CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!
sábado, 1 de fevereiro de 2014
MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.
"MEU PAI CONVOCADO PARA O EXÉRCITO"(2Sm 12, 1-7a. 10-17).
Pe. Natalício.
Em 4 de novembro de 1923 nasceu o garoto Miguel Silvério Ribeiro. Filho de família pobre e morando no sertão de Minas Gerais, longe da cidade, cresceu sem escola e educação urbana. Sua mãe faleceu quando tinha 7 anos de idade e ficou órfão com seus vários irmãos pequenos. Quando completou 18 anos, foi convocado para prestar seu serviço militar. Naquele tempo essa convocação era por sorteio. O jovem Miguel participou da última classe do sorteio. Depois veio o Alistamento Militar, como acontece até hoje. A convocação abalou aquela família humilde e pobre.
Diante das tantas dificuldades para assumir essa convocação, apareceram várias sugestões. Uma delas aconselhava que o jovem sorteado fugisse. Viveria pra sempre fugitivo; um fora da lei. Mas o senhor José Silvério, pai do jovem, o aconselhou a não cometer esse erro. Deu coragem ao jovem, aconselhando-o e incentivando a sua vida de oração. Foi assim que o jovem Miguel Silvério, que em 1954, se tornaria meu pai, cumpriu fielmente suas obrigações no
Exército Brasileiro! Seu serviço foi tão eficiente que, depois de um ano, tendo cumprido seu tempo, foi convocado para serviço pessoal do chefe da cavalaria.
Depois dos 14 meses, morando na capital dos mineiros, o jovem reservista voltou para o interior, junto de sua família. Retornou de cabeça erguida; A certeza da missão cumprida! Em 1951, casou-se com Maria de Lourdes da Silva, com a qual gerou 8 filhos e eu sou um deles. Sinto orgulho do meu pai! Imagino quanto sofreu na grande capital! Longe da sua família, sem saber ler ou escrever e sem recurso financeiro. Mas era um homem de Fé e conservava o forte caráter que recebeu de seu pai. Depois de ter passado essas virtudes a seus filhos, faleceu em 19 de abril de 2007.
Esse episódio na vida do papai, mostra como é importante ouvir conselhos dos pais. Aliás, ele dizia: "quem não houve conselho, ouve COITADO". Se meu pai não tivesse obedecido o conselho de meu avô, talvez teria se perdido na vida. E mesmo na grande cidade não teria estrutura para sobreviver, como acontece com alguns jovens hoje. Por falar em conselho, lembramos do Profeta Natã que teve uma conversa muito séria com o rei Davi. O Monarca havia se envolvido com a mulher de Urias, seu servo. engravidou-a e ainda provocou a morte do marido dela. Era uma série de pecados graves, e, em nome de Deus, o Profeta o advertiu.
Ao ouvir o homem de Deus, o rei teve o seguinte comportamento: "Implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum" (2Sm 12, 1-7a. 10-17). Percebemos que o rei, mesmo com todas as honrarias não foi arrogante e se humilhou diante da palavra do Profeta. e manifestou seu arrependimento. Com isso ensina a todos nós que devemos ouvir os Profetas, arrepender e mudar de vida. Nos dias atuais isso é cada vez mais difícil. Mas esse é o caminho certo! Quem obedece a Deus, nunca erra! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Não permitas que pratiquemos os erros do rei Davi!
- Dai-nos a graça de ouvir os bons conselhos e praticá-los!
- Tornai-nos sábios para não seguir os maus conselhos!
- Perdoai-nos pelas vezes que damos conselhos errados!
- Acolhei nossos louvores, pelo arrependimento e conversão do rei Davi...
AMÉM!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário