CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



      

           "ORAÇÃO EM MARCHA À RÉ" (Ex 32, 7 - 14).
                                                                                                                                                                           Pe. Natalício. 
                                                                                               Durante as comemorações do meu Jubileu de Prata de minha Ordenação Sacerdotal, celebrei várias vezes em Ivaiporã e em outras cidades. Em uma das vezes que celebrei em Ivaiporã, ganhei uma imagem de São João Maria Vianey o Santo Padroeiro dos Padres Párocos. Foi um presente especial. O santo francês tem um testemunho maravilhoso! Seu exemplo de humildade e simplicidade. Sua vida humilde servindo o povo de uma comunidade pequena e simples. Seu testemunho empolga nossa vida de Padre.
                                                                                              Quando tenho algumas dificuldades na minha missão de Pároco, converso com Deus e peço-lhe que me fortaleça, me dê Sabedoria e Humildade como aconteceu com o Santo francês. Se não fosse a Graça Divina, ele não teria feito o que fez naquela comunidade simples e humilde. O exemplo dele motiva a todos os Padres Párocos no desempenho de sua missão. Os Santos e Santas são pessoas que deram testemunho de vida Evangélica no meio do povo. São pessoas do passado e de hoje também.
                                                                                              Pessoas canonizadas são aquelas que a Igreja reconhece como exemplar e modelo para o povo. São pessoas que fizeram brilhar a luz diante do povo e provocaram louvores a Deus como está escrito no Evangelho de Mateus no capítulo 5, versículo 16. São PALAVRAS de Jesus: "Brilhe vossa luz diante dos homens, para que vendo vossas boas obras, glorifiquem ao pai que está nos Céus". foi isso que aconteceu com São João Maria Vianey, nosso protetor. Também aconteceu com Santo Agostinho, protetor dos Bispos e São Lourenço, patrono dos Diáconos. É bom lembrar que São Tarcísio é padroeiro dos coroinhas.
                                                                                               A devoção aos Santos tem fundamento bíblico tanto no Primeiro como no Segundo Testamento. Os Profetas gostavam muito de incentivar o povo a seguir os Mandamentos de Deus e citavam como exemplo Abraão, Isaac e Jacó. O escritor da Carta aos Hebreus, no capítulo 11, falando da Fé, faz uma grande lista de pessoas do primeiro testamento que deram testemunho. Moisés, no Livro do Êxodo, fez uma oração especial, pedindo perdão a Deus pelo seu povo idólatra. Nesta oração menciona Abraão, Isaac e Israel:
                                                                                               "Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo" (Ex 32, 7 - 14).
                                                                                               Vejam que o Senhor Deus, mudou seus planos depois de ouvir a oração de Moisés. Que poder que tem a oração! Existem várias formas de oração. Aqui encontramos Moisés fazendo uma súplica. Suplicou a misericórdia de Deus! Voltou ao passado em seu argumento, fez uma oração em marcha à ré. Recordou a promessa feita a Abraão de grande descendência e uma terra como herança. Recordou também a libertação do Egito. Esses argumentos são preciosos nas orações que fazemos hoje. É por isso que a Igreja valoriza muito a lembrança dos Santos e Mártires. Sabemos que não é idolatria e ajuda muito em nossa relação com Deus. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                                                            


ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que cometamos idolatrias!
- Fazei-nos mais perseverantes na oração!
- Ajudai-nos a seguir o testemunho dos Santos em sua intimidade com Deus!
- Perdoai-nos por interceder pouco pelas pessoas que sofrem!
- Recebei nossa gratidão por sempre nos ouvir, como ouviu a Moisés!
                                                                                                                            AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário