CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 3 de outubro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     
"PIADA BÍBLICA" (Ne 8,1-4a.5-6.7b-12).
                                            Pe. Natalício.


                                                                Tenho sido chamado frequentemente para fazer palestras nas Paróquias e Dioceses. Para o Cursilho, para o ECC, pra Pastoral Familiar, Catequese, formação de Ministros da Sagrada Comunhão, etc. É coisa de que gosto muito! É uma oportunidade para colocar em prática meu lema de Ordenação Sacerdotal: "IDE PELO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA (Mc 16,15). Gosto muito de pregar e ensinar com um estilo alegre, descontraído e brincalhão. Procuro fazer empatia com os ouvintes...
                                                              Quase sempre, no final da palestra, conto uma piadinha educativa. É uma forma de síntese do tema proposto e apresentado. Uma dessas piadas fala de um Padre que convidou o Bispo (seu superior) e o Diácono (seu colaborador) para comerem uma leitoa na sua casa. No dia e na hora marcada, lá estavam na garagem da casa paroquial. Mesa bem enfeita e a leitoa bem assada com um cheiro apetitoso. Tudo pronto para começar o almoço esperado. Bem nesta hora chega um mendigo, bem sujo e muito fedido...
                                                                Alguém deu uma ideia maldosa que foi aceita por todos. Cada um de nós, ao cortar um pedaço dessa leitoa terá que recitar uma frase bíblica referente àquela parte da leitoa. Pensaram que o pobre mendigo não sabia nada de bíblia. Tudo combinado e o Bispo foi o primeiro. Como Pedro cortou a orelha do soldado no Getsêmani, eu corto a orelha dessa leitoa. O Padre cortou os pés recitando o que Jesus falou sobre os pés que escandalizam. Corte-os. Melhor entrar no céu sem pés do que tendo-os e ir para o inferno.
                                                              O Diácono por sua vez, lembrou que Herodes mandou cortar a cabeça de João Batista e cortou a cabeça da leitoa. O Bispo comia as orelhas queimadas. O padre mascava os pés cheios de carvão. O Diácono se lambuzava com aquele focinho todo sapecado. Então disseram ao pobre mendigo: "Agora é a sua vez"! Ele se levantou humildemente, chegou perto da mesa e disse: "Assim como José de Arimateia pediu o Corpo de Jesus e levou-o para sua casa, eu levo o corpo dessa leitoa pra mim".
                                                              Normalmente, neste ponto o povo dá muita risada. Aproveito para dar as últimas recomendações. Mas percebo que algumas pessoas não riem. Não entenderam a piada! É muito chato para tal pessoa que não pode se alegrar por não ter entendido. O livro de Neemias fala que o povo, depois de ter ouvido a leitura e a explicação do Livro Santo, voltou para casa muito alegre. "E todo o povo se retirou para comer e beber. Distribuíram também aos outros e expandiram-se em grande alegria, pois haviam entendido as Palavras que lhes tinham sido explicadas" (Ne 8,1-4a.5-6.7b-12).
                                                                   É maravilhoso ver como muita gente tem buscado a leitura pública da Santa Palavra. Como ficam felizes ao receber uma explicação correta! Porem, ainda há muita gente que não está motivada para esse exercício. É uma pena que algumas pessoas preferem outros tipos de publicações e comentários e não a Palavra da Salvação. Muitas vezes trocam a Palavra Santa por outras que conduzem para a perdição. Mas, com nosso trabalho isso vai mudar! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA!


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que descuidemos de usar a Bíblia Sagrada!
- Dai-nos muito mais interesse pela Vossa Santa Palavra!
- Iluminai a todos que pregam e explicam a Palavra Sagrada!

- Fazei-nos entender Vossos Mandamentos e explicá-los!
- Aceitai nossa gratidão pela Bíblia nas mãos do povo!
                                                                                      AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário