CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


          
  
   
 
               "NÃO ME ACOSTUMO COM ESSAS COISAS"  (Tg 1, 1-11).
                                                                                                                                                                              Pe. Natalício.


                                                                           Dino Franco e Mouraí, uma dupla sertaneja que canta moda de viola. Gosto muito do seu estilo e dos temas! Gosto especialmente quando cantam as coisas da roça, falando da família caipira. Dentro do farto repertório, tem uma de que gosto especialmente. Até decorei e cantei algumas vezes nas Missas com o povo da roça: "Caboclo na Cidade" conta a história de uma família, que tinha uma vida tranquila na roça. Mas, vendeu tudo e veio morar na cidade e aí se atrapalharam muito com a nova vida...
                                                                            Até o laço familiar que os unia, foi destruído! No final da música, há uma frase muito forte, que diz o seguinte: "Seu moço, naquele dia eu vendi minha família e minha felicidade"! A mesma dupla canta outra música, que é continuação desta, e tem como título: "A Volta do Caboclo". A letra mostra o desabafo do marido com sua esposa, falando do seu comportamento anterior lá na roça, comparado com o comportamento atual na cidade. Um trecho da música diz assim: 
                                                                           "Meu bem eu tenho muita saudade da vida do interior, você não tinha luxo nem vaidade, e fazia tudo com muito amor...Mesmo morando em casa pobre, você vivia sem reclamar. Me adorava e me abraçava e não enjoava de me beijar...Você agora tem nova vida, se transformou em mulher moderna. Não se acanha em sair de shorts, rebolando e mostrando as pernas...Só saia junto comigo pra fazer compra e ir à igreja. Se divertia ouvindo rádio à pilha, cantando moda sertaneja...Já não me beija e não me abraça e menor conta de mim não faz! Não me acostumo com essas coisas. Vou voltar pra Minas Gerais"! 
                                                                           Essas duas músicas mostram uma situação bem comum na sociedade atual. A situação econômica e financeira criou uma grande dispersão das famílias. As cidades foram crescendo desordenadamente com as famílias que deixavam a roça, procurando vida melhor. Muitas vezes iludidas pelas propagandas falsas e enganosas, acabavam perdendo tudo, até mesmo o vínculo familiar. Na verdade no ambiente rural é mais fácil exprimir a Fé e a Religião. Padre Zezinho expressou isso muito bem na música: "Eu Vim de Lá do Interior". 
                                                                             A dispersão das comunidades rurais fez a Fé e a Família entrar em crise, levando as pessoas a ter muito sofrimento. Pessoas cada vez mais pobres, quase sem forças para continuar a lutar. Ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres! O sonho de uma vida feliz virou fumaça se tornando causa maior de depressão, que é uma doença muito comum em nossos dias. Provocando até suicídio. Nos bairros das grandes cidades amontoam-se casebres com pessoas estranhas de todos os lados do Brasil. É um povo sofredor e, em sua maioria, fracos na Fé!
                                                                             Numa situação assim é muito importante o trabalho firme da Igreja. Foi para um povo assim que São Tiago escreveu a sua Carta procurando encorajá-los e orientá-los no sofrimento. Vamos conferir: "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: Saudações. Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma...  
                                                           ...O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor, e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios" (Tg 1, 1-11). Percebemos que o Apóstolo São Tiago, procura despertar a Fé e alimentar a esperança do povo em terras estrangeiras. Percebemos também, que ele defende os pobres e ameaça os ricos. Essa também deve ser a atitude de todos  que formam a Igreja de Jesus. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                                          
                                                                     
 
ORAÇÃO:

 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
Não permitas que nossa fé seja diluída na dispersão!
- Fortalecei nossas famílias mesmo no meio da confusão das cidades!
- Libertai-nos da frustração diante dos prepotentes!
- Perdoai-nos pelas vezes que colaboramos com a opressão dos pobres!
- Recebei nosso louvores pelo trabalho da Igreja nas periferias....
                                                                                           AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário