CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

           
 "CORBAN É UM BEM OU UM MAL?" (Mc 7, 1 - 13).
                                            Pe. Natalício.
                                                             Certa vez conversava com um senhor que foi acusado de trair sua esposa. Perguntei-lhe se era verdade aquilo que diziam dele. Falavam que ele saia de casa todas as noites para as festas, bebia nos bares e lanchonetes. Afirmavam que ele frequentava boates, clubes  e bordéis. Que tinha encontro românticos com mulheres. Perguntei-lhe com severidade se isso era verdade. E ele confirmou tudo e muito mais.
                                                         Fiquei furioso com isso e falei com raiva: Como pode fazer isso? Como pode trair sua esposa, sua família, sua fé, sua religião, sua Igreja e seu Deus? Perguntei se não tinha medo da condenação! Se não tinha medo do inferno. Recordei-lhe as palavras do Compromisso Matrimonial. Se ele não se lembrava  do que prometeu; "amar e ser fiel todos os dias de sua vida". Falei, falei e falei...
                                                         Depois das minhas broncas ele me respondeu friamente: "Padre, eu não estou traindo. Não estou sendo infiel. Eu prometi ser fiel 'TODOS OS DIAS' e estou sendo. Eu só saio à noite. Não assumi esse compromisso para as noites. Durante o dia faço tudo para minha família, mas à noite, não tenho compromisso. Aí me sinto solteiro. Namoro com quem quero. Festo à vontade e volto para casa antes que o sol sai. Sim. Tenho que ser fiel ao que prometi.
                                                         Isso parece uma piada, mas tem coisa pior que isso acontecendo por aí. No tempo de Jesus os fariseus e escribas faziam isso. Usavam a palavra CORBAN num sentido errado. Essa palavra tinha um sentido bom. Era uma forma de declaração de alguma oferta para Deus. Podia se dizer que um bezerro era "corban" e aquele animal estava consagrado a Deus. Isso era uma coisa bonita. Mas algumas pessoas usavam essa palavra com falsidade para não ajudarem seus pais necessitados. Diziam que seus bens eram "corban" e dessa forma não precisavam ajudar seus pais.
                                                         Jesus condenou isso com veemência e recordou uma afirmação do profeta Isaias: "Esse povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim" (Is 29, 13). Mas hoje também tem muita gente de "conversa mole". Muito "papo e pouca ação". Muita gente só de reza e louvação. Devíamos rezar muito, louvar muito, mas também praticar a justiça, a caridade e a misericórdia. Tem muita gente rezando muito e cometendo injustiças. O certo não é parar de rezar. O certo é continuar rezando e melhorar na prática da justiça. Rezemos juntos para nossa conversão!



ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos coerência entre nossas palavras e ações!
- Livrai-nos da falsidade!
- Ajudai-nos a praticar Vossa Vontade!
- Incentivai-nos na caridade com nossos pais!
- Acolhei nossos sinceros louvores!
                                                   AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário