CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


                                   "MATAR DOIS COELHOS COM UMA PAULADA SÓ?" (Mc 2, 13 - 17).
                               Pe. Natalício.



                                                         A expressão "matar dois coelhos com uma paulada só" é ante ecológica. Mesmo assim, seu significado é muito interessante. A expressão afirma que "com um ato só se realiza duas ações boas". Mas porque que tem que matar os bichinhos lindos, símbolos da Páscoa? Nós, aqui em Marilândia, terra da cenoura, preferimos dizer que "com uma cenoura só, alimentamos dois coelhos". Isso sim. É mais educativo.
                                                         Nas terras mineiras, na região onde nasci, havia muitas árvores resistentes e fortes. Uma delas, era o Angelim do Cerrado. Crescia no meio do cascalho e tinha suas raízes encravadas no toá. Sua madeira era resistente ao sol e à chuva. Não era quebrado com facilidade. Era muito recomendado para fazer esteio de casa e palanque de cerca. Tinha que ter um machado especial para derrubá-lo.
                                                         Certa vez, numa tempestade muito forte, caiu uma árvore dessas na beira da estrada. Suas raízes ficaram erguidas e seus galhos foram secando. Um daqueles galhos ficou suspenso quase dentro da estrada e se tornou um perigo para quem viajava à cavalo. O perigo se tornava maior para quem viajasse à noite pois o galho poderia ferir o rosto do cavaleiro ou até furar seus olhos. Todos que passavam por ali diziam a mesma coisa, mas não cortavam aquele galho. Até que um dia...
                                                          Um Senhor Carpinteiro, conhecido na região, passando ali, cortou aquele galho e levou para sua casa. Era um galho muito torto. Olhando aquilo era muito esquisito. Mas o Carpinteiro, com esmero e sabedoria fez uma linda obra. Fez uma canga para sua junta de bois. Era uma canga bem feita, própria para suportar o cabeçote do carro. Aqueles bois que suportam o varão do carro são chamados de "bois de coice". A canga para esses bois tem que ser muito especial. Não é qualquer madeira que serve.
                                                           Podemos dizer que aquele Carpinteiro, "com uma cenoura só, tratou de dois coelhos": Tirou o galho que poderia ferir alguém e fez uma peça de arte muito útil no trabalho com carro de bois. Contando isso, fico recordando o que fez Jesus com Levi. Levi ou Mateus. É a mesma pessoa com nomes diferentes. Um nome de origem judaica e outro de origem grega. Era um cobrador de impostos que vivia fraudando as pessoas. Jesus o convoca para ser seu seguidor. "Vem e segue-me" (Mc 2, 13 - 17). O tal Explorador do povo seguiu a Jesus e se tornou um Servidor. Com isso podemos dizer que Jesus "alimentou dois coelhos com uma cenoura só". Isso é um ato de inteligência. Isso é Graça de Deus. Precisamos aprender transformar cocô em adubo. É preciso crescer com as críticas, calúnias e sofrimentos. Rezemos!


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Iluminai-nos para acreditarmos sempre na conversão das pessoas!
- Dai-nos sabedoria para transformar derrotas em vitórias!
- Fortalecei-nos no processo de nossa conversão!
- Transformai os exploradores em servidores do povo!
- Acolhei nossa gratidão pela escolha do Publicano Levi...
                                                                                   AMÉM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário