CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


      
                 "MEDO DE COBRA" (Mt 10, 16-23).
                                         Pe. Natalício.
 
                                                                                    Diaconia São José do Bulha F, Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã. Fui visitar a casa do Nilson, Ministro daquela Comunidade. Foi um dia maravilhoso! Era um dia de muito calor! Mas a família dele me acolheu com muito carinho. O almoço??? Ah o almoço... Foi Fantástico!!! Trocamos muitas conversas sobre a vida do roceiro. Aprendi muito na conversa com ele. Ele falou das cobras que haviam ali nas "locas de pedra" e nas bananeiras.
                                                                                   Perguntei se ele não tinha medo e por que não matava as cobras. Ele disse: Medo de cobras? Por que? Elas tem medo da gente! No mundo dos animais, nós somos gigantes perto delas. Elas só nos farão mal se forem atacadas. Matar as cobras? Porque? São criaturas de Deus. Se Deus as criou é porque tem sua importância. As cobras prestam um serviço de equilíbrio na natureza. Se matarmos as cobras imaginem como aumentariam os ratos e outros insetos perigosos e causadores de doença...
                                                                                 Meu Ministro Nilson, ao ver uma cobra perto de sua casa, simplesmente a espantava e a encaminhava em outra direção, sem agressividade. Pensei muito naquilo e conclui: O medo ou rejeição de cobra tem algo a ver com aquela passagem do Livro do Gênesis onde a serpente é comparada com o Tentador (Gn 3, 1). Mas foi apenas uma comparação. Poderia ter sido com qualquer outro animal. As cobras não tem nada a ver com essa história.
                                                                               Por outro lado, no Evangelho de Mateus, Jesus manda que sejamos parecidos com as SERPENTES.  Isso mesmo! "Sejam prudentes como as serpentes" (Mt 10, 16b). O Mestre observava tudo e notou que as serpentes eram prudentes. Não precipitavam-se sobre a caça. Da mesma forma, devem ser todos os Discípulos de Jesus que estamos neste mundo. Somos como ovelhas entre lobos.
                                                                              Por isso devemos ser muito prudentes. Não podemos "dar bobeira". Devemos ficar com "os olhos bem abertos". Devemos ser simples como as pombas mas ser prudentes como as serpentes. Essa mistura é necessária. Rezemos pelos trabalhadores do Reino neste mundo!
 
ORAÇÃO:

 
Ó Jesus, Senhor dos nossos Sentimentos:
Fostes prudentes no relacionamento com os escribas e fariseus!
Confirmai em nós a prudência e a simplicidade!
Assim, seremos vencedores e vencedoras!
O mundo é mau, falso e violento!
Não permitas que sejamos assim também!
Ajudai-nos a sermos diferentes!
                                                                                     AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário