CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 13 de julho de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


         


                                                    "CAIXA DE OSSOS" (Gn 49, 29-32; 50, 15-26a).
                                                                                                                            Pe. Natalício.


                                                    Durante nossa peregrinação pra Jerusalém, passamos primeiro na Turquia. Chegamos em Istambul no dia 27 de maio de 2013, dois dias antes de completar meus 25 anos de ordenação sacerdotal. Passamos o dia 28 nesta grande cidade que é a antiga Constantinopla. Seus muros fazem parte das atrações turísticas. Visitamos também a Igreja de São Jorge e fizemos um passeio de barco pelo Mar de Mármara. Istambul não é a capital da Turquia mas é cidade muito importante devido a área portuária e todo o serviço de aviação além das atrações turísticas.
                                                    No dia 29 de maio, o dia em que completava 25 anos de Padre, fizemos uma longa viagem. Saímos de Istambul e fomos para a região da Capadócia. Fomos pousar na cidade de Havanos. Era o fim de tarde e a noite já chegava. Mas antes de chegar em Havanos, passamos em Ankara. Essa é a capital dos turcos. Ali, fizemos visita a uma construção moderna em alto estilo em homenagem aos fundadores da Turquia. É uma construção extraordinária. Vários corredores e salas onde estão expostos objetos históricos. Também há salas onde são apresentados filmes sobre aqueles heróis.
                                                      No lugar mais importante da construção, vimos o local onde estão guardados os restos mortais dos criadores do País Turco. Algumas pessoas de nossa caravana até fizeram fotos ali. Fiquei a refletir sobre os ossos que estariam ali dentro. Lembrei-me de Aparecida do Norte onde há um local onde são guardados os restos mortais dos missionários redentoristas. Uma caixa para cada herói com o nome e a data de nascimento e de morte. Recordei ainda de um pedido de José do Egito, bisneto de Abraão. Depois de ter socorrido seu pai e irmão da fome e traze-los para habitar nas terras do Egito, chegara ao fim dos seus dias. Antes de morrer, sepultou seu pai Jacó (Israel) e deu ordens para seus irmãos:
                                                       “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: ‘Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco’, José morreu, completando cento e dez anos de vida" (Gn 49, 29-32; 50, 15-26a). Será que quando Moisés libertou o povo e o levou pelo deserto para a Terra Prometida alguém se lembrou de levar os ossos de José? Ele pediu. A promessa foi assumida pelos irmãos. Mas depois de muito tempo não teria ficado no esquecimento? Facilmente isso acontece.
                                                         Tenho insistido muito neste sentido. Não podemos desprezar a memória dos nossos pais. Mas a vida moderna é propensa ao esquecimento. Vivemos num agitamento total. Estamos muito preocupado com o momento presente. Um grupo menor se preocupa com o futuro. Mas há uma tendência para esquecer o passado. Há até um certo deboche às costumes e tradições do mais antigos. Isso é um grande perigo. Desprezar  a história é ficar sem chão, sem alicerce. Um povo assim é como folha seca que o vento leva pra qualquer lugar. Devemos conservar os valores adquiridos ao longo da história. Quem conserva os valores da história conquista um futuro belíssimo. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que esqueçamos os valores do passado!
- Dai-nos sabedoria para repassarmos os valores herdados!
- Fazei que as gerações futuras não se esqueçam de nós!
- Ajudai-nos a sermos referências para nossos descendentes!
- Recebei nossa homenagem pelo testemunho dos Patriarcas...
                                                                                           AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário