CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       
                    "ÁRVORES SECAS" (Ap 3, 1-6. 14-22).
                   Pe. Natalício.
                                                                Estando de folga, passei pela cidade de Bandeirantes, no norte do Paraná. Recordei de um dos meus professores de Teologia, que morava nesta cidade! Frei Justino era Franciscano e lecionava na Teologia no Seminário de Londrina. Isso foi lá pelos anos de 1984. Estive na Praça da Igreja no horário de sol bem quente. Sentei de baixo de uma árvore e rezei o meu Terço. Enquanto rezava fiquei a contemplar duas árvores secas ali na praça. Estavam secas mesmo! Parte do tronco, já estava até sem casca! Mas havia outras árvores com folhas e flores perfumadas!
                                                                 Queria entrar na Igreja para fazer minhas orações. Mas estava fechada para as reformas. Perguntei a um pedreiro onde estavam sendo celebradas as Missas. Informou-me que era no salão paroquial ali ao lado. Entrei e fiquei por algum tempo. Uma senhora negra estava fazendo oração, informou-me que havia Missa, as sete da noite. Lá estava eu, participando da Eucaristia! Quem presidia era um Padre também negro, cujo nome é Nelson. Percebi que a comunidade está viva e dinâmica. Não só pela reforma do Santuário, mas também pelas várias atividades comunicadas no final da Missa. Inclusive motivação para a novena de Natal deste ano.
                                                                 Fiquei a refletir sobre a cena daquelas árvores secas e a vida cristã na comunidade. Como aquelas árvores secas, muitas comunidades estão desanimadas ou mortas. Em Jardim Alegre vivemos situação semelhante. Já tivemos muitos grupos de vivência. Mas abateu o desânimo e muitos grupos morreram. Nesse sentido, marcamos uma Assembleia Paroquial no Centro de Pastoral. Desejamos organizar bem as Novenas de Natal, para que os grupos de novena, continuem depois com os Grupos de Vivência. Queremos, viver a vida comunitária como os primeiros cristãos, descrito no início do Livro do Ato dos Apóstolos. Este também é o desejo da CNBB, expresso no documento numero 100. Nosso Bispo Dom Celso, insistiu sobre isso, na Assembleia Diocesana de Evangelização realizada no último dia 8 de novembro deste ano.
                                                                   No início do Livro do Apocalipse, encontramos algumas advertências, sobre a vida cristã em algumas comunidades. Em Sardes, havia forte desânimo e o recado para aquele povo foi o seguinte: " Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te!" A comunidade de Laodicéia, tinha perdido o fervor, estava como diz o ditado popular: "Água morna". Pra essa comunidade o recado foi o seguinte:
                                                                  "Conheço a tua conduta, nem és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. Tu dizes: 'Sou rico e abastado e não careço de nada', em vez de reconhecer que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu!" (Ap 3, 1-6. 14-22). Percebemos que as duas comunidades estavam vivendo desanimadas. Esse é um problema que enfrentamos também hoje. Como Ministros e Ministras de Jesus Cristo, devemos acordar e dinamizá-las! Acordar pode significar: DAR COR. Deixar a comunidade viva, colorida, alegre. Com o nosso trabalho, Jardim Alegre vai ficar mais alegre ainda! Vai ficar animado e colorido! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO:
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que o desânimo continue contaminando!
- Fazei nossas comunidades cada vez mais vivas e animadas!
- Dinamizai nossas lideranças para os trabalhos missionários e comunitários!
- Perdoai-nos pelas vezes que deixamos nos contaminar pelo desânimo!
- Aceitai nossa gratidão pelos grupos de vivência que continuam vivos!
                                                                                                                      AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário