CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


Foto          
Obs.: Esta mensagem já foi publicada em  29 - 12 - 2010 - Boa Leitura!

                   "VELHO É TRAPO" (Lc 2, 22 - 35).
        Pe. Natalício.
 
                                                           Nos tempos que fui Pároco em São João do Ivaí, minha primeira Paróquia, Minha Diocese (Apucarana), realizou uma pesquisa sobre a atuação da Igreja. Foi muito interessante toda aquela movimentação! Foi um olhar para nós mesmos, nosso trabalho e nossa fé. Uma das perguntas era sobre o Padre. Quais as reclamações que o povo tinha. Onde o Padre devia melhorar? Como o Padre devia atender o povo, etc...
                                                            Sempre gostei de ouvir as opiniões das pessoas sobre nosso trabalho. Até mesmo Jesus perguntou aos Discípulos o que o povo dizia dele. Gosto muito de ouvir os elogios, mas valorizo muito as observações negativas sobre meu comportamento. Essas observações me ajudam a melhorar, a crescer! Gosto muito de dizer: "Os elogios dirigidos a mim, fale-os para o povo. Os meus erros conte-os a mim". Ajude-me a melhorar...
                                                             No dia que fomos tabular o resultado da pesquisa, pegamos folha por folha, item por item e fomos somando. Notei que havia uma observação sobre mim. Dizia assim: "Padre Natalício não gosta de velhos. Velhos não servem nem para ser padrinho de Batismo". Fiquei intrigado com aquilo!
                                                              Pensei! Pensei e pensei. Porque disseram aquilo de mim? Sempre tive um carinho muito grande com as pessoas idosas. Rezava Missa todos os meses no Asilo São Lourenço, visitava as pessoas idosas que não podiam vir à igreja e as ungia na Semana do Enfermo. Sempre tive muito carinho com pessoas idosas inclusive meu pai e minha mãe. Qual era a procedência daquela crítica???
                                                              Só mais tarde compreendi o significado. É que nos encontros de preparação para o batismo eu "aconselhava" os pais não convidarem os avós das crianças para serem seus padrinhos. Poderiam ser escolhidas outras pessoas diferentes. Os avós já tem cuidados com seus netos. Não precisam acumular funções. Eu mesmo fui batizado por meu avô, pai do meu pai. Quando ele faleceu, perdi o avô e o padrinho. Isso era apena um conselho. Não era lei ou norma, mas alguém entendeu assim.
                                                              A pessoa idosa é muito importante. "Velho não é trapo"! Vejam o testemunho que o Velho Simeão deu no Templo em Jerusalém.  Sua fé e sua vida; suas palavras e suas profecias foram tão importantes que São Lucas registrou no seu Evangelho (Lc 2, 22 - 35). O Ancião estava ali na Casa de Deus esperando a realização das Santas promessas. Sua história é um alerta para todos nós. 
                                                             Para as gerações futuras. É um modelo de perseverança, fé e esperança. Todos nós, especialmente as pessoas idosas, devemos seguir o exemplo deste Profeta. Não gosto de gente desanimada. É muito triste encontrar pessoas idosas dizendo que já fez tudo o que tinha para fazer, que agora é a vez dos jovens, que estão cansados... Quero rezar hoje pela Pastoral da Pessoa Idosa e pelos idosos que continuam na ativa, no serviço da comunidade e da Igreja...


ORAÇÃO:

 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Iluminai-nos para assumirmos nosso lugar na comunidade!
- Fortalecei-nos para nunca cansarmos na Vossa Missão!
- Orientai-nos para não impedirmos a entrada de novos missionários!
- Sacudi-nos para não nos acomodarmos na Vossa Obra!
- Aceitai nosso louvor pelo trabalho das Pessoas Idosas...
                                                                                  AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário