CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



       
                                     "PADRE SONHADOR" (Gn 17, 3-9).
                                           Pe. Natalício.
                                                                                No começo dos meus estudos no Seminário, estive morando em Santa Fé. Foi ali que concluí o meu curso ginasial. Que havia começado no Colégio São José em Apucarana. A Quinta, sexta  e sétima série eu fiz supletivo. Em Santa Fé foi um ano letivo completo. Era o ano de 1977. Comecei neste ano uma temporada de trabalhos e convivência com o Padre Dé, que me acompanhou por três anos. Terminada a oitava série em Santa Fé, criamos uma Comunidade de Seminaristas na Paróquia Bom Jesus em Ivaiporã, onde o Padre Dé fazia o trabalho Missionário. Havia uma casa de madeira muito grande! Era uma casa nova, encomendada pelo Padre Dé.
                                                                                  Foi aqui em Ivaiporã que comecei meu curso Técnico em Magistério. Foi um ano e meio de estudo e depois fui morar em Califórnia. O Curso foi concluído no Colégio Nilo Cairo em Apucarana. Antes de ir pra Califórnia, aconteceu uma cerimônia muito bonita na Igreja Bom Jesus. Era o dia sete de agosto e o Padre Dé presidiu uma Missa na qual, eu e mais outros seminaristas fomos consagrados para uma obra missionária. Padre Dé sempre tinha idéias novas! Podia ser chamado de Padre sonhador! 
                                                                                  Um de seus sonhos era formar uma Congregação Missionária para socorrer e animar as paróquias. Naquela noite de sete de agosto, ele nos abençoou e nos consagrou como fundadores desta Congregação. Ele sempre era chamado para animar e dinamizar Paróquias. E nós estaríamos auxiliando nesta obra. Naquela noite éramos sete rapazes. Alguns deles ainda me lembro o nome: Olsen, José Martins, Luiz Antônio, Flávio Pavesi, Lucimar Zanela e Paulo. Padre Dé havia pedido, que cada um de nós, escolhêssemos um novo nome a partir daquele dia. Foi assim que eu passei a chamar Isaac.
                                                                                  Cada um de nós tínhamos dois casais de padrinhos. Senhor Henrique Portelinha e dona Helena foram meus padrinhos de Crucifixo. Senhor Amélio Scaramal e dona Nice me entregaram a Tunicela. Foi uma cerimônia simples , mas, marcante! Dona Helena Portelinha ficou viúva, mas, continua rezando pra mim até hoje. O outro casal, perdi o contato, não sei por onde anda. Não tenho notícias. O projeto do Padre Dé não foi avante por várias razões. Mas o Espírito Missionário continua ardendo no meu peito. Acredito que aquela Consagração, mesmo não confirmando o futuro da Congregação, não foi inútil.
                                                                                  Irmão Isaac ou Padre Natalício, não vai fazer diferença. São dois nomes mas a pessoa é a mesma! Sou eu! Esse costume de trocar o nome civil para um nome Religioso e Missionário, é coisa antiga. Israel chamava-se Jacó. O avô deste, se chamava Abrão e passou a se chamar Abraão! Vejamos o texto: "Abrão prostrou-se com o rosto por terra. E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações" (Gn 17, 3-9).
                                                              Podemos notar que a troca de nome aconteceu no momento do juramento da Aliança. Quando fazemos Aliança com Deus, acontece uma mudança extraordinária conosco! Podemos dizer que, somos nova criatura, temos nova identidade. Mas ao mesmo tempo, uma Missão enorme: Gerar multidões para o Senhor! Dentro das minhas limitações, sei que, devo dar minha contribuição! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                                                
                                                                          
                                                                              

ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder! 
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que esqueçamos a Vossa Aliança!
- Dai-nos forças pra cumprirmos nossa parte 
- Fortalecei-nos na Missão de formar novas gerações!
- Perdoai-nos pelas vezes que falhamos nos compromissos Convosco!
- Recebei nossos louvores por fazer Aliança connosco!
- Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário