CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

            
"TROCA DE ESTILINGUE" (Mc 3, 1 - 6).
                                       Pe. Natalício.

                                                                         Ivaiporã, praça da Igreja Bom Jesus, muitas árvores, muitos passarinhos cantando e um menino com um estilingue nas mãos! Ali na casa paroquial estava eu a observar. Primeira pedrada derrubando muitas folhas das árvores e quase atingiu uma mulher que passava com uma criança. Outra pedrada na minha direção. Os passarinhos voaram e a pedra caiu no meu quintal quase atingindo a vidraça da minha janela. Fiquei furioso e fui falar com o moleque.
                                                                     Conversei com o "estilingueiro" falando-lhe dos perigos de atingir as pessoas, carros e casas. Falei também do carinho que devemos ter com os passarinhos. Lembrei que até Deus tem um cuidado especial com os bichinhos. Foi Jesus que nos ensinou isso.  Perguntei ao garoto se ele tinha alguma necessidade de matar os bichinhos. Era fome? Estava precisando de comida? Mas aquelas aves tão pequeninas não serve para matar a fome de ninguém. Apresentei-lhe várias razões ecológicas para não usar mais aquele estilingue. Aproveitei e fiz uma proposta desafiadora:
                                                                     Se ele queria trocar aquela arma de matar passarinhos por um instrumento de rezar. Seria melhor usar suas mãos e seus dedos para rezar o terço e não para destruir as criaturas inocentes de Deus. O "guri" aceitou a proposta e levou um terço. No dia seguinte ele voltou e trouxe outros colegas para trocar estilingues por  terços. Naqueles dias, quantas crianças vieram confessar dizendo que tinham matado passarinho. São "confissões ecológicas". Fiz uma pequena fogueira com os estilingues e coloquei a criançada para rezar o terço de Nossa Senhora. Bela maneira de utilizar nossas mãos. Jesus não quer que nossas mãos sejam mutiladas e nem provoque escândalos.
                                                                     Certa vez, Jesus curou um homem que tinha a mão seca. O que faz uma mão seca? Nada de bom e nada de mau. É apenas um incômodo para a pessoa. Com aquela cura, Jesus deu liberdade àquele homem para fazer o bem ou o mal. Não. Não é verdade. A liberdade não é escolher entre o bem e o mal. Liberdade é não ser forçado para abandonar o bem. É não ser forçado a praticar o mal. É poder renunciar algo bom por um bem maior.
                                                                     Não sei o nome daquele homem e nem o que ele fez depois que teve sua mão curada. Mas sei que estou fazendo o melhor com minhas mãos. Quantas bênçãos! Quantas consagrações! Quantas absolvições! Quantas mãos acolhidas... Fico aguniado ao saber que alguém, usando suas mãos, fez um grande mal para outras pessoas. Brigas, facadas, tiros, murros e outras violências que não devem acontecer. Se for assim é melhor que as mãos fiquem secas. Rezemos neste sentido!


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Abençoai as mãos que praticam a caridade!
- Convertei ou secai as mãos que praticam o mal!
- Libertai nossas mãos para sempre fazer o bem!
- Exorcizai nosso cérebro para comandar corretamente nossa ações!
- Inclui no vosso tabernáculo nossos louvores eternos!
                                                                                  AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário