CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

      
"PERGUNTAR NÃO OFENDE" (Lc 9, 43b - 45).
                                      Pe. Natalício.
 
                                                                                Na minha vida de Padre, no desempenho de meu Lema Vocacional "Ide pelo mundo todo e pregai o Evangelho a toda criatura", tenho feito muitas palestras. Tenho pregado no ECC, no Cursilho, na Renovação Carismática, etc. Uma das palestras que mais gosto é sobre a Espiritualidade do Casal. Sobre os 3 altares da vida conjugal.
                                                                               Normalmente, no final da Palestra, tento motivar as pessoas para perguntar. É muito bom responder qualquer tipo de pergunta. Gosto, demais, quando as pessoas pergunta. Mas fico triste quando não fazem perguntas. Se não perguntam pode ser por dois motivos: ou entenderam tudo o que falei e por isso não tem dúvidas. (Acho isso impossível). Ou por que não entenderam nada. (Isso também é impossível).
                                                                               Mas pode ser também por vergonha ou timidez. Por medo de ser criticado pela iniciativa. Mas eu não desprezo nem um questionamento. Sempre nos ajuda a crescer.  Mesmo que a pergunta não estiver clara, procuro ajudar a formular a questão. E. se por acaso eu não tiver uma resposta, peço opinião à plateia.
                                                                              Também terei a humildade de dizer que sei responder e que irei estudar melhor. As perguntas podem ter vários objetivos: 1) Para aprimorar conhecimento; 2) Pode ser para ajudar pessoas que não entenderam (mesmo que a pessoa que faz a pergunta tenha entendido, a pergunta é feita para ajudar outros que entenderam): 3) Pode ser também para complicar o pregador. (Isso é muito ruim, é maldade).
                                                                            São armadilhas. Foi isso que fizeram os inimigos de Jesus. Faziam perguntas para complicar a situação de Jesus. Deve ou não pagar o imposto a Cézar? Pode ou não apedrejar a mulher adúltera? Quantas vezes devo perdoar o meu irmão? Qual é o maior mandamento?  Mas quando Jesus falou que seria perseguido e preso, os Discípulos não compreenderam e tinham medo de perguntar (Lc 9, 45c). "Tinham medo de perguntar".
                                                                           Não devemos ter medo de perguntar. Perguntar não ofende. Nossa Senhora perguntou! Abraão perguntou! Os profetas também! São Paulo fez uma pergunta muito importante no caminho para Damasco: "Quem és tu, Senhor?" (At 9, 5). E até o próprio Jesus perguntou: "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?" (Mt 27, 46c). Devemos sempre perguntar?  Precisamos ler a Bíblia e perguntar. Assim iremos entender e compreender melhor a Palavra de Deus. Gostaria de responder suas perguntas sobre a Bíblia Sagrada!


ORAÇÃO:
 
Ó Jesus, Mestre por excelência, Sabedoria Infinita!
Queremos fazer-lhe todas as perguntas possíveis!
Sei que o Senhor não nos negará as respostas!
Iluminai-nos na leitura do Santo Evangelho...
                                                                  AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário