"ESCRAVIDÃO NA OLARIA" (Ex 1,8-14.22).
Pe. Natalício.
No Roteiro da Fé, em direção a Jerusalém, promovido pela Operadora de Turismo "Século XXI", passamos pela Capadócia. Ficamos hospedados num hotel da cidade de Havanos e, dali, saímos para visitar as cavernas onde viveram muitos dos nossos Santos e Santas. Capadócia quer dizer terra de lindos cavalos. Na verdade não vimos muitos cavalos. O que não falta naquela região são montanhas vulcânicas e cavernas escavadas naquelas rochas. Foi ali que muitos cristãos viveram a fé quando foram perseguidos.
Nos fundos do hotel onde estávamos, havia um rio. Nosso guia Óscar nos informou que aquele rio se chama "Rio Vermelho" devido ao trabalho das olarias. Mostrou-nos alguns casarões antigos afirmando que, nestas margens de rio, mesmo antes de Cristo, havia muito trabalho escravo. Quanta gente morreu sofrendo nesta região. As pessoas passam, mas o rio continua aí até hoje. Quantas famílias sofridas! Quantas crianças abandonas e famintas! Foi ali que visitamos uma loja de cerâmica. Obra de arte...
No começo do Livro do Êxodo, segundo livro da Bíblia, encontramos uma história muito triste referente ao povo de Israel. Tempos depois que Jacó e seus filhos foram morar naquelas terras, o governo do Egito ficou com medo do aumento dos descendentes israelitas e tomaram algumas medidas dolorosas. Primeira decisão: "Estabeleceram inspetores de obras, para que os oprimissem com trabalhos penosos; e foi assim que ele construiu para o Faraó as cidades-entrepostos Pitom e Ramsés".
Mas os israelitas continuavam fazendo muitos filhos. Então tomaram outra decisão: "Impuseram-lhes uma dura escravidão e tornaram-lhes a vida amarga pelo pesado trabalho da preparação do barro e dos tijolos, com toda a espécie de trabalhos nos campos e outros serviços que os levavam a fazer à força". Como se não bastasse, o Faraó deu uma terceira ordem muito drástica: "Lançai ao rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas" (Ex 1,8-14.22).
Quanta maldade! A Bíblia não registra quantas crianças foram afogadas no rio. Mas não importa. Mesmo que tenha sido só uma! É satânico este comportamento. Lembro-me do que Herodes fez com tantas crianças inocentes em Belém, no tempo de Jesus criança! Mas coisas assim continuam até hoje. Os governantes continuam promovendo Carnaval, Copa do mundo de futebol, Olimpíadas, etc. enquanto nossas crianças estão precisando mais atenção. "Menores Abandonados" é o nome de uma música do Pe. Zezinho, falando disso. Quando puder, ouça. Tem muitos Faraós e Herodes por aí. Mas eu creio na união das pessoas de bem. Sei que poderemos reverter! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA....
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que as crianças continuem sofrendo injustiças!
- Abençoai todo o trabalho feito com as famílias e crianças!
- Ajudai-nos a destruir todo tipo de escravidão!
- Fortalecei todas as famílias que sofrem opressão!- Abençoai todo o trabalho feito com as famílias e crianças!
-Aceitai nosso louvor pelas famílias que geram e educam filhos para Vós...
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário