CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

 
                                 "É PROIBIDO PROIBIR" (Lc 9, 46 - 50).
                                                                   Pe, Natalício.


                                                                                  No final dos anos 70 o povo brasileiro ainda sofria muito com as regras e normas da Ditadura Militar. A liberdade de expressão era reprimida. As pessoas eram controladas em suas palavras e expressões. Parecia o tempo do Império Romano, quando foi escrito o Apocalipse. Os escritores e artistas tinham que se pronunciar em códigos.
                                                                                Muitas músicas que eram tocadas nas rádios pareciam não ter sentido. Lembro-me de uma do Chico Buarque que se chamava "Joga pedra na Geni". Era uma maneira de criticar a República. Havia tantas normas proibindo. Proibiam isso ou aquilo. Era proibido por todos os lados. Nos jornais, no rádio, na tv, nas escolas, nas igreja....  Criaram até o tal de AI-5 (Ato Institucional N. 5).
                                                                              Essa Lei dava força ao Governo para perseguir a todos que pronunciassem contra ele. Foi uma época muito triste. Depois dessa época, houve movimentação em contrário. Foi a Reação. Havia uma frase famosa que foi muito usada que afirma: É PROIBIDO PROIBIR". Lembram-se da campanha pelas Diretas Já? E a campanha para o impitmam de Collor? Que reação popular...
                                                                             De fato não se deve proibir a manifestação do povo. Jesus deu prova disso por muitas vezes. Ele não concordou com o Apóstolo João que queria proibir um certo homem que estava expulsando demônios e não estava no grupo de Jesus (Lc 9, 50). Também repreendeu aqueles que não deixavam as crianças chegarem perto dele (Lc 18, 15 - 16).  No Domingo de Ramos, ao entrar em Jerusalém, alguns fariseus gritavam para Jesus mandar os seus Discípulos calarem a boca. Mas Jesus não mandou (Lc 19, 39 - 50).
                                                                            Eu ainda sonho com uma Civilização do Amor onde não terá que proibir. Se é para proibir que seja a fome, a miséria, a violência, o ódio... Mas na Civilização do Amor não haverá esse tipo de coisas. O que é lamentável é que hoje costumam proibir exatamente o que não deveria. Quanta gente proibida de ir a escola, ir à igreja, proibida de viajar, de comer, de vestir, de falar, de pensar, de trabalhar...
                                                                           Por outro lado, algumas pessoas instalaram o LIBERALISMO, onde tudo é permitido. Tudo está liberado. Cada um faz o que quiser. Isso não é Civilização do Amor. A liberdade não é fazer o que cada um desejar. Liberdade é fazer o que deve ser feito. Ninguém tem direito de proibir alguém de comer, beber, trabalhar, falar, dormir, ter fé, pensar... Quero que rezem comigo para que possamos investir na Civilização do Amor!



ORAÇÃO:

  Ó Jesus Libertador Definitivo de todo ser humano!
Ajudai-nos a somar forças na implantação de Vosso Reino!
Proibir alguém de praticar o Evangelho, já mais!
Não permitais que ciúmes e inveja venham nos desunir.
Queremos continuar unidos para a Civilização do Amor!
                                                                                  AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário