CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     
"NA PORTA DO MOTEL" (1Cor 8, 1b-7.11-13).
                          Pe. Natalício.

                                                                      Imagine se você visse o carro do grande amigo seu entrando no motel em altas da noite. Conferida a placa e é mesmo o carro do seu amigo. Certamente muitas dúvidas passarão em sua cabeça. Uma delas, e talvez, a primeira, seja a seguinte: Será que meu amigo está traindo a esposa dele? Quase ninguém pensará na possibilidade do amigo estar com sua própria esposa. Isso não teria nenhum problema! Não é proibido fazer amor com sua esposa onde quer que seja. Poderia até se recomendar aos casais para que façam isso. Muitas vezes os casais tem carência de privacidade.
                                                                    Sabemos que muitos casais vivem em casas pequenas com muitas pessoas morando na mesma juntas e muitas casas vizinhas bem próximas. Isso priva o casal das suas intimidades conjugais tão necessárias para a harmonia do relacionamento. Seria até recomendável que, de vez em quando, o casal saísse para um momento especial na sua relação. Não seria nada demais gastar alguns valores financeiros para isso. Assim como se gasta em lanchonetes, restaurantes, salão de beleza, barbearia...  Seria muito saudável o casal providenciar uma estadia no motel. Lembro-me de uma vez, num Encontro de Casais que sorteamos um ingresso para um casal ir ao motel. Isso causou um certo constrangimento em alguns casais.
                                                                    Aquela reação foi até compreendida. Não que seria errado o casal fazer amor naquele lugar. Até porque não é o lugar que santifica as pessoas mas as pessoas que santificam os lugares! Alguém poderia dizer: "O motel é um lugar onde frequentemente acontecem adultério, traições, infidelidade. Não fica bem um casal fiel frequentar um lugar desse." Porém o dinheiro que recebemos também deve ter passado em muitas mãos criminosas. Muitas vezes pagou execução de crimes ou custeou tráfico de drogas. Nem por isso a gente deixa de usar o dinheiro corrente. Na coleta da igreja vem todo tipo de dinheiro e nem por isso a gente queima. As coisas em si mesmas são todas boas. A diferença está em como as usamos.
                                                                  Mesmo sabendo que não é pecado um casal cristão (casal casado), frequentar um motel, é bom ter cuidado pra não provocar escândalo. Pessoas mais fracas na Fé poderão fazer julgamentos errados e provocar até uma difamação. Nesse sentido é bom conferir o que diz o Apóstolo Paulo, na Primeira Carta aos Corintios. O Apóstolo das nações fala sobre as carnes sacrificadas aos ídolos. Sabemos que nenhum alimento pode prejudicar a Fé do cristão. Mas, para evitar escândalo é melhor abster-se das carnes oferecidas aos ídolos
(1Cor 8, 1b-7.11-13). De fato havia o costume das pessoas pobres aproveitarem o resto das carnes queimadas nos sacrifícios pagãos.
                                                                    O conselho do Apóstolo é válido para todas as pessoas e em todas as épocas. Não devemos ser causa de escândalo para as pessoas. Jesus Cristo foi muito severo em relação a isso! Certa vez afirmou que era melhor amarrar uma pedra de moinho no pescoço do que escandalizar os inocentes. O comportamento dos cristãos é fundamental para cativar ou para afastar. Quanta força tem um testemunho como de Francisco de Assis, São Maximiliano Maria Kolbe e outros. A melhor maneira de atrair novos cristãos é o nosso bom testemunho. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos causa de escândalo!
- Tornai-nos fortes para sempre dar testemunho cristão!
- Libertai-nos da tentação de provocar escândalo!
- Perdoai-nos pelas vezes que provocamos algum tipo de escândalo!
- Recebei nossa gratidão pelo bom testemunho de muitos cristãos autênticos!
                                                                                                                                  AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário