CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         
"VERBO INTRANSITIVO" (Jo  1,  1 - 18).
                                            Pe. Natalício.

                                                                     Meu curso médio foi Técnico em Magistério. Iniciado no Colégio Ivaiporã e concluído no Colégio Nilo Cairo em Apucarana. Devido a minha infância pobre do interior não tive escola primária. Meus pais não me colocaram na escola. Por isso, tive muitas dificuldades na sequência dos estudos. Uma das matérias que mais apreciava, no currículo, era Gramática da Língua Portuguesa.
                                                                       Tive bons professores e bons livros que me ajudaram muito. Um livro que foi muito importante, chama-se: "Novíssima Gramática da Língua Portuguesa," do escritor Domingos Paschoal Cegalla, natural de Santa Catarina e grande autoridade no assunto. Esse livro foi recomendado pelo professor Sílvio, que muito me orientou!
                                                                      Estudando a língua portuguesa, aprendi algumas coisas importantes ao escrever um texto. Aprendi que um conjunto de palavras é chamada de "oração" e a palavra mais importante é chamada "verbo". É uma palavra forte que dá sentido à frase. Se tira-la, teremos dificuldade de entender o que foi escrito. Aprendi, também, que existem várias formas e tempo do verbo. Há o verbo de ligação, verbo transitivo e verbo intransitivo. Os verbos transitivos exigem um complemento que pode ser direto ou indireto. Podem ser direto e indireto ao mesmo tempo. Quando isso ficou claro na minha cabeça, facilitou-me, mais ainda, escrever redações que eram muito exigidas e que eu gostava de fazer!
                                                                      A função do verbo é tão importante, que o Evangelho de São João, ao falar de Jesus, afirma que: "O Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós" (Jo  1, 1 - 18).  Traduzindo esse pensamento, percebemos ação do verbo intransitivo: "A Palavra se encarnou". É uma frase completa. Não exige complemento. Deus se tornou um de nós. Não exigiu nada de nós. Assumiu nossas dores, simplesmente por Amor! Armou sua tenda entre nós! Veio dar sentido à nossa vida, fria e vazia! Deus se fez humano e essa é a Maior Notícia que o mundo todo deve saber!
                                                                       No último dia do ano a Igreja sempre procura celebrar este fato. É a grande notícia que abre o Ano Novo! Gostaria que essa notícia fosse publicada em todos os jornais do mundo! O Senhor do Universo, Criador de tudo, está entre nós! Não tenho todos os jornais do mundo, mas até onde posso chegar, não me canso de publicar essa Verdade! Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:

 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Ajudai-nos a ouvir e praticar a Vossa Palavra!
- Fazei-nos entender melhor o Mistério da Encarnação do Vosso Filho!
- Não permitas que fique esquecido o Carinho que o Senhor tem por nós!
- Fortalecei-nos na Missão de divulgar, sempre, que o Vosso Filho habita entre nós!
- Confirmai nossa louvação pela presença do Salvador entre nós!
                                                                                                  AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário