CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

          
"NOSSO GRANDE INIMIGO" (Ecl 3, 1-11).
                                                Pe. Natalício.


                                                  Durante meu Curso Filosófico, desenvolvi grande gosto pela leitura. Além de ler vários livros, procurei ver alguns filmes bons. Foi assim que comecei a gostar do francês Charlie Chaplin. Vi quase todos os filmes dele e li muito sobre ele. No começo de minha vida de Padre a TV Cultura passava uma série de seus filmes mais antigos. Sempre procurei assisti-los e copiá-los. Causa-me admiração o jeito simples daquele homem passar conteúdos filosóficos, humanos e cristãos. Estre os vários filmes, gosto muito de "O Garoto",  "O Grande Ditador" e "Vida Moderna".
                                                   Houve uma época em que ganhei muitos posters e mensagens sobre ele. Na minha casa paroquial em Ivaiporã, na sala de jantar, havia um quadro feito por um pirógrafo de Godoy Moreira, onde se lia o seguinte: "O tempo é nosso grande inimigo". Isso é verdade! Cada minuto que passa é a morte que tá chegando. Cada minuto que passa, ficamos mais velho. Podemos dizes que o tempo vai destruindo nossa beleza física, nossa agilidade, nosso raciocínio, nossa memória e outros valores! Quando vejo uma foto dos meus 20 anos e comparo com uma de hoje, percebo o quanto o tempo é inimigo!
                                                    Mas, será que o Charlie Chaplin tinha razão? O tempo pode também ser um grande amigo. Depende de como aproveitá-lo. Infelizmente, muita gente não sabe distribuir e aproveitar bem o tempo. Talvez o grande segredo de uma vida feliz, seja fazer cada coisa no tempo certo! Sobre isto o Livro do Eclesiastes é bem claro: "Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. Tempo de chorar e tempo de rir...
                                                   ...Tempo de lamentar e tempo de dançar.
Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz" (Ecl 3, 1-11). O texto fala que há tempo de guerra, tempo de matar, tempo de odiar, tempo de destruir. Acredito que essas ações sejam no sentido de enfrentar o mal. Guerra nunca devia existir. Não devia ter tempo para ódio.
                                                    Porém, devemos odiar a corrupção. Devemos destruir inimizade. Devemos fazer guerra contra os vícios e assim por diante. Devemos construir o bem e destruir o mal. Precisamos plantar trigo e arrancar joio. Devemos ter Sabedoria para agir corretamente no tempo certo. Não devemos perder tempo! Posso afirmar com segurança que tempo é vida! Perder tempo é perder vida! Todos sabemos que a qualquer momento, o Senhor nos chamará, pra prestar contas. Devemos estar sempre preparados pra esse momento! Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

  Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:

- Não permitas que usemos mal o nosso tempo!
- Ensinai-nos a bem contar os nossos dias!
- Dai-nos Sabedoria para aproveitar bem o tempo que nos deste!
- Perdoai-nos Senhor, por não saber aproveitar melhor o nosso tempo!
- Acolhei nossa gratidão por nos colocar neste tempo!
                                                                                AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário