CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 1 de abril de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


         
   

                                   "ALTAR NA BEIRA DO CÓRREGO" (Ez 47, 1-9.12).
                                                                                         Pe. Natalício.


                                                                       Cinco alqueires de terra era o sítio onde minha família morava, no Distrito de Jacutinga, nos anos 70, quando fui pro Seminário. Essa propriedade foi adquirida com o dinheiro da venda da nossa propriedade em Minas Gerais. Era a herança que papai herdou do pai dele. Nesse sítio eu vivi por quase sete anos. Como não tínhamos banheiro, nosso banho era feito no córrego, lá nos fundos da propriedade. O Córrego Querubim não era grande. Não havia muitos poços que facilitassem o banho. Mas era muito bom e divertido mergulhar naquelas águas.
                                                                       Depois que fui pro Seminário as coisas mudaram. Meus irmãos mais velhos também mudaram e o serviço no sítio ficou mais complicado. As terras foram ficando abandonadas e o acesso ao rio ficou mais difícil. As águas foram diminuindo e o rio foi ficando mais estreito. Mesmo assim, quando tinha férias, não perdia a chance de banhar-me naquelas águas. O vídeo da minha Ordenação Presbiteral começa mostrando-me ali nas águas frias, no dia 22 de maio de 1988 (dia de Santa Rita). Foi um banho surpresa e inesperado. Não tinha nem toalha para enxugar-me.
                                                                        Alguns anos depois, já ordenado Padre e Pároco de São João do ivaí, fui visitar a casa de meus pais e tomar contato com aquelas águas. Foi feito uma picada pelo meio do capoeirão e rezamos uma Missa na beira do córrego. Foi algo inédito!
Eram pessoas da Pastoral Vocacional e Pastoral Familiar. Aquela experiência junto ao córrego, fazia e faz a gente refletir sobre o Reino de Deus entre nós. O Córrego do Querubim tem a sua nascente perto da cidade de Jacutinga. Onde está a sede da Paróquia. Vai descendo e crescendo por uma distância de dez quilômetros, até alcançar o rio Ivaí.
                                                                        Percebemos que o presença do Reino de Deus entre nós, também é assim. O Livro do Profeta Ezequiel nos fala disso. Um rio que nasce do Templo, vai crescendo e levando vida nas suas margens: "O
anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, ao sul do altar... Era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado...
                                                                         ..."O
nde chegar o rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”(Ez 47, 1-9.12). De fato o Reino de Deus é assim! Por onde passa, gera a vida e vida em abundância. Suas águas fecundam e dão saúde, muito mais do que as águas do Córrego do Querubim ou da piscina de Betesda, nas margens da qual Jesus curou um paralítico sem precisar entrar nas águas da piscina. Jesus é Fonte de Água Viva que cura e liberta. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...                       


 ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos obstáculos ao Vosso Reino!
- Fazei que o Vosso Reino seja concretizado em todo universo!
- Tornai-nos mensageiros eficazes de Vossas Graças!
- Perdoai-nos pelas vezes que não colaboramos na implantação do Vosso Reino!
- Acolhei nossa gratidão pela Vossa Ação Vital no mundo!
                                                                                            AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário