CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



                            
 
                                                                  "DE BETÂNIA A JERUSALÉM" (Êx 11, 10-12,14).
                                                                                 Pe. Natalício.

                                                                   Betânia é a cidade onde morava Lázaro com suas irmãs Marta e Maria. Jesus frequentava muito esse lugar. Foi ali que foi comer na casa de Simão e a mulher pecadora chorou aos seus pés. Foi muito emocionante passar ali! Entramos no túmulo de Lázaro e visitamos a igreja construída no local onde teria sido a casa das duas irmãs. A cidade é dividida entre os palestinos e israelitas. Há um muro dividindo a cidade. Betânia e Jerusalém não estão distante uma da outra. Há uma boa pista asfáltica e com muito tráfego. Havia muita emoção quando passamos ali pela primeira vez.
                                                                   Certo dia saímos de Jerusalém e fomos até Belém, onde rezamos uma missa. Na volta, ao passar naquele trecho de estrada, pude ver algumas ovelhas ou carneiros sendo conduzidas por um pastor. Havia tanto carinho naquele trabalho que pensei no que Jesus falou sobre o Bom Pastor. Observei aquela cena e lembrei de João Batista que apresentou Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa afirmação tem tudo a ver com o que Moisés e Aarão fizeram para libertar o povo israelita no Egito. Todo o ritual está descrito no livro do Êxodo. Vamos conferir?
                                                                   "Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: Deveis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a Comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. Não comereis dele nada cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vís­ceras. Não deixareis nada para o dia seguinte: o que sobrar devereis queimá-lo ao fogo".
                                                                      O sangue daquele sacrifício, podemos assim dizer, que era um anúncio do que iria realizar o Sangue de Jesus. O Sangue de Jesus tem poder. Pode nos libertar. Vejam o valor desse sinal para o Povo de Israel. "Naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua" (Êx 11, 10-12,14).
                                                                       Se era importante o sangue de carneiro ou de cabrito, imaginem que valor tem o Sangue de Jesus.... Pudemos perceber, em Israel, em alguns quartos de hotéis, há uma pequena tira de madeira pregada no batente da porta de cada quarto. Dizem que aquilo é um sinal relacionado com o que aconteceu no Egito. É uma forma do cidadão judeu se identificar. Naquele quarto está um judeu. Nós também. Devemos valorizar nossos sinais. Claro que a Eucaristia está acima dos sinais. Não é só um sinal! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos indiferentes com relação à Eucaristia!
- Ajudai-nos a seguir Vossas Orientações Libertadoras!
- Dai-nos fome e sede de Eucaristia!
- Fazei que todos os povos sejam libertados pelo Sangue de Jesus!
- Aceitai nossa gratidão pelo Vosso Plano Libertador...
                                                                                                             AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário