CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA pE. NATALICIO.

        
"OLHE O RABO DELE" (Lc 6, 39-42).
                                             Pe. Natalício.
                                                                 

                                                       Em 1968, quando vim com minha família, de Minas para o Paraná, fomos plantar roça. Numa propriedade de 5 alqueires em Jacutinga, no Município de Ivaiporã, plantávamos milho e feijão. Também, arroz, mandioca, amendoim, batata, cana de açúcar... Agricultura familiar. Na hora de colher o milho, era aquela festa! Depois de ter as espigas todas num único monte, o armazém que comprava mandava o caminhãozinho com a máquina debulhadora. Era preciso muita gente (ao menos 8 pessoas) para dar conta de alimentar aquela "coisa".
                                                    Mas, era muito interessante o trabalho em equipe! O monte de espigas ia se transformando em pilha de sacos de 60 quilos. Na hora do almoço, cada um com sua marmita, sentava-se em alguma sombra e triturava o banquete. Em seguida podia até tirar um cochilo. Certa vez vi um amigo amarrando um cipó na presilha da calça de um rapaz. Ele dormia de bruços e nem notou a brincadeira. Quando todos se levantaram para continuar o trabalho, aquele rapaz ficou ridículo com aquele rabo pendurado. Todos davam risada do coitado e ele não sabia porque. Ele não podia ver o que fizeram com ele.
                                                   Bem, isso era só uma brincadeira. Mas eu não gostava daquilo! O que não quero pra mim, não devo querer para os outros. Pior do que isso, é quando, na comunidade, ficam rindo dos defeitos dos outros! Isso é terrível! Devemos orientar e aconselhar com humildade. Ajudar a pessoa a superar seus defeitos. Pior ainda é quando criticamos, difamamos as pessoas tendo defeitos maiores ainda. Jesus condena essa atitude. Como posso condenar alguém que tem um cisco nos olhos se eu tenho um cisco maior nos meus? (Lc 6, 39-42).
                                                    Mas isso, muitas vezes acontece entre nós. Tem pai ou mãe de família que grita com as crianças para não brigarem, mas ficam com inimizades com vizinhos ou até brigam entre o casal! Não podemos pregar uma coisa e fazer outra. Jesus nos ensinou isso e praticou. Falou em perdoar e perdoou. Falou em dar a vida e fez isso na Cruz. Todos nós temos defeitos. Seria tão bom que pudéssemos nos ajudar mutuamente! Mas, podemos trabalhar essa cultura. Vai acontecer! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Jesus, Mestre da Solidariedade... 
Foste solidário conosco até ao fim...
Ensinaste-nos a praticá-la...
Não permitas que sejamos indiferentes...
Corrigi-nos se criticarmos alguém...
Abençoai nossa busca de santidade...
                                                            AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário