CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


      

 

                               "O ÚNICO VIVO SOU EU" (Tg 3,13-18).
                                   Padre Natalício.

                                                                               Quem me conhece a mais tempo, sabe que sou tímido. Para quem me conhece há poucos anos, acha essa afirmação uma piada. Mas é verdade! A minha origem foi bem reprimida! Minha educação foi bem repressiva, ali na família. Não tinha vida pública, a não ser quando ia às Missas, uma ou duas vezes ao ano, ou quando havia reza do terço de maio em casa. Nossa convivência era só com alguns primos. Tinha medo das pessoas. Cresci com muita insegurança! Hoje já superei bastante. Mas vivo em constante batalha. Mas não fico angustiado e nem reclamo dessas marcas familiares na minha vida.
                                                                                 Eu sei que nada acontece por acaso. Deus tem caminhos que desconhecemos. Ele sabe (e como sabe) o que faz. Sei que entre as várias possibilidades de vida que tive e tenho, essa que vivo é a melhor. Deus está cuidando! E eu confio Nele! Hoje, quando faço palestras, celebrações e pregações e mesmo nos programas de rádio, procuro usar a técnica do humor. Procuro rir e fazer rir das minhas limitações. Ao me apresentar numa conferência, muitas vezes uso essa locução. "Eu sou o segundo filho de oito irmãos. Mas sou o único vivo". Normalmente as pessoas se assustam. Ai eu continuo. "Sou o único vivo pois os demais trabalham". Ai acontecem muitas risadas.
                                                                                   Isso é apenas uma brincadeira. Até porque eu também trabalho muito como todos os meus irmãos. Mas a expressão nos ajuda a refletir. Existem duas maneiras de ser VIVO. Vivo no sentido comum da palavra (viver como todo ser vivente) e ser espertinho, inteligente. Pode ser espertinho no sentido bom de não cair nas armadilhas do mal. Mas pode ser espertinho no sentido de tratar mal as pessoas. Enganar e corromper o próximo. No primeiro sentido é uma esperteza boa. Isso é ser sábio no sentido divino. É coisa do Espírito Santo. São Tiago, em sua Carta fala dessa duas formas de sabedoria. Vejamos:
                                                                                   "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis nem procedais em contradição com a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, materialista, diabólica! Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más". Percebo que esse tipo de sabedoria cresce muito entre nós. Está infiltrada nas famílias, nos órgãos públicos, nas escolas e até nas igrejas. Mas o Apóstolo fala de outra sabedoria:
                                                                                    "A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento". (Tg 3,13-18). Essa é a Sabedoria do Espírito Santo. Um dos sete Dons. Percebemos que há 8 características que são: Pura; Pacífica; Modesta; Conciliadora; Misericordiosa; Produz bons frutos; sem parcialidade;  sem fingimento... Devemos cultivar essa Sabedoria. Teremos um mundo melhor e um futuro maravilhoso. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder infinito:
- Não permita nossa corrupção pela sabedoria falsa!
- Tornai-nos sábios segundo o Vosso Projeto!
- Fazei-nos acessíveis à Sabedora do Espírito Santo!
- Perdoai-nos pelas vezes que usamos a Sabedoria para o mal!
- Acolhei nossa gratidão pelo dom da Sabedoria!
                                                                              AMÉM!
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário