Nos primeiros meses na nova Paróquia, tive uma surpresa inédita! Recebi
a visita da irmã de um Padre meu amigo. Aquela
senhora estava muito deprimida e precisava de ajuda. É engraçado como
nós Padres, temos dificuldades em ajudar nossos próprios parentes! Eu
tive essa experiência com minha irmã Cassiana. Precisei do Padre
Fernando para ajudá-la. Agora sou eu que tenho que ajudar
a irmã de outro Padre. De vez em quando ainda a ajudo...
Naquele dia, quis mostrar-lhe minha cidade e as belezas da minha
região. Tinha planejado de chegar até Ariranha do Ivaí, no extremo sul
da nossa Diocese. Já era fim de tarde e havia
chovido. No trevo onde pega o asfalto para Ariranha, resolvemos voltar.
Para virar o carro entrei um pouquinho num carreador. Mas a terra estava
muito molhada pela chuva e não conseguia. Os pneus patinavam muito.
Quanto mais acelerava mais ficava atolado! O
carro ia encostando numa mata de eucaliptos. Aquilo foi me angustiando
muito! Precisava pedir socorro! Mas aquele carreador parecia estar
abandonado. Não demonstrava ser frequentado!
Mesmo assim resolvi descer até o fundo do sítio e ver se encontrava
alguém pra nos ajudar. Deixei minha amiga no carro e "lasquei o pé no
barrão". No fundo do sítio encontrei uma casa
de gente muito pobre. Um casal de pais com um filho jovem, casado e com a
esposa grávida. Podia-se notar que havia muita pobreza e sofrimento
naquelas pessoas. Mas quando falei da minha situação não tiveram
dúvidas, subiram comigo até a boca do carreador e
se enlamearam tudo e nos tiraram do atoleiro. Nunca mais me esqueci
daquela gente. Até voltei lá outra vez para levar umas roupas para a
criança da Cristina que estava pra nascer. Terei que agradecer, pelo
resto dos meus dias, aquele gesto de bondade. Aqueles
dois homens e aquela senhora fizeram tanta força! Só não veio a mulher
grávida, claro...
Lendo o Livro dos Provérbios nos fala sobre o que aquelas pessoas
fizeram pra nós. Peguemos o capítulo 3 do versículo 27 ao 34 e vamos
ler: "Meu filho, não recuses um favor a quem
dele necessita, se tu podes fazê-lo. Não digas ao próximo: “Vai embora,
volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! Não trames o mal
contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. Não abras
processo contra alguém sem motivo, se não
te fez mal algum! Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de
seus caminhos, porque o Senhor detesta o perverso..." (Pr 3, 27-34).
Pude notar, naquela tarde que a maior riqueza não é ter dinheiro em
abundância, mas praticar o bem. Na música de Gino e Geno, cujo nome é
"Nossa Senhora Aparecida," tem um trecho que
diz assim: "Ó Senhora Aparecida, não nos deixe perecer. Somos um povo
que sonha um, povo que reza e que crê Acenda a luz da esperança aos
pobres que nada tem. Mostre que a maior riqueza é viver fazendo o bem.
Não permita que o homem possa se afastar de Deus.
Cuida, Mãe Aparecida, dos humildes filhos teus." A MAIOR RIQUEZA É
VIVER FAZENDO O BEM. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que o homem possa se afastar de Vós!
- Fortalecei-nos para ajudar sempre a quem precisar!
- Iluminai-nos para nunca fazer mal a ninguém!
- Dai-nos o desejo da boa convivência!
- Recebei nossa gratidão pelas pessoas bondosas!
AMÉM!
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"URUBU CARNICEIRO" (Lc 9, 51 - 56).
Pe. Natalício.
Na Semana do Enfermo de alguns anos atrás, um fato curioso chamou minha atenção. Semana do Enfermo acontece todos os anos, no mês de outubro, perto do dia 18, que é o dia de São Lucas, Patrono dos Médicos. Durante uma semana fazemos visitas às pessoas doentes em suas casas, hospitais, asilos.... Atendemos suas confissões, damos palavras de ânimo e ungimos com o Óleo dos Enfermos.
Este é o Óleo abençoado e consagrado pelo Senhor Bispo, pelos Padres, Diáconos e Casais representado todas as Paróquias da Diocese, numa Missa Solene na Catedral. Essa Missa acontece todos os anos na quarta feira de Semana Santa. Quando ungimos uma pessoa doente com esse Óleo, pedimos pela sua saúde, pela restauração da qualidade de vida.
Mas existem pessoas que ainda pensam errado. Acham que essa unção é para apressar a morte do doente. Tanto é que este sacramento era chamada de "EXTREMA UNÇÃO". Por isso, há pessoas com medo de chamar o Padre para ungir o parente enfermo. Certa vez, ao visitar uma pessoa doente, gravemente doente, eu fui chegando com muita atenção e cuidado.
Alguns vizinhos daquela família não gostavam de padre e de igreja. Como eu estava de batina preta, ouvi alguém comentando em meia voz: "chegou o urubu carniceiro". Aquilo era uma forma maldosa de ofender-me. A ideia é que eu teria vindo para acabar de matar a pessoa que estava doente. Fiquei com dó daquelas pessoas que não conheciam o verdadeiro sentido daquilo que eu estava fazendo.
Rezei por elas e continuei minha missão. Jesus nos enviou para pregar Seu Evangelho. Evangelho de Vida. Ele veio para que todos tivéssemos vida, e vida em abundância (Jo 10, 10). No Evangelho segundo São Lucas (Lc 9, 56), Jesus não permitiu que os samaritanos fossem incendiados. "O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las".
Nós, os padres, fomos ordenados e enviados para prosseguirmos nessa Missão. Sempre que visito uma pessoa doente procuro pedir pela sua recuperação física e espiritual. Sou Mensageiro da Vida, da Esperança, da Saúde e da Paz. Quero que as pessoas doentes sintam fortalecidas pela minha presença e, principalmente, pela força do Sacramento da Unção.
Não deixem de chamar o padre para ungir as pessoas doentes. Faz muito bem. Não vai custar nada. Não precisa pagar nada. Nem a viagem do padre. Aproveitem mais a Graça que Jesus está lhe oferecendo.
ORAÇÃO:
Ó Jesus, Vieste para que todos tenham Vida!
Chamaste os Discípulos para continuarem essa Missão!
Não permitas que esqueçamos disso ou desanimemos!
Que o Sacramento da Unção seja mais conhecido e aproveitado!
Ajudai-nos na formação bíblica do Vosso Povo...
AMÉM.
terça-feira, 22 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"BALUARTE DA ESPERANÇA" (Santa Rita de Cássia).
Pe Natalício.
A Esperança nunca poderá morrer.
Somos motivados pela Esperança.
Ela é que me dá motivos para viver.
Se perguntarmos para as crianças,
Veremos que todas irão responder:
Sem essa Virtude a vida nos cansa.
Santa Rita, Grande Mulher Vencedora.
Em sua vida a Esperança era alavanca.
Todos sabem a sua história sofredora.
Seu marido muito a maltrata e espanca.
Ela se tornou uma esposa intercessora.
Seu amor e esperança ninguém arranca.
A Esperança é alimentada pela oração.
Santa Rita falava com Deus e esperava.
Seu marido era perfeito na ingratidão.
Com vícios, aventuras ele a maltratava.
Mas Rita não deixava esfriar o coração.
Pela conversão dos filhos muito rezava.
A mulher de hoje também está sofrendo.
Quando menina, sofre com o pai ingrato.
Discriminação e machismo vão crescendo.
Discriminação da mulher é real, é um fato.
Santa Rita de Cássia viu isso acontecendo.
Mas não partilhou o plano dos insensatos.
Muitas mães sofrem com filhos viciados.
Muitos estão perdidos pelo mundo a fora.
Mas as mães rezam de joelhos dobrados.
Vivem preocupadas como Nossa Senhora.
Mãe não desiste e os filhos são esperados.
São esperados qualquer dia, qualquer hora.
Todos nós precisamos de segurança.
Vivemos sempre procurando proteção.
As Obras Divinas exigem perseverança.
Quem não espera, entra em depressão.
Temos pequenas e grandes esperanças.
A maior de todas é a Eterna Salvação!
ORAÇÃO
Na bíblia temos orientação garantida.
A humanidade precisa de Esperança.
Temos muita dor e lutas aguerridas!
Agora faço prece cheio de confiança.
Lembrando as dores da Mãe Querida.
Impedi, ó Deus, a angústia que avança.
Como Santa Rita, Mulher Fortalecida!
Imploro uma Graça que não é finança:
O direito de apossar da Eterna Vida!
AMÉM!
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"CHOVER NO MOLHADO" (Mt 9, 9-13).
Pe. Natalício.
Dirijo minha prece ao nosso Deus Eterno e Soberano!
Pela Sua Graça, me livra, dos pensamentos profanos!
A Graça Divina me fortalece, disso nunca me engano!
Com os Salmistas da Bíblia, eu me envolvo e irmano!
Farei esse poema sobre o Cristo, e Seu Divino Plano!
Chamou pra segui-lo: Mateus, o fariseu e publicano!
Levi, o filho de Alfeu, estava lá, sentado na coletoria!
Servia ao Imperador, que tratava a todos com tirania!
Era judeu explorando judeu, muita falsidade e ironia.
No telônio, Mateus servia o opressor e o povo sofria!
Usavam da opressão, e não se aceitava a democracia!
Porém, a vida de Mateus mudou a partir daquele dia!
O Mestre viu Mateus e, interrompendo a Sua viagem,
Olhou para o fariseu e disse, com ousadia e coragem:
Siga-me! Deixe no passado toda sua vida e bagagem!
Ele deixou o alto cargo, também todas as vantagens!
Jesus não se preocupou com seu trabalho e imagem!
Foi à casa de Mateus e ali, mostrou a Sua Mensagem!
Estando na casa de Mateus, naquela hora da refeição,
Jesus Cristo foi criticado, por aceitar aquela situação!
Estar ali, parecia uma forma, de aceitar a exploração!
Jesus percebeu o que aquela gente tinha no coração!
Falando a todos eles com firmeza e muita convicção:
Quem precisa de médico, não é aquele que está são!
Jesus Cristo foi criticado, por aceitar aquela situação!
Estar ali, parecia uma forma, de aceitar a exploração!
Jesus percebeu o que aquela gente tinha no coração!
Falando a todos eles com firmeza e muita convicção:
Quem precisa de médico, não é aquele que está são!
Quem tem a saúde boa, não necessita de tratamento.
Os doentes sim, precisam de carinho e medicamento.
Prefiro Misericórdia ao invés de sacrifício e sofrimento!
Vim salvar pecadores com verdadeiro arrependimento.
Gente que sai do pecado e muda de comportamento!
O justo já está salvo e deve ser firme no seguimento!
Evangelizar aos justos e santos é chover no molhado!
Grande Obra Jesus realizou fazendo aquele chamado.
Impedindo assim, que o povo viesse a ser explorado!
Livrando Mateus, daquele maldito mundo do pecado.
Colocando-o, pra servir ao seu povo, no Apostolado!
Todo vinte e um se setembro, este fato é celebrado!
ORAÇÃO:
Não é preciso evangelizar alguém que já se converteu.
Aquele homem publicano, explorava aos irmãos seus!
Tirá-lo daquela função maldita foi o desígnio de Deus!
Assim, aquele rapaz, deixou de explorar o povo judeu.
Lá em sua residência, um banquete, à Jesus ofereceu!
Interrogado pelos fariseus, o Santo Mestre respondeu:
Compreendam que vim salvar a quem se arrependeu!
Inclui-nos Jesus, neste Grupo que o Senhor promoveu.
Obrigado Jesus, pela conversão do publicano Mateus!
AMÉM.
sábado, 19 de setembro de 2015
MENSGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"ALARME FALSO" (Lc 12, 35 - 38).
Pe. Natalício.
Capela Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Alto Porã, município de Ivaiporã. Ano de 1978 posse do Padre João Benedito dos Reis. Estava fazendo Estagio Pastoral. Organizamos a comunidade para o Novo Pároco. Numa noite de sábado, povo reunido na frete da Capela. Muitas flores, bandeirolas, muitos foguetes preparados para a recepção do novo Pároco.
Muita expectativa para fazer a surpresa. Era uma surpresa, totalmente surpresa. O Padre nem podia imaginar. Os homens corajosos prontos para soltarem os rojões. Combinamos o seguinte: um daqueles homens foi aguardar lá na entrada da cidade para dar um sinal nos avisando a chegada do Padre. Soltaria um rojão de lá nos avisando. Quando isso acontecesse soltaríamos todos os fogos na praça da igreja.
Quando ouvimos o rojão dando o sinal, foi um festival de luzes, cores estouros nos céus de Alto Porã. Mas o Padre não chegou. O rojão foi um alarme falso. Foi maldade de alguém para estragar nossa surpresa? Ou foi uma pessoa que não sabia de nada e estava comemorando outra coisa e nos enganou? Na verdade não fomos inteligentes ao combinarmos o sinal. Mas valeu a expectativa do povo. Valeu o plantão!
O povo não desistiu e ficamos até tarde esperando o Padre que chegou muito atrasado. Jesus Cristo mandou que ficássemos preparados para sua chegada. Ele não atrasa. Ele vem mesmo. Não sabemos a que horas. Mas Ele nunca falha. Jesus fala de rins cingidos, lâmpadas acesas como servos esperando a chegado do seu senhor (Lc 18, 35 - 38). Não podemos descuidar.
Tenho dito isso por todos os lados. Quero e devo estar preparado para a passagem do Senhor. Quero estar desempenhando minha missão corretamente. É um perigo ficarmos ocupados demais nas correrias deste tempo e descuidarmos das coisas do céu. Sei que devo trabalhar e conseguir o sustento pra mim e pra minha família. Sei que tenho que estudar e procurar melhorar o meu futuro.
Tenho que ter qualidade de vida na saúde física e mental. Preciso viver e conviver com as coisas do meu tempo. Mas não devo esquecer que sou cidadão do infinito. Devo me lembrar sempre que meu lugar é o céu. Sou cidadão do infinito. Cingir os rins. Apertar o cito como o lutador pronto para a batalha. Lâmpadas acesas. Estar acordado. Não dar bobeira. Jesus vai passar a qualquer momento. Feliz será quem estiver preparado. Rezemos!
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai que nos ama eternamente:
Fortalecei nos no desempenho de nossa Missão!
Libertei-nos de nosso comodismo!
Alertai-nos, Senhor, para estarmos sempre preparados!
Quando Jesus voltar, queremos estar prontos!
Abençoai-nos!
AMÉM!
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"NUMA MANHÃ DE QUARTA FEIRA" (Lc 14, 25 - 33).
Pe. Natalício.
Cinco de março de 1975, era uma quarta feira, pela manhã. Uns 10 quilômetros distante do Distrito de Jacutinga, no município de Ivaiporã. O ônibus da Princesa do Ivai seguia de Grandes Rios para Ivaiporã. Depois que passou na balsa do Rio Ivai, para nos fundos do sítio do meu pai. Um passageiro ilustre estava esperando na boca do carreador.
Era o José Natalício da Silva que estava deixando a casa dos seus pais para ir pro seminário. Ficaram ali, na beira da estrada, meus pais (Miguel e Maria de Lourdes), meus irmãos (Miguel, Joaquim e Francisco) e minhas irmãs (Ana Maria, Cassiana e Jacinta). Maria Raimunda, minha irmã mais velha, já tinha se casado e não estava ali naquela hora. Estava deixando minha família por causa de Jesus. Deixava também meu avô (pai de minha mãe), tios, tias, primos e primas.
Foi uma decisão muito importante. Foi uma opção radical. Nunca tinha dormido uma noite longe de minha família. Estava indo para conviver com gente estranha. Lembro-me que naquela noite quase não dormi. Foi me oferecida uma cama beliche duplo. Fiquei na cama de cima, perto do forro, da Casa Azul onde comecei minha vida missionária, longe de minha família.
Fiquei pensando no Evangelho de Jesus. Ele disse: "Quem amar sua família, mais que a mim, não é digno de mim" (Lc 14, 25 - 33). Isso é verdade. Se ficamos muito apegados à família, a obra do Novo Reino não acontece. Não é preciso desprezar a família. Muito menos odiá-la. Seria uma contradição com a própria Palavra de Deus que manda "Honrar Pai e Mãe". Na verdade, devemos contar com o apoio da família para a missão.
De fato, aconteceu comigo. Minha família nunca criou problemas para minha vocação. Ao contrário; sempre me apoiou e me ajudou. E, até hoje, sinto esse apoio e ajuda. Já não tenho meu pai e uma de minhas irmãs (Cassiana), mas acredito que estão no céu intercedendo por mim. O recado de Jesus é para todos nós. Pra mim e para vocês todos. Não devemos permitir que atrapalhem nossa missão. Pense bem! Você tem feito suas opções para Jesus e Seu Reino? O que está atrapalhando sua escolha ou prejudicando continuar na escolha feita? Rezemos....
ORAÇÃO:
Ó Deus, não queremos ser escravo de nada ou de ninguém!
Queremos ser livres para servir melhor o Vosso Reino!
Abençoai nossas famílias para que não nos atrapalhem...
Libertai-nos de todo tipo de apego para servimos melhor!
AMÉM!
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"SEIOS E VENTRE" (Lc 11, 27 - 28).
Pe. Natalício.
O corpo humano é um grande mistério! Estudos e mais estudos são feitos para conhecermos melhor essa obra fantástica! Quantas vezes já foi tema de Globo Repórter e outros programas sérios na televisão. Mas o corpo feminino tem uma fascinação incrível! Talvez até por fatores históricos e culturais, o corpo feminino tem um atrativo especial. Nas revistas, na internet, na televisão e em outros meios de comunicação, o corpo feminino tem sido exibido com enorme destaque.
A beleza feminina é apresentada com muita exuberância. Como trabalho artístico até que é maravilhoso. Mas muitas vezes o corpo, imagem de Deus, Templo do Espírito Santo, é tratado como produto, matéria descartável e comerciável. O corpo feminino, como todo corpo humano, é sagrado. Mas quanta profanação na pornografia. Os seios e o ventre feminino são tão sagrados que geram e alimentam o ser humano nos primeiros tempos de sua existência.
Reações diferentes acontecem em nossa mente ao vermos os seios de uma mãe amamentando ou os seios de uma mulher em cena pornô! A primeira cena é divina. Lembra-nos a Mãe de Jesus e nossa mãe. A segunda... Bem, certa vez, quando Jesus pregava para as multidões, uma mulher, do meio do povo gritou: "Feliz o ventre que te gerou e os seios que te amamentaram" (Lc 11, 27).
Por que esse mulher, cujo nome não é mencionado, falou do ventre e dos seios? Porque não falou das mãos que lavaram as roupas ou da voz que ensinou a falar e a rezar? É que ventre e seios são mais privativos. Nem toda pessoa pode fazer o que eles fazem. São exclusivos. Mas Jesus dá um ensinamento muito mais forte.
Diz que há maior felicidade em ouvir a Palavra de Deus e coloca-la em prática. E isso todos nós podemos fazer. Essa afirmação não diminui os méritos de Nossa Senhora, Mãe de Jesus. Ao contrário. A Mãe de Jesus é Bem Aventurada de duas maneiras: a) Gerou e amamentou o Filho de Deus; b) Ouviu a Palavra de Deus e a praticou. A primeira, só Ela pôde fazer. Mas ouvir e praticar a Palavra Eterna, todos podemos.
E há muita gente nesta campanha. Mas ainda tem muita gente na folga. Estou desafiando a esses "folgados" para que entrem no time dos praticantes da Palavra. Na moleza não entraremos no Céu. O caminho é estreito. A porta é apertada. Devemos redobrar esforços. Temos muito o que fazer. E não basta só ouvir a Palavra. Algumas pessoas apenas ouvem e não praticam. Tais pessoas são infelizes também. É preciso ouvir e praticar. Quero rezar nessa intenção!
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Palavra Poderosa:
Concedei-nos a graça de vos ouvir!
Fortalecei-nos na prática de Vossa Palavra!
Como Nossa Senhora, queremos ouvir e praticar!
Este é o segredo da Verdadeira Felicidade!
Ajudai-nos!
AMÉM!
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"O DO MEIO MORRE" (Lc 7,36 - 50).
Pe. Natalício.
Nossa vida, em Minas Gerais, era muito difícil! Antes de mudarmos para o Paraná, em 1968, vivíamos no sertão das terras mineiras. Minha família é pobre, mas era muito mais. Tínhamos fartura... Mas era fartura de fé, de esperança, caridade. Mas tínhamos muitas necessidades financeiras. Não havia muita água. E tínhamos que buscá-la no córrego. Água encanada? Água filtrada? Nem no pensamento! Nem sabíamos disso. Tomar banho? Só de vez em quando...
Todos os dias, no fim da tarde, tínhamos o costume de lavar os pés antes de dormir. Como a água era pouca e éramos 6 irmãos (nasceram mais 2 aqui no Paraná) tínhamos que usar a mesma água para lavar os pés. Mas não podia ser mais de duas pessoas pois a água ficava muito suja. Então meus pais diziam que se três pessoas lavassem os pés na mesma água, o do meio morreria.
Claro que era uma desculpa para trocarmos a água da bacia. Era uma vida muito difícil. Lendo o evangelho notei que Jesus lavou os pés dos seus Discípulos. Deus o exemplo para que pudéssemos fazer a mesma coisa. Mas também observo que alguém lavou os pés de Jesus. Sim. Alguém lavou os pés do Mestre. Lembram-se dessa passagem?
Sabem quem foi a pessoa corajosa que fez essa proeza? Foi uma mulher. Uma Pecadora Pública discriminada por todos. Ela lavou os pés do Senhor com suas lágrimas (Lc 7, 36 - 50). Essa Mulher foi audaciosa: Lavou os pés do Mestre com suas lágrimas; enxugava os pés dele com seus cabelos; cobria os pés dele com seus beijos e os perfumava (Lc 7, 38). Jesus foi criticado por isso.
Mas defendeu a atitude da pecadora. Não apoiou seus pecados, mas aceitou seu arrependimento e desejo de mudar de vida. Meditemos sobre o comportamento de Jesus com a mulher e com aquele fariseu que o convidou para uma refeição. Meditemos também no comportamento do fariseu e no comportamento da mulher. Como você agiria se estivesse no lugar deles? Qual seria sua reação? Meditemos e rezemos juntos!
ORAÇÃO:
Ó Jesus, Mestre e Senhor dos Corações, obrigado por acolher os pecadores!
Obrigado por acolher e perdoar aquela mulher e nos acolher também...
A mulher era pecadora sim, mas provou seu grande amor.
Perdoai-nos e ajudai-nos na conversão e na mudança de vida.
Orientai-nos para não discriminar ninguém....
Não devemos aceitar o pecado.
Mas devemos amar as pessoas, mesmo que
sejam pecadoras!
AMÉM.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"CHAFARIZ RECONFORTANTE" (Jo 19, 25 - 27).
Pe. Natalício.
A dor humana é sempre grande mistério.
O sofrimento instalou aqui o seu império.
O combate à dor é permanente e sério.
Nesta luta, muita gente vai pro cemitério.
Não escapa nem o mandão do Dicastério.
Aqui, a Santa Mãe exerce seu Ministério.
Espada de dor profetizou o Velho Simeão.
Espada é estigma de forte dor no coração.
Para o Egito, fugir da grande perseguição.
O Filho perdido, aos pais, provoca a união.
Um Filho morto na cruz provoca desilusão.
E um filho sepultado provoca triste solidão.
O povo também sofre com tanta epidemia.
Doenças do coração, mentais e epilepsia.
Taras sexuais, doenças genitais e pedofilia.
Ganância pelo poder e procura pela orgia.
Cresce muito, o desânimo medo e apatia.
Quantos cidadãos escravos da economia!
O Povo sofre muito com doença corporal.
Mas sofre também com doença espiritual.
Essa é uma questão bem séria e universal.
Mas o Toque de Mãe reanima e cura geral.
Essa Mãe nos adotou com Amor Maternal.
Colo de Mãe supera qualquer bom hospital.
Na escola do sofrimento devo ser aprendiz.
A Mãe das Dores alivia e restaura cicatriz.
Seu amor elimina as dores e destrói a raiz.
Quem aprende com a dor é bem mais feliz.
A Mãe de Jesus é Rainha e não Imperatriz.
Seu Amor é cascata e não apenas chafariz.
Por todos os lados, reina dor e sofrimento.
Dor forte é Mãe com filho no sepultamento.
A solidão dói muito, fruto do esquecimento.
E o mundo está repleto de dor e fingimento.
Queremos cura para mente e pensamento.
Carinho dessa Mãe é Santo Medicamento.
ORAÇÃO:
Neuróticos, loucos e portador de tumores.
Alcoólatras, nas famílias, fazem horrores.
Tarados, profanos, prostitutos e traidores.
Adúlteros, desempregados e sofredores...
Lá no Túmulo, Aquela Flor entre as flores.
Intercedendo junto ao Pastor dos Pastores.
Curai as mazelas de todos nós pecadores.
Injetei em nós a vitamina dos servidores.
Obrigado, Pai, pela Dia da Mãe das Dores!
AMÉM!
Assinar:
Postagens (Atom)