CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



 
       


                                                                          "SAPATO NA MÃO" (Ex 3, 1-6.9-12).
                                                                                                                                           Pe. Natalício.



                                                                          É muito comum ouvirmos expressões como essa: "Vou colocar um sapato no pé" ou outra como essa: "Põe o boné na cabeça e vamos logo". Claro que o sapato se coloca no pé e o boné na cabeça! Não se coloca o sapato na cabeça nem o chapéu no pé! Mas em Istambul é normal ver as pessoas com sapatos na mão. Não é que as pessoas usem os sapatos como se fossem luvas. Mas é um ritual obrigatório tirar os sapatos, quando entramos nas mesquitas. Quanto estive naquela cidade visitei algumas e tirei os sapatos para poder entrar.
                                                                           Nas portas ficam algumas pessoas orientando os turistas. Quem já está acostumado age naturalmente. Mas muita gente despercebida precisa ser orientada. Nos degraus da entrada há grandes caixas com algumas sapatilhas de plástico próprias para aquele momento. A troca é feita ali mesmo e toda pessoa entra com os sapatos na mão. As mulheres colocam véus e os homens tiram o calçado. Esse ritual não é apenas por questão de higiene para não deixar poeira no carpete, mas tem um valor religioso. Se deve respeitar aquele chão, pois é um lugar sagrado!
                                                                            Isso nos remete ao Livro do Êxodo, Segundo Livro da Bíblia quando Moisés estava no deserto cuidando das ovelhas de seu sogro. Deus se manifestou a ele na sarça ardente. Mas aquela erva não se consumia. O pastor então se aproximou para ver o que acontecia. Mas foi orientado para tirar as sandálias. Vamos ler o textos:
“Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. Essa ordem do céu tem muitas interpretações. Uma delas que Deus estava advertindo Moisés que o povo é santo e que não deve ser oprimido.
                                                                            De fato, foi ali que o Senhor Deus deu a ordem para ir ao Egito e libertar o Povo de Israel. Vejamos o final da conversa de Deus com o Genro de Jetro:" Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”.  E Moisés disse a Deus: 'Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?' Deus lhe disse: 'Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha"(Ex 3, 1-6.9-12). Deus ouviu e viu o clamor do seu povo e "desceu" para socorrer.
                                                                             Sarça queimando representa o povo sofrendo. Deus se manifesta no sofrimento do povo. É como de diz na música: "No grito que vem do meu povo, escuto de novo, chamando por mim". Tirar a sandália significa que o povo deve ter respeito. Podemos perceber que esse texto é vocacional. Todos nós devemos ficar atentos nos acontecimentos. Por meio deles Deus nos fala. Pode nos convidar para contemplar ou para louvar. Mas pode nos chamar para uma missão libertadora. Devemos ficar atentos. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA....


ORAÇÃO:

Ó
Deus Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos indiferentes ao Vosso Chamado!
- Fazei-nos atentos ao acontecimentos da História!
- Tornai-nos atentos e preocupados com o sofrimento do Vosso Povo!
- Dai-nos força e sabedoria para colaborar no processo de Libertação!
- Acolhei nossos louvores pelo Vosso Poder Libertador....
                                                                                 AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário