"FERNANDO E ANA CARLA" (Am 2, 6-10. 13-16).
Pe. Natalício.
Desde o dia 15 de junho que sou Pároco aqui em Jardim Alegre. Estou vivendo uma experiência maravilhosa! O povo é acolhedor e tem uma bela história religiosa. Eu sou o décimo segundo Pároco desta Paróquia Nossa Senhora do Rocio. Estou fazendo os meus primeiros trabalhos na comunidade. Na verdade, minha primeira atividade aqui como Pároco, foi na tarde do dia da posse. O funeral do senhor Onofre! Um batalhador da comunidade! Era o responsável do Dízimo da Comunidade Santa Luzia do Conjunto Pachuski.
Já rezei algumas Missas, atendi alguns doentes, atendi algumas pessoas na Casa Paroquial e já visitei a Diaconia Nossa Senhora Aparecida do Bairro dos Baianos. Mas foi só no décimo segundo dia de Pároco (28 de junho), que celebrei o meu primeiro casamento. Era o casal Fernando e Ana Carla. Pude perceber a alegria daquele casal e minha alegria também! Na hora da homilia, recordei uma frase famosa de São João Paulo II sobre a família: "O futuro da humanidade passa pela família"! Após o juramento da aliança, disse-lhes sobre a importância do que acabaram de fazer.
Aliança de amor e fidelidade entre um homem e uma mulher, jurada em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é celebração muito séria. O Nome de Deus Trino foi usado como prova desta aliança. Esso significa que a infidelidade é jogar o Nome Santo no lixo. Quem trai não ofende só a pessoa com quem casou, mas despreza o nome Santo do Senhor. O segundo Mandamento da Lei afirma para não tomar o Santo Nome em vão! Esse Ensinamento continua válido apesar das doutrinas pagãs. É muito triste acompanharmos os meios de comunicação divulgando comportamentos profanos contra a família.
A Palavra Sagrada condena fortemente esses comportamentos. No Livro do Profeta Amós, entre tantas barbaridades cometidas pelo povo de Israel, fala-se de pai e filho relacionarem-se sexualmente com a mesma mulher. "Vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus"...
O Senhor Deus não permite essas coisas e anuncia um futuro doloroso. Voltemos ao texto: "Vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor" (Am 2, 6-10. 13-16). Acredito que muita gente não conhece esta Palavra. Alguns que conhecem, devem achar que não é verdade. Acredito que os dois grupos precisam ser Evangelizados!
Acreditamos que Deus é Eterno e a Sua Palavra também! Jesus afirmou que o Céu e a Terra passarão, mas a Sua Palavra permanecerá eternamente. Sendo assim o futuro doloroso anunciado sobre Israel, continua valendo pra nós também! Portanto, diante de tantos comportamentos perversos da sociedade de hoje, não dá pra esperar um futuro promissor. Deve haver uma conversão urgente e geral! Não é preciso esperar muito, já estão acontecendo coisas terríveis. Quantas mortes horríveis e doenças desconhecidas! Quantas mortes no trânsito, nas festas e baladas. Enquanto isso, a Igreja continua fazendo o seu trabalho. Continua anunciando o Evangelho libertador. A mudança vai acontecer, mais cedo ou mais tarde! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos seduzidos pelas doutrinas pagãs!
- Libertai-nos da ânsia dos prazeres pecaminosos!
- Fortalecei a Obra da Igreja no processo de conversão!
- Perdoai-nos pelas vezes que descuidamos na prática de Vossa Palavra!
- Aceitai nossos louvores pelo testemunho corajoso dos Profetas!
AMÉM!