CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

           
"MEIA SOLA, MEIA BOCA" (Lc 5, 33 - 39).
                        Pe. Natalício.

                                                          No meu tempo de criança, aprendi muitas coisas com meu pai. Aprendi que ao comprar cavalo se deve olhar os dentes. É assim que se sabe a idade do animal. Pela quantidade de dentes poderia dizer que o cavalo era novo, velo ou "meia boca".
                                                          A expressão significa que o animal ainda tem uma metade de tempo para trabalhar. No mesmo sentido se falava de calçados. Um calçado usado era chamado de "meio sola". É daqui que surgiu essas expressões para dizer que alguém está de vagar. Não está fazendo tudo o que pode fazer. Poderíamos dizer: Esse é um carro meia sola.
                                                         Ou essa televisão é meia boca. Fico preocupado com os maridos meia sola ou esposas meia boca. É muito ruim um padre meia boca ou meia sola. Gostaria de falar do jejum meia boca. Era o jejum que os fariseus faziam. Só faziam jejum para cumprir as leis. Foram criticar os discípulos de Jesus sobre isso (Lc 5, 33-39).
                                                         Mas existem quatro motivações para se fazer o jejum: 1) Para cumprir a lei. 2) Para santificação pessoal. 3) Para a Glória de Deus. 4) Para praticar a caridade. Muitos fariseus, escribas e mestres da lei faziam jejum só para obedecer as normas da lei. Isso não é nem meia boca. Outros pensavam em cumprir a lei e também louvar a Deus. Isso era um jejum meia boca.
                                                         Mas, o verdadeiro jejum, aquele que agrada a Deus, deverá ter como objetivo principal o amor ao próximo (caridade, partilha e solidariedade) e a glória de Deus. Isso trás a santificação pessoal. O verdadeiro jejum deve levar a pessoa a renunciar alguma coisa (principalmente alimento) e partilhar aquilo que foi economizado com os mais necessitados.
                                                        Fazer jejum sem partilha é um jejum "MEIA SOLA OU MEIA BOCA". Os Discípulos de Jesus não faziam jejum de comida tão rigorosamente como está na Lei. Mas renunciaram a vida com suas regalias para estar o tempo todo servindo as pessoas. Existe jejum melhor que esse.
                                                        Renunciou tudo: até a própria vida. Este é um jejum sola inteira ou boca inteira. Jejum da vida inteira. Gostaria de que mais gente fizessem o que fizeram os Apóstolos de Jesus Cristo. Rezo para que isso aconteça!


ORAÇÃO:

Ó Jesus Mestre do jejum verdadeiro:
O Senhor deu o exemplo e os Apóstolos o seguiram!
Fizeste jejum até da própria vida e eles também!
Precisamos ser assim. Renunciar e doar até a vida!
Ajudai-nos a entendermos o real sentido do jejum!
Que nosso jejum possa atingir os seus objetivos!
Que Nosso Deus seja glorificado!
Que possamos alcançar santidade!
E que haja partilha e solidariedade!
                                                                        AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário