CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     
  

                                                              "MOEDA NA CANEQUINHA" (At 3, 1-10).
                                                                          Pe. Natalício.


                                                                   Ao ler o Evangelho encontramos alguns Mandamentos de Jesus. Sim. Mandamentos de Jesus. Um desses Mandamentos é dar esmola. Toda família Cristã, deve praticar esse Mandamento. Os pais devem incentivar os filhos. No mundo materialista, consumista e capitalista, o ato de dar esmola é muito raro. É preciso cultivar na cabeça das crianças essa virtude cristã. No meu tempo de criança pude observar quando papai e mamãe praticavam essa norma evangélica. Lembro-me de um homem que passava frequentemente na porta de nossa casa. Podíamos avistá-lo ao longe quando vinha chegando.
                                                                   Naquelas estradas empoeiradas, o homem vinha chegando devagar, todo mulambento e esfarrapado. Trazia uma canequinha pendurada na cintura e vivia pedindo esmola. Quando ele apontava lá na estrada, mamãe já preparava umas moedinhas pra colocar na caneca. Parece que ainda ouço o barulho das moedas dentro daquela vasilha. Claro que o homem queria também algo pra comer e um gole de café. Muitas vezes minha mãe caprichava com um prato recheado com feijão, angú, quiabo e um pedaço de frango. Aquilo era bonito de ver! O prato esmaltado voltava limpinho e o homem ia embora feliz!
                                                                 Claro que esse tipo de esmola é apenas um quebra galho. resolve a situação de momento mas, a situação profunda permanece. A pergunta fundamental é a seguinte: Porque alguém tem que pedir esmola? Poderíamos resolver a causa original? Seja qual for, poderiamos dizer que esta seria a verdadeira esmola. Dar moedas, pode ser até uma forma de contribuir com a preguiça e o comodismo de algumas pessoas mal intencionadas. Há pessoas que preferem pedir esmola do que trabalhar. Claro que o mercado de trabalho também é injusto. Diante disso, entendo que a esmola verdadeira devia ser outra: Orientar e ajudar a pessoa a sair daquela situação de miséria.
                                                 Foi isso que aconteceu no templo em Jerusalém, logo após a Ressurreição de Jesus. Havia um paralítico na Porta Formosa. Era uma pessoa conhecida a muitos anos, Certo dia quando os Apóstolos Pedro e João chegavam para a oração, foram interpelados pelo paralítico para pedir esmola. A resposta dos Apóstolos foi impressionante:  "Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus"  (At 3, 1-10).
                                                  Podemos perceber que a causa fundamental para pedir esmola foi superada. A paralisia que não deixava o homem trabalhar e ganhar o seu sustento foi superada. Esta obra foi feita por Pedro e João, mas, foi em nome de Jesus! Este milagre é um dos primeiros realizados depois da Ressurreição de Jesus. Está provado que Jesus é Libertador! Devemos ter a coragem e a Fé que tiveram Pedro e João ao falar de Jesus Nazareno. Mas não podemos ficar só falando. É preciso estender a mão e ajudar a levantar, Jesus vai nos ajudar em todos os sentidos. Isso sempre deu certo e continua funcionando,
                                                  Jesus Ressuscitado pode transformar tudo. Converte o coração do preguiçoso pra que possa agir. Cura quem está doente para voltar as suas atividades normais. Converte os ricos do dinheiro para que possam partilhar. Converte os donos do poder pra que possam governar com justiça também em relação ao trabalho e o salário. Converte o coração de todos para que possam anunciar e testemunhar o Reino Novo a partir de Jesus Ressuscitado. Nesse sentido é importante tornar Jesus conhecido. O testemunho dos Apóstolos foi fundamental. O nosso testemunho também tem muita importância. Devemos ter coragem, Fé e dinamismo para anunciar o Cristo e seu Projeto! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos insensíveis diante do sofrimento humano!
- Ensinai-nos a praticar a verdadeira esmola!
- Dai-nos força e coragem para testemunhar o Cristo Ressuscitado!
- Perdoai-nos pelas vezes que somos omissos ao sofrimento humano!
- Recebei nossos louvores pelo testemunho dos Apóstolos Pedro e João!
                                                                                                                           AMÉM!




Nenhum comentário:

Postar um comentário