CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

      
"QUEM TRABALHA DEUS AJUDA" (Mt 20, 1-16a).
                                                            Pe. Natalício.


                                                                                           Em minha primeira Paróquia, como Pároco, São João do Ivaí, gostava de observar, no fim da tarde, a volta dos trabalhadores. Tantos jovens chegando do corte de cana. Chegavam cansados e, ainda com o sol alto, ficavam ali nos bares bebendo, fumando e jogando sinuca. Quanto tempo precioso jogado fora. Dizem que tempo é dinheiro.
                                                                                          Mas eu prefiro dizer que tempo é vida. De fato é. Cada minuto que passa, ficamos mais perto da morte. Cada fração de segundo é a vida passando. Por isso deveríamos aproveitar melhor o tempo, a vida. Devíamos empregar melhor este grande valor... Tem coisa que não entendo! Ouvi alguém dizer que mataria o autor do trabalho, se um dia o encontrasse. Que barbaridade!
                                                                                          O trabalho é uma bênção e foi inventado por Deus. Deus é o grande trabalhador e continua trabalhando até hoje.  E Ele quis partilhar conosco este privilégio. Pelo trabalho podemos criar melhor condições para viver melhor. Pelo trabalho podemos fazer nossa comunidade, nossa cidade mais gostosa para viver.
                                                                                          Pelo trabalho eu colaboro para o bem estar meu e de minha família. Como querer ter vida melhor, vida digna sem trabalho, sem esforço? Sabemos que há muitas injustiças na relação entre Patrão, trabalhador, trabalho e salário. Mas não trabalhar ou trabalhar com má vontade não vai adiantar nada. Parece que há uma disputa para ver quem é mais injusto.
                                                                                         Quem é campeão, quem é vencedor, quem é o melhor na injustiça. Patrão é injusto? Empregado também vai ser pior ainda. Se for por esse caminho nosso futuro será uma desgraça. É preciso quebrar esse círculo vicioso. Alguém deve quebrar essa corrente. Jesus conta a história de um homem que contratou empregados em várias horas do dia. No fim do dia, na hora do pagamento ele não foi justo. Sim. Não foi justo. Foi misericordioso!
                                                                                         Pagou o mesmo valor para todos. Foi justo com os primeiros quando prometeu uma moda. Foi misericordioso com os outros que chegaram depois e receberam o mesmo valor (Mt 20, 1-16a). Foi um incentivo para que continuassem a trabalhar. Este testemunho pode ser seguido por empregados e patrões dos nossos tempos.
                                                                                         Se o patrão paga mal, o empregado deverá trabalhar melhor para que o Patrão veja seu esforço e melhore seu pagamento. Se o empregado está fraco o patrão deverá aumentar o seu pagamento como forma de incentivo. Este é o ensinamento de Jesus. Não se paga o mal com o mal. Este é o caminho para a Nova Civilização.  A Civilização do amor. Você acredita nisso?  Vamos fazer nossa parte?


ORAÇÃO:

Ó Jesus, Grande Trabalhador do Pai:
Que belo trabalho fizeste na implantação do Reino do Vosso Pai!
Quanto amor, quanta misericórdia, quanto perdão!
Nunca se serviu do poder para vingar ou explorar!
Veio para servir e serviu até o fim!
Queremos continuar esse trabalho esta missão!
Queremos ser missionários do Verdadeiro Amor!
Queremos ser protagonistas da Civilização do Amor!
Consagrai-nos e fortalecei-nos para esse ministério!
                                                                                                 AMÉM!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário