"CARA ESFOLADA" (Ex 33,7-11; 34,5b.28).
Pe. Natalício.
No meio do meu grupo de coroinhas há um menino que se chama Jhonny. Filho do Dionísio e da Márcia e moram na Diaconia Imaculada Conceição, aqui em Marilândia do Sul. É um menino muito esperto e dedicado. Gosta de ajudar nas coisas da Igreja e da comunidade. Sempre disposto e muito religioso. No ano passado, na visita pastoral do Senhor Bispo, prometeu publicamente que vai ser padre. Além de ser coroinha também me ajuda nos programas da Rádio Estrela da Manhã. Agora já tem seu próprio programa. Todos os sábados, às nove da manhã, ouçam o "Show da Criança".
Dia desses, Jhonny chegou na Rádio com a "cara esfolada". Pensei num monte de coisa. Quando lhe perguntei, ele me respondeu: "Tava jogando bola e cai na quadra". Fiquei a imaginar a cena daquele menino frágil caído com a cara no chão! Sei que há muitas razões para colocar a cara no chão. Uma delas é essa do esporte. Há ainda outro que é a dominação dos carrascos de guerra humilhando os soldados capturados. Mas há, ainda, outra que acontece nas mesquitas dos muçulmanos.
Nos primeiros dias de nossa estadia em Istambul, em peregrinação para a Terra Santa, entramos numa mesquita famosa. Havia muita gente ajoelhada, com o rosto no chão e rezando numa voz cantada. Era interessante de ver aquele ritual. Percebi que era uma forma de louvor ao Deus do Universo. Notei que havia homens de todos os tipos. Observei que havia gente de alta posição social. Era comprovado pelo uso de gravata, ternos e sapatos finos.
Aquela forma de rezar me fez lembrar de Moisés na tenda de Reuniões, no deserto. Podemos comprovar isso no Livro do Êxodo. Leiamos: "Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e, prostrado por terra, disse: 'Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua'" (Ex 33,7-11; 34,5b.28). Moisés curvou até o chão para fazer um pedido em favor do povo.
Fico a refletir sobre nossas maneiras de rezar. Há muita falta de respeito nas nossas igrejas. Falta mais formação religiosa e espiritual. Nosso encontro com Deus deve ser mais respeitoso e solene. Afinal é um encontro com alguém muito especial. Quando banalizamos este encontro, não recebemos as graças de que precisamos e esperamos. O povo deve ser mais orientado nesse sentido. A mística é fundamental em nossa vida espiritual. Creio nisso! Prego Isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos relaxados na prática da oração!
- Fortalecei, em nós, o espírito de oração!
- Tornai-nos mais místicos em nossas preces!
- Ensinai-nos a pedir mais para os outros e menos pra nós!
- Recolhei nossos louvores pela vida espiritual de Moisés....
AMÉM.
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos relaxados na prática da oração!
- Fortalecei, em nós, o espírito de oração!
- Tornai-nos mais místicos em nossas preces!
- Ensinai-nos a pedir mais para os outros e menos pra nós!
- Recolhei nossos louvores pela vida espiritual de Moisés....
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário