CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 5 de dezembro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       
 "O RETIREIRO" (Mc 6, 30 - 34).
                          Pe. Natalício.

   
                                                                   Normalmente chamamos de "retireiro" o homem que cuida de uma fazenda de criação de animais. Que trabalho importante! Mas hoje quero falar do "RETIREIRO" que cuida de sua vida espiritual. Esse retireiro não cuida do rebanho dos outros, mas cuida de si mesmo. É muito interessante esse retiro. Na verdade é uma retirada para se isolar dos corre-corres da vida. Todos nós devemos fazer isso de vez em quando.
                                                                    Antes da minha ordenação diaconal fiz uma semana de retiro. Antes da ordenação presbiteral também. Mas a primeira foi mais emocionante. Fiquei uma semana inteira na casa de um casal idoso em Arapongas, na Vila Araponguinhas, perto da Arque Diaconia Santa Cruz. Foram dias maravilhosos. O casal me acolheu com carinho. Não havia mais ninguém na casa. Não havia barulho. Havia um quarto reservado só pra mim. Ali, dediquei-me à oração, leituras bíblicas e meditação. Meu Diretor Espiritual fazia contato comigo e orientava-me. Foram dias de repouso, descanso e fortalecimento espiritual. Fez muito bem à minha missão.
                                                                     Jesus Cristo nos ensinou isso quando planejou levar seus Discípulos para um lugar deserto para descansarem um pouco. Eles tinham voltado de uma grande missão. Jesus os tinha enviado dois a dois para visitar as cidades e aldeias. Certamente, voltaram cansados e precisavam refazer as energias.  Jesus mostrou, assim, ser misericordioso também com seus Discípulos (Mc 6, 30 - 34). Claro que naquele dia não deu certo. Quando eles chegaram no tal lugar deserto já tinha gente para ser atendida e a missão continuou. Mas ficou provado que Jesus deseja que façamos retiros.
                                                                      Todos nós, padres que atuamos na Diocese de Apucarana, temos um Retiro Anual do Clero. O Senhor Bispo não permite que faltemos. Eu sou um dos que gosto muito disso. O Retiro espiritual é necessário para que possamos melhorar nosso atendimento ao povo e para nossa Santificação. Todos os padres devem participar. Mesmo por que nossas Paróquias pagam todas as despesas independente de irmos ou não ao retiro. Se eu não participar do Retiro estarei ofendendo minha comunidade em dois sentidos: a) O dinheiro da comunidade é desperdiçado; b) Meu atendimento ao povo não é aperfeiçoado e vai até piorando.
                                                                       Mas, na verdade, todos nos seguidores de Jesus (os cristãos) devem fazer retiros de vez em quando. Por isso é que existem os encontros do Cursilho, do ECC, da Renovação Carismática, dos Marianos, do Apostolado da Oração, dos Jovens, da Catequese, dos Diáconos e Ministros. Por favor, não negue um convite desses e, se não for convidado, se ofereça para fazer o encontro. Vá atrás, se preocupe. Não permita ficar fraco espiritualmente. Ficando fraco o inimigo poderá derrubar você. Não. Não permita uma desgraça dessas. Rezemos juntos!



ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Orientai-nos para Vossos Retiros Espirituais!
- Dai-nos sede de aprofundamento nas Vossas Coisas!
- Abençoai nossos descansos e repousos!
- Não permitas nosso relaxamento espiritual!
- Aceitai nossa gratidão pela atenção que Jesus tem por nós!
                                                                                        AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário