CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     
 
                                 "DEBATE EMPOLGADO" (Pv 30, 5-9).
                                 Pe. Natalício.
                                                              Eu ainda era jovenzinho quando presenciei um debate acirrado entre um senhor Católico e um senhor Evangélico. O assunto era: Os Mandamentos da Lei de Deus. Aquele homem Evangélico tentava provar que os Católicos são idólatras e até modificaram o decálogo. De fato, a ordem dos Mandamentos que o Senhor Deus entregou a Moisés é diferente na Igreja Católica e na Igreja Evangélica. Nós Católicos aprendemos que o primeiro Mandamento é Amar a Deus sobre todas as coisas. E segundo é não tomar o Nome de Deus em vão. O terceiro é Santificar o Dia do Senhor. Na Igreja Evangélica a ordem é outra:
                                                                O primeiro é Amar a Deus sobre todas as coisas, igual ao da Igreja Católica. O segundo é: Não cometer idolatria e daí pra frente segue desencontrado. Percebi que aqueles dois senhores conversavam acirradamente mas com sabedoria! Em determinado momento o senhor Católico afirmou o seguinte: "A orientação de não cometer idolatria é um desdobramento do primeiro Mandamento. Quem ama a Deus sobre todas as coisas, não vai cometer idolatria. Quem adora ídolo, não vai Amar a Deus sobre todas as coisas. Portanto, não é preciso criar um novo Mandamento."
                                                                No Livro do Êxodo, no início do Capítulo 20, Moisés apresenta as Tábuas da Lei, com os 10 Mandamentos. Percebemos que até o Versículo 6, se refere ao primeiro Mandamento e no Versículo 7, está o segundo Mandamento e segue os outros. Percebi mais tarde, que aquela discussão revelava erros de um lado e do outro. Hoje entendo melhor o valor das Palavras da Bíblia. Posso até trocar as palavras mas não o conteúdo. As palavras podem ter significados diferentes em cada idioma. Inverter o conteúdo da Mensagem Divina é um grande erro. Isso está claro no Livro dos Provérbios.
                                                                 Vejamos: "A Palavra de Deus é comprovada. Deus é um escudo para os que nele se abrigam. Não acrescentes nada às suas Palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso"  (Pv 30, 5-9)! Sabemos que a letra é morta, mas a mensagem é sempre viva! Os costumes e as leis naturais podem mudar. Mas, os Ensinamentos Divinos são eternos, imutáveis. Isso é muito importante com relação ao sábado. As medidas de tempo já foram alteradas várias vezes e poderá ainda ser alterada, até porque isto é coisa humana. Deus está além do tempo. O que não devemos esquecer é a solenidade do Sábado que é a memória de um acontecimento importante na história do povo de Deus.
                                                                  Devemos sempre glorificar a Deus pela sua Palavra Escrita que está na mão do povo. Essa é uma Graça maravilhosa que muitos Santos e Profetas não conseguiram presenciar. A Bíblia foi traduzida em várias línguas e está presente no mundo inteiro. Isso é bom, mas, o risco é grande de interpretação errada. Devemos seguir as orientações dos Mestres da Igreja que conservam os preceitos verdadeiros e originais. Devemos louvar e agradecer a Deus pelas pessoas que dedicam grande parte de suas vidas no estudo sério da Santa Palavra. Todos devem entender que a Palavra é a Fonte da Vida Verdadeira. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO: 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que adulteramos a Vossa Santa Palavra!
- Despertai em nós maior interesse pela Vossa Palavra!
- Dai-nos Sabedoria para ensinar corretamente Vossos Mandamentos!
- Perdoai-nos por não ensinar corretamente Vossos Preceitos!
- Acolhei nossos louvores pela Vossa Palavra a nos orientar!
                                                                                               AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário