"MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS" (1Rs 11, 4 - 13).
Pe. Natalício.
Acredito que pouca gente sabe quem foi este homem! Carioca nascido em Magé no dia 28 de outubro de 1933 e falecido no Rio de Janeiro a 20 de outubro de 1983. Grande jogador da Seleção Brasileira de Futebol. Foi campeão na Copa do Mundo de 1958 e 1962. Agora já está mais fácil de saber de quem estou falando. Falo do melhor ou um dos melhores jogadores de ponta direita que já se viu. "É considerado por alguns o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol".
Estamos falando de Garrincha. Tão famoso e morreu na miséria. "De origem humilde, o craque conhecido pelo drible previsível, mas difícil de parar era de uma época em que mesmo os atletas mais prestigiados não conseguiam fazer fortuna. Sem instrução, Garrincha morreu na miséria antes mesmo de completar 50 anos vencido pelo alcoolismo". Fazem 31 anos de sua morte e ficamos ainda a perguntar. Como pode alguém tão importante terminar assim?
Mas não foi só a morte de Garrincha que nos causa admiração. Cazuza, cantor famoso, morreu com 32 anos. Raul Seixas com 44 anos. Clara Nunes com 32 anos. E outros. Em muitos casos, percebemos que certas pessoas não conseguem conviver com a fama e cometem erros que levam à morte. Alguns esquecem de Deus e praticam a idolatria do prazer, da fama e da riqueza. Caso semelhante aconteceu com Salomão que foi escolhido rei quando ainda era adolescente, ficou famoso, mas não soube administrar suas emoções. Esquecendo Deus de Israel e comemteu idolatria com deuses pagãos. Vamos conferir o texto:
"Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas... Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas... o Senhor disse a Salomão: 'Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo' " (1Rs 11, 4 - 13).
Obesrvando
o comportamento de Salomão e de tanta gente famosa e infeliz notamos
que devemos ter mais cuidado pra não sermos enganados pela vaidade e
ilusões. Quem ama o Deus de Israel deve ser fiel aos seus Mandamentos e
ter mais cuidao com as idolatrias. Ídolos estão por toda parte a nos
seduzirem para abandonar o Senhor e serví-los. Mas Jesus Cristo nos
ensinou a vencer toda forma de idolatria. O demônio o tentou, mas Ele
não caiu, pois estava forte pela oração e o jejum. Quem reza e faz jejum
tem forças para resistir as tentações. Creio nisso! Prego isso!
Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos seduzidos pelos ídolos!
- Libertai-nos de todo tipo de vaidade!
- Protegei-nos do ataque dos deuses pagãos!
- Perdoai-nos por todas as formas de idolatria!
- Recebei nossos louvores pelo testemunho das pessoas simples e humildes...
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário