CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



     

 
 
                                                                       "TORA DE PEROBA"  (Cl 1, 9-14).
                                                                                                                            Pe. Natalício.



                                                                      Corria o ano de 1971. E eu morava com minha família no interior do município de Ivaiporã. Todos os domingos frequentava a capela Imaculada Conceição da Serrinha. Essa comunidade pertencia à Paróquia de Jacutinga. Hoje, ainda existe um resto daquela capela de madeira. Mas, por ter poucos moradores, não funciona mais. Foi ali que minha vida de Igreja teve grande impulso! Comecei a frequentar a Congregação Mariana e coordenava um grupo de famílias vizinhas da nossa. Era a Igreja Base Sagrado Coração de Jesus.
                                                                        Naquele ano nossa família estava de luto pela morte da minha vó Cassiana, mãe da minha mãe. Tenho ainda uma foto daquele tempo. Eu era um rapazinho de 17 anos. Estava bem moreno pelo sol tomado no trabalho da roça. Podemos até notar, no bolso da camisa que usava, uma tarja preta como sinal do luto pela morte da vovó. Eu estava encostado num esteio do alpendre da escolinha que havia naquela comunidade da Serrinha. Naquele menino caipira, queimado pelo sol, estava o futuro Padre que celebra 25 anos de ordenação neste ano!
                                                                         Aquele rapazinho de sapato rústico ainda não havia frequentado escola. Não tinha diploma. Mas tinha uma família de fé e de caráter! Não tinha vaidade e sabia respeitar as pessoas. Ali estava algo como se fosse uma "tora de peroba" que iria ser trabalhada para se tornar uma grande obra. Ou, como diz a Sagrada Escritura, era o barro a ser trabalhado pelo oleiro. Somos todos chamados a fazer progressos na caminhada espiritual. O Apóstolo Paulo fala muito sobre isso. Na Carta aos Colossenses quero destacar o seguinte:
                                                                         "Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância"  (Cl 1, 9-14). É um dever crescer no conhecimento de Deus! Devemos ser animados de muita força, de muita paciência e constância. Mas também devemos produzir frutos em boas obras. Já se passaram 42 anos e as obras continuam se multiplicando! As maiores podem ser vistas nas famílias e comunidades.
                                                                          Fazendo uma retrospectiva dessas quatro décadas, percebo o quanto Deus agiu naquela "tora de peroba".  São tantas as obras realizadas que não consigo contar. Não é mérito meu. É 99 por cento Graça de Deus. Eu tive e tenho a liberdade de aceitar ou não a ação de Deus em mim. Então posso dizer que tenho 1 por centro de participação neste processo. Mas ficou claro que toda parceria entre Deus e o ser humano dá resultado! Creio nisso! Prego isso. Trabalho pra isso. E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que recusemos Vossa Ação em nós!
- Fazei-nos disponíveis para o crescimento em boas obras!
- Conservai nosso progresso no conhecimento do Senhor!
- Despertai em todos nós grande desejo de crescermos em santidade!
- Aceitai nossa gratidão pela Vossa Graça agindo em nós...
                                                                                                                         AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário