CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     

"INHAME NA PANELA" (1Cor 12, 31-13, 13).

                                              

                                                     Foi no dia 4 de março de 1975 que saí da casa dos meus pais e fui para o Seminário. Depois de ter morado com eles, por mais de 20 anos, agora estava indo estudar para ser Padre. Mas, frequentemente voltava pra visitá-los e acompanhava com eles todo aquele trabalho da terra. Criava galinha, criava porco e plantava a lavoura de sempre. Essa era a rotina de nossa vida desde a muito tempo.
                                                     Lembro de uma fase em que minha mãe criava uma porca na corda. O nome dela era Nica. Era preciso dar comida regularmente. Uma das comidas mais comuns era inhame cozido. Era comum a gente cortar folhas de inhame ali perto da bica d'água e cozinhar num panelão para tratar daquele animal faminto. Quantas vezes eu vi minha irmã Cassiana chegar com um feixe de  folhas, cortá-las em pequenos pedaços para ser cozido, enquanto a porca ficava rosnando debaixo do pé de goiaba.
                                                     A panela de ferro era colocada em cima de três pedras com muito fogo em baixo. Lenha era o que não faltava, naqueles morros, pelo meio dos pastos. Minha irmã as vezes ficava de rosto avermelhado ao soprar aquele fogo. Mas era delicioso ver a porca deliciando aquele banquete! Ao ver aquela panela em cima das três pedras, fazia-me lembrar das três virtudes principais do cristão: Fé, Esperança e Caridade!
                                                    O Apóstolo Paulo nos falou desse tripé. E disse que o mais importante é a Caridade. Vamos conferir um trecho: "A Caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas regozija-se com a verdade...  Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a Caridade" (1Cor 12, 31-13, 13).
                                                    Algumas traduções Bíblicas apresentam Caridade como Amor. Porém, o Amor pode ter várias formas. Pode até ser confundido. Tem gente que  até comente pecado dizendo que é amor. A Caridade porém, expressa um Amor Maior! O Amor Ágape! O Amor que reflete Deus, que vem de Deus. Esta leitura, muitas vezes, é lida nos casamentos e é confundida com amor romântico, amor paixão. Na verdade é muito mais que isso! No casamento não basta ter amor romântico, amor sentimental. É preciso que haja o Amor Caridade!
                                                     Ao contemplar aquele tripé de pedra, cozinhando o panelão de inhame, fazia uma comparação com a minha família. Nunca tivemos luxo e vaidade. Nunca vi e nem ouvi papai e mamãe fazendo declaração de amor um para o outro. Acho que nunca deram um beijinho de boca, mas nunca faltou Fé, Esperança e Caridade. E foi assim que o casal criou 4 filhos e 4 filhas e viveram juntos mais de 50 anos! O segredo dos casais "cinquentões" está nesse tripé: Fé, Esperança e Caridade! Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos fracos na Caridade!
- Tornai-nos praticantes da Fé, Esperança e Caridade!
- Ajudai-nos a divulgar cada vez mais o valor da Caridade!
- Perdoai-nos pelas vezes que falhamos na Caridade!
- Recebei nossos louvores pelas pessoas que ensinam e praticam a verdadeira Caridade!
                                                                                                                                      AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário